22 abr 2018

Seu site de vendas já fatura no Facebook?

Mídias Sociais








Saiba porque esta mídia tornou-se um excelente ‘balcão de negócios’ para qualquer site de vendas

Seu site de vendas ou negócio já está no Facebook? Se a respostar for não, acredite, você está perdendo dinheiro! Talvez na época em que foi criada, lá em 2004, esta mídia, que é a mais acessada pelos brasileiros, tinha como foco entreter os internautas. Mas passados quase 14 anos, hoje o Facebook vai muito além do que apenas divertir e interagir as pessoas. Ela tornou-se um verdadeiro “balcão de negócios”, seja para site de vendas ou qualquer outro tipo de empeendimento. Ter mais um seguidor curtindo sua página no Facebook significa bem mais que uma nova amizade. Pode sim ser a próxima pessoa a adquirir seu produto ou serviço.

Inovar é preciso e todo site de vendas precisa criar campanhas para vender mais nas mídias sociais. Não basta criar um site para seu negócio e deixá-lo “a Deus dará”. Campanhas precisam ser criadas, com estratégias bem definidas, para que seguidores tornem-se consumidores em potencial. É aí que surge o Facebook. Já imaginou divulgar todos os produtos de seu site de vendas para mais 2,072 bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo? Pois bem, esse foi o número de usuários ativos mundiais contabilizados em 2017, segundo o próprio Facebook. Aumento de 16% em comparação ao ano retrasado (1,788 bilhão). Os usuários ativos por dia do serviço também registrou acréscimo de 16%, saltando de 1,179 bilhão de usuários para os atuais 1,368 bilhão.

Os números do Facebook no Brasil também refletem a realidade dessa mídia tão poderosa pelo mundo. Por isso, segundo o Social Media Trends 2017, 92,1% das empresas possuem páginas e fazem negócios nas mídias sociais para mais de 100 milhões de pessoas. O que está esperando para criar a Fanpage de seu site de vendas e converter  suas “curtidas” em futuros clientes, ou melhor, em vendas?

Criar a fanpage para o meu site de vendas é o 1º passo

Criar uma página no Facebook para seu site de vendas ou outro negócio não é um “bicho de sete cabeças”. Você mesmo pode idealizá-la. Basta acessar o site da rede social. Mas se a ideia é criar uma fanpage profissional e não um perfil pessoal,  a melhor solução pode ser a contratação de uma agência de marketing digital. Serviço disponibilizado pelas mais de 120 unidades da franquia de marketing Guia-se Negócios pela Internet espalhadas pelo Brasil. A microfranquia é referência no país tanto em criação quanto em gerenciamento de páginas no Facebook.

O primeiro passo para que seu site de vendas esteja de uma vez por todas no Facebook é definir o tipo de página. Pode ser uma empresa ou organização, bem como marca ou produto. Assim como pode ser uma fanpage de uma artista, banda ou figura pública. Dentro dessas categorias, há também sub-categorias, para que fique bem claro qual é o objetivo de seu negócio. Na sequência, é a hora de definir as configurações da sua página. Você deve escolher a foto de capa, inserir um breve comentário sobre seu site de vendas e um nome de usuário para  a página. Lembre-se que a foto da fanpage representa a imagem principal de se negócio no Facebook. Por isso, o ideal é utilizar uma que represente adequadamente o seu negócio.

Para a fanpage do seu site de vendas ficar mais completa é possível acrescentar outras informações. Na seção “sobre”, por exemplo, dá para inserir informações de contato, endereço, telefone, e-mail e outros dados importantes. É possível criar ainda “botões” personalizados para facilitar ainda mais a comunicação entre empresa e seguidores.

Como funciona o Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo, por isso é o espaço ideal para seu site de vendas se relacionar com sua audiência. Nele, é possível interagir com as pessoas, além de compartilhar mensagens, vídeos, links e imagens. Mas, para que sua página alcance resultados positivos, é preciso criar conteúdos atrativos para os internautas. É dessa forma que empresa e seguidores estreitam relação, criam um elo de confiança e passam vivenciar experiências positivas.

Por isso, conhecer qual é o seu público alvo torna-se essencial para o seu negócio. Para quem está chegando agora no Facebook, ter informações tão precisas sobre quem realmente acessa sua página parece ser um sonho. Mas a boa notícia é que tudo isso é possível. Pelo Facebook, dá para identificar as características exatas de quem segue sua fanpage e, portanto, de pessoas que possam se interessar por seu produto ou serviço. Informações que vão desde ao perfil exato do seguidor, ao horário que costuma acessar sua página, bem como que tipo de postagem lhe chama mais atenção. A partir desses dados, será muito mais fácil planejar ações no Facebook que sejam específicas para o usuário que segue sua página. Qual é o seu público-alvo?

Estruture suas campanhas  e comece a vender

Como dito anteriormente neste artigo, o Facebook não é apenas entretenimento, mas também um espaço virtual onde se faz negócios. Prova disso é que nesta rede social é possível criar campanhas publicitárias, por meio do Facebook ADS. Já pensou aumentar as vendas online ou em sua loja física? E que tal promover um produto ou intensificar o reconhecimento de sua marca? Se esse é um dos objetivos que busca para o seu site de vendas, entenda definitivamente que o Facebook é a melhor estratégia para o seu negócio.

Para deixar a fanpage de seu site de vendas ou negócio pronta para vender, é preciso entender a estrutura de uma campanha. É necessário obedecer uma hierarquia que começa pela campanha, passa pelo conjunto de anúncio, até chegar ao anúncio. A campanha é o momento para você definir o objetivo que pretende atingir. Se o foco é vendas online, o Facebook otimizará seus anúncios para gerar mais conversões ao site de vendas. Para cada objetivo deve ser criada uma campanha.

Agora que já definiu qual seu propósito, você chegou ao conjunto de anúncios. É o momento que definirá de que forma será veiculado o anúncio, bem como o público-alvo de sua ação. Tais como localização, gênero, idade e outras segmentações. Aproveite este momento também para estipular o orçamento e o posicionamento dos anúncios. Por fim, você chegou a criação do anúncio, momento em que realmente o público verá de fato sua campanha. Dessa forma, é possível inserir em seu anúncio uma ou diversas imagens, além de vídeos. Para deixar o anúncio ainda mais informativo, você pode acrescentar ainda pequenos textos.

Não custa lembrar que o Facebook ainda é utilizado pelos usuários para interagir como amigos e familiares. Por isso, criatividade é tudo na hora de criar seu anúncio. Fica a dica!






Escrito por: Equipe Guia-se









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