18 jun 2016

SEO no WordPress: o que você precisa saber

Planejamento Estratégico








seo

Os sites que só levam os mecanismos de busca em consideração acabam comprometendo o SEO

O SEO, ou otimização de sites, deve levar em conta o usuário, o conteúdo publicado e os mecanismos dos buscadores

Se você tem um site WordPress ou presta consultoria de marketing digital, você precisa, o quanto antes, adotar entre as suas estratégias o uso SEO (search engine optimization – otimização de busca, em tradução livre), e de forma correta, para ser recompensado com mais visitantes e, consequentemente, mais conversões. O SEO não vai garantir que a seu conteúdo esteja sempre no topo das páginas de busca, mas será o primeiro passo para chegar lá.

Para começar a pensar sobre SEO, tenha em mente que se você deseja otimizar o seu site para os motores de busca, você não precisa pensar nos motores de busca. O ideal é focar a otimização do seu conteúdo para os visitantes. São vários os fatores que o ajudaram a ranquear melhor o site da sua empresa, atualmente, o Google confirmou três dos principais sinais das páginas que estão sempre em primeiro lugar nas buscas: conteúdo, links, “rankbrain“, em tradução livre classificação cerebral.

Escrever conteúdo para os usuários, não para motores de busca

No passado, as recomendações de SEO para quem queria otimizar um site era atender as necessidades dos motores de busca. Na época, os algoritmos de classificação eram bastante simplista e a técnica deu certo, entretanto, a prática traz, na maioria das vezes, uma má experiência do usuário. O uso sem moderação da palavras-chave é um exemplo de como isso pode dar errado, afinal torna os textos sem sentido. O Google já identifica conteúdos que utilizam essa técnica e não os ranqueia. Tanto no WordPress quanto em qualquer outro site, você deve se concentrar no conteúdo e direcioná-lo ao usuário.

Você deve se concentrar em criar o melhor conteúdo sobre determinado assunto internet para realizar uma boa estratégia de SEO. Com um bom conteúdo na internet você já pode esperar se classificar nas primeiras posições dos motores de busca. Os usuários querem ser surpreendidos e impressionados com o seu material. Eles querem aprender coisas novas e ter a possibilidade de fazer algo com o que você apresentou. Quando você cria um conteúdo incrível, você ganha a confiança de seus visitantes, o que, eventualmente, vai convertê-los em clientes.

Não se engane, escrever na internet não é uma tarefa trivial. Você tem que investir tempo, pesquisa, experiência e conhecimentos, em seguida, reunir tudo em um artigo bom, claro e interessante. Algumas pesquisas ainda apontam que conteúdos longos, com mais de 2 mil palavras, são melhores ranqueados do que textos pequenos. Por isso, você precisa realmente de inspiração e muita informação para escrever o melhor conteúdo da internet sobre uma assunto específico.

Use palavras-chave e frases-chave com moderação

O uso de palavras-chave indiscriminadamente pode ser um problema para o SEO no seu site. Entretanto, o Google e outros buscadores precisam entender o seu conteúdo antes que ele possam classificá-lo. E a forma como ele entende do que se trata o seu conteúdo é por meio das palavras-chave e frases-chave.

Experimente usar a palavra-chave em foco nas primeiras e nas últimas 100 palavras do artigo. Não esqueça de incluir na primeira imagem de seu artigo um “tag ALT” que inclui a palavras-chave em foco. O Google também entende palavras-chave com sentido semelhantes e sinônimos. Isso é importante para que você possa desenvolver o artigo sem repetir as mesmas palavras o tempo todo. Não se apegue a taxas, a densidade da palavra-chave deve ser natural para um bom SEO.

Dê um título matador e desperte a curiosidade do leitor

Um bom título, que inclui palavras-chave, é um dos fatores de SEO que ajudam a sua página a ter uma boa classificação. Concentre-se em criar um título que atraia cliques. O seu título precisa ser tão interessante que faça o leitor ignorar os outros artigos que estão acima do seu no ranking e o escolha.

Quando você criar um título matador, que desperte o interesse e leve as pessoas até o seu conteúdo incrível, você realmente irá obter resultados significativos. É extremamente importante que o seu artigo entregue aquilo que o seu título prometeu. Os buscadores identificam quando o leitor entra e sai do seu conteúdo rapidamente e entendem que o leitor não encontrou aquilo que foi prometido. O seu conteúdo será rebaixado no ranking e isso não é bom.

Cuidados com o conteúdo

  • Escreva frases e parágrafos curtos.
  • Use títulos e sub-títulos.
  • Use imagens que complementam o conteúdo que você escreveu. Muito texto pode deixar o artigo pesado e de difícil leitura.
  • Inclua vídeos relevantes que complementam o seu conteúdo. A visualização do vídeo será um sinal de engajamento forte.
  • Inclua links relevantes que complementam o seu conteúdo.
  • Incentive seus usuários a comentar sobre o seu conteúdo. Este também é um sinal de engajamento forte.
  • Inclua conteúdo para download se possuir.

Lembre-se que não basta escrever o conteúdo, utilizar as estratégias de SEO e esperar que ele seja bem classificado pelos buscadores. Uma vez que você tenha escrito um artigo ou outro material, você precisa fazer a divulgação nas redes sociais e através de e-mail.

O Google usa um algoritmo, o RankBrain,  para compreender o significado por trás de certas consultas complexas. O que ele faz é entender e prever exatamente o que cada pessoa deseja encontrar ao digitar uma palavra no buscador. Para isso, ele usa o comportamento e as buscas passadas de cada usuário.

Você já deve ter percebido que a otimização para buscadores não é uma tarefa fácil. Leva tempo, persistência e muito esforço. Mas se você criar uma estratégia de marketing digital completa em torno de seus esforços de SEO você será recompensado a longo prazo.

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Escrito por: Equipe Guia-se









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