08 nov 2016

5 Qualidades do profissional de Marketing Digital

Planejamento Estratégico




5 Qualidades do profissional de Marketing Digital
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O profissional de marketing digital precisa saber se comunicar, mas também precisa ter disposição para aprender sempre mais

Além de ter paixão e disposição, o profissional que atua na área de marketing digital precisa desenvolver algumas competências e habilidades se pretende obter sucesso na carreira. Como em qualquer campo de atuação, ter concorrência é primordial. Por isso é preciso manter-se atualizado sempre e ter consciência que deixar de estudar não é uma opção. Ainda mais quando o segmento é tão dinâmico e novo, como ocorre no marketing digital.

O bom profissional de marketing digital tem um campo cheio de possibilidades e novos desafios. Acompanhar tudo o que acontece neste mercado e buscar o equilíbrio é importante. As empresas ainda estão começando a enxergar o valor desta atividade, por isso é necessário que a pessoa esteja realmente interessada em atuar nesta área e dedique-se. Resumimos cinco qualidades importantes para quem quer atuar no segmento do marketing digital:

Ser comunicativo e se interessar por pessoas

Quando o profissional é comunicativo ele aprende a trocar ideias, ou seja, conhece melhor o mercado e, consequentemente, as pessoas. A finalidade do marketing digital é impactar pessoas no ambiente virtual, mas é preciso ter consciência que, seja qual for a ação, tudo se resume em satisfazer e se relacionar com clientes ou potenciais clientes através da internet.

O profissional que busca entender as pessoas, consegue mostrar como determinado produto ou serviço irá melhorar, de alguma forma, a vida delas. E a melhor forma de fazer isso é conversar, saber mais sobre os problemas e necessidades de um determinado público-alvo. Algumas pessoas nascem com facilidade para se comunicar, outras são mais tímidas. Para essas últimas, a comunicação deve ser um exercício.

Consequentemente, o profissional que se comunica desenvolve mais a capacidade de ser criativo, explorar novidades tecnológicas, ser inovador e dinâmico.

Gostar e estar disposto a aprender

Diversas áreas exigem estudo diário, mas quem trabalha com marketing precisar ter sede de conhecimento. As coisas evoluem muito rápido neste segmento, as técnicas de ontem, hoje já não são as mesmas. Por isso, é essencial que o profissional leia sempre artigos em blogs e sites, assista vídeos-aula e tutoriais e, sempre que possível, participe de palestras, congressos e eventos da área.

O acesso à informação pode trazer melhorias extraordinárias para os clientes e também para o consultor de marketing digital. Além do conhecimento específico, o profissional também precisa conhecer mais sobre marketing, vendas e negócios no âmbito geral. Isso lhe dará poder de argumentação e convencimento.

Estar aberto a opiniões e insights de clientes também é uma forma de aprendizagem. Saber escutar pode fazer a diferença na hora de definir ações, estratégias e traçar metas diante de uma ação mercadológica.

Entender de métricas e resultados

Que o profissional de marketing digital realiza muitos testes, todo mundo já sabe. Mas nenhum responsável pela estratégia de marketing digital de uma empresa quer gastar tempo e dinheiro do cliente sem trazer resultados. Ter conhecimento e apostar nas métricas é uma forma de alcançar as metas e impactar o negócio. Por isso, ter conhecimentos em Google Analytics é muito importante.

Já se foi o tempo em que o marketing era intuitivo e a empresa direcionava parte de seu orçamento para divulgação de seus produtos e serviços e torcia por resultados positivos. Marketing digital é baseado em mensuração, análise de resultados de vendas, aspectos relacionados ao share of mind dos consumidores, entre outros.

O profissional de marketing precisa saber trabalhar tanto com estatística como com análise de conteúdo, análise do fluxo de cliques em um website e engajamento em redes sociais. São esses dados que transformarão as ações e melhorarão os resultados.

Ser comprometido e responsável ajudará o profissional a cumprir metas, prazos e acordos. Mas as métricas podem auxiliá-lo a traçar o melhor caminho para cada empresa, sem que seja necessário começar cada projeto do início quando algo não sair como o esperado.

Saber trabalhar em equipe

Essa ainda é uma fragilidade de profissionais de diversas áreas, no marketing digital não é diferente. Quem tem a dificuldade de trabalhar em conjunto e trocar ideias pode não colaborar com a empresa. Assim como a primeira característica que citamos (ser comunicativo) a dificuldade em trabalhar em equipe pode estar ligada à timidez. Entretanto, isso não pode ser motivo para não buscar desenvolver esta habilidade.

Os resultados de um trabalho somado ao dos demais membros de uma equipe sempre serão maiores e melhores do que o resultado apenas de um profissional. É muito importante que todos os departamentos de uma empresa, seja de vendas, financeiro ou marketing, saibam que a prioridade é o retorno de suas ações. Ou seja, quanto a empresa/marca vai lucrar com o trabalho desenvolvido pelas equipes. Se os profissionais não se preocuparem em trazer esses resultados positivos, provavelmente o cliente irá procurar alguém que o traga.

Por isso, não há nada melhor do que juntar forças para alçar vôos mais altos. Todas as áreas são codependentes e é importante ter empatia para compreender a necessidade de cada uma. Por exemplo: a equipe de vendas precisa do marketing para atrair os clientes e o marketing precisa do financeiro para liberar o orçamento para as “propagandas”, da mesma forma que o financeiro depende da equipe de vendas para lucrar.

Isso não quer dizer que o profissional de marketing digital não precisa ser independente e seguro. Essas são características fortes e importantes para quem estará à frente de decisões importantes para a empresa.

Estar confortável com o uso novas tecnologias

Embora pareça óbvio que o profissional de marketing digital precise dominar e utilizar novas tecnologias, estar confortável com isso vai além de ser um simples usuário. O uso de dispositivos tecnológicos, sejam os aparelhos, ferramentas ou plataformas, é cada vez mais intuitivo e eles tornam-se ultrapassados rapidamente. As novas gerações sempre estarão mais adaptadas às tecnologias do quê as gerações anteriores. O profissional de marketing digital precisa se esforçar para aprender como lidar rapidamente com o novo. Não há chance de acomodação neste caso.

Ter um perfil atuante nas mídias sociais é uma forma de estar atualizado com relação às novidades. O profissional pode escolher algumas redes ou ter perfil em todas que ele atua profissionalmente, mas, o ideal é que ele possa, através delas, estar atento as mudanças e tendências.

Outra forma de se manter atualizado com relação a novas tecnologias, é seguir profissionais de referência em marketing digital nas mídias sociais. Martha Gabriel, Rafael Rez, Felipe Moraes são alguns dos nomes nacionais que  se destacam e sempre compartilham novidades sobre o segmento em seus perfis.






Escrito por: Equipe Guia-se







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1 comentário

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