09 maio 2016

Aprenda a prospectar novos clientes de forma eficiente

Planejamento Estratégico








novos clientes

Com um “persona” estabelecido é mais fácil prospectar clientes e fechar negócios

Antes de sair ligando e enviando e-mails para todos os seus contatos, defina quem serão os seus novos clientes

Quem trabalha com vendas está sempre em busca de novos clientes. Entretanto, nem todos têm facilidade em prospectar e fidelizar novos parceiros, por isso é sempre importante desenvolver estratégias eficientes. Não dá para contar só com a sorte, a melhor maneira para garantir que as vendas  ipl beauty machine  aconteçam constantemente, e não com altos e baixos muito discrepantes, é se adaptando a um modelo de vendas previsível e escalável, ou seja, com etapas claras que transformarão um potencial cliente em cliente efetivamente (funil de vendas).

Um negócio de sucesso precisa gerar mais receita do que custos e a única forma de fazer isso é vendendo mais, seja para seus clientes fidelizados ou para novos clientes. Não existe mágica: ou você consegue novos clientes ou faz os seus clientes comprarem mais daquilo que já compram ou faz com que comprem outros produtos que você comercializa. Na microfranquia, por exemplo, os franqueados podem priorizar novos clientes ou oferecer outros serviços aos antigos clientes, como um e-commerce para quem já tem um site, ou o gerenciamento das mídias sociais para quem tem uma loja virtual, ainda um Tour Virtual para quem tem um Site Expresso.

Alguns detalhes podem ajudá-lo a ser mais efetivo durante suas prospecções. Confira algumas dicas para conquistar novos clientes:

QUEM É SEU POTENCIAL CLIENTE?

Não adianta reunir uma lista enorme de telefones e sair ligando para todo mundo sem nenhum foco. Esse tipo de ação não funciona, levará tempo demais e surtirá efeito de menos. Antes de arriscar e sair prospectando qualquer cliente, defina quais são aqueles que realmente farão a diferença e poderão chegar a conversão. Lembre-se seu foco é sempre a venda, por isso você precisa saber quem são os clientes interessados em comprar, mesmo que essa necessidade seja inconsciente. Se você tem um “persona” é mais fácil reconhecer os futuros clientes e fazer a prospecção.

AGORA SIM, FAÇA UMA LISTA DE POTENCIAS CLIENTES

Depois de definir quem são os seus potenciais clientes, faça um lista com o contato de todos aqueles que você realmente acha que valem a pena e comece a contatá-los. Se você nunca entrou em contato com alguns desses potenciais clientes, não tem problema, pesquise o telefone na internet, ligue, peça para falar com o responsável, agende um horário, peça um e-mail. O importante é chegar até ele e dizer que você existe e tem a solução para o problema dele. Lembre-se, as ligações e e-mails podem levar um tempo precioso, por isso, só merecem esta atenção aqueles que realmente se encaixam no lugar de futuro cliente.

E DEPOIS DO PRIMEIRO CONTATO, TENTE DE NOVO, MAS DECIDA QUANDO PARAR

Você precisa definir um plano de ação, por exemplo, onde e como conseguir novos contatos, quantas vezes ligar até conseguir falar com um responsável, mandar um e-mail ou não, usar o WhatsApp ou SMS, adicioná-lo no LinkedIn.

Antes de decidir esse plano de ação, faça uma reflexão sobre a sua empresa, veja o que já funcionou em outras prospecções, se espelhe em parceiros ou concorrentes.  980nm diode laser  No caso da Guia-se, veja o que os franqueados mais antigos fazem e tente adaptar as suas necessidades.

Nunca se esqueça que é importante saber quando é a hora de parar. Defina um prazo, um número de negativas ou avalie caso a caso, mas não fique eternamente tentando, isso não o levará ao sucesso.

Boa sorte nas suas próximas prospecções!






Escrito por: Equipe Guia-se









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