13 jan 2017

Como usar as Mídias Sociais para promover o meu negócio?

Mídias Sociais




Como usar as Mídias Sociais para promover o meu negócio?
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Principais Redes Sociais

As principais redes sociais têm grande apelo no Brasil e reúnem uma parcela grande do público. Por isso, uma maneira natural de alcançar potenciais clientes para apresentar os seus produtos e serviços é atingir o público que está presente nas principais redes sociais.

Naturalmente, é muito importante saber como participar desse enorme grupo onde o público está concentrado. A imagem da sua empresa está em jogo e é preciso dialogar com as pessoas fazendo um bom papel. A imagem da sua empresa não pode correr riscos.

O envolvimento do público brasileiro com as principais redes sociais é inquestionável. Muitos de nós sabemos disso pela vivência e experiências pessoais. Segundo dados fornecidos pelo Facebook, 8 em cada 10 usuários da internet no Brasil são usuários ativos dessa rede social. Outras, como Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, blogs, fazem parta da rotina diária de milhares de pessoas no país.

Nesse sentido, outros números do setor impressionam: a pesquisa intitulada “Convergência Digital” (estudo TIC Domicílios, de 2014), feito entre os anos de 2014 e 2015, mostrou que, na época, 76% dos internautas no país declararam acessar a web principalmente para usar as principais redes sociais

Esses números permitem concluir que, como o Brasil tem cerca de 120 milhões de usuários da internet, um total de cerca de 100 milhões de pessoas compõe a audiência das principais redes sociais no país. Nelas o público divulga informações, debate assuntos, publica imagens e vídeos, interage com os amigos e gasta uma quantidade razoável de tempo. E esse comportamento tende a crescer a cada ano, na medida em que o acesso à internet chega a uma parcela maior da população.

O que são as redes sociais?

Em linhas gerais, o termo “rede social” designa os meios de comunicação que permitem um relacionamento virtual entre as pessoas via internet. A web chegou para conectar pessoas distantes e permitir sua comunicação direta. As principais redes sociais são canais especializados em reunir e facilitar essa troca de informações entre os usuários.

E a abertura das principais redes sociais é tão grande que as empresas são livres para participar desse processo de comunicação. Elas fazem parte desse diálogo como um ator a mais, e precisam desempenhar bem esse papel. As pessoas gostam de encontrar conteúdos e informações úteis, relevantes e atraentes. Se elas estiverem associadas a uma marca, isso dará uma enorme contribuição ao potencial de negócios de uma empresa.

De fato, é imprescindível que as empresas tenham uma atuação positiva nessas redes. Envolver-se diretamente com o público supõe elevar e aprofundar a exposição de uma marca. É preciso saber usar uma linguagem atraente para criar um ótimo relacionamento com o público. Só isso irá permitir que os fãs de uma empresa sejam transformados em clientes.

Com efeito, transformar o público em clientes é o maior desafio de sua participação nas principais redes sociais. É preciso que o investimento feito tenha resultados efetivos e impacto positivo nas vendas. Daí a importância de dispor de profissionais especializados, que saibam criar a linguagem apropriada e um tom adequado ao estabelecer esse diálogo com o público. E este é o papel da Guia-se Araguari, que dispõe de profissionais experientes e qualificados para esse desafio.

Facebook

Dentre as principais redes sociais, o Facebook é o mais popular no Brasil. Mais de 80 milhões de brasileiros são usuários frequentes dessa rede. A dúvida é: como estar presente no Facebook e gerar resultados para meu negócio?

O Facebook tem regras para organizar a comunicação em sua rede. O público e as empresas podem participar dela, mas cada qual à sua maneira. O Facebook procura fazer com que a experiência de seu uso seja sempre atraente ao público em geral. A empresa não quer perder usuários para outras redes.

É por isso que o Facebook tem perfis diferentes em sua plataforma. Pessoas comuns têm contas privadas e as empresa possuem perfis corporativos, as chamadas “Fanpages”. O modo de funcionamento de cada um é diferente. No momento, há milhares de Fanpages de empresas presentes no Facebook para aproximá-las do público e promover seus produtos e serviços. Mas o Facebook limita essa exposição para não tornar a sua rede uma profusão de propagandas e anúncios.

Assim, segundo as suas regras, para que uma publicação de uma empresa alcance o maior número de pessoas, é preciso que essa publicação seja patrocinada. Isso pode ser feito a um custo relativamente baixo. Sem isso, é quase inútil criar informações em uma Fanpage de uma empresa. O alcance sem patrocínio é bastante limitado.

Por outro lado, com um pagamento baixo é possível atingir uma parcela grande do seu público-alvo, de forma direcionada e eficaz. O Facebook permite filtrar o alcance de sua publicação de acordo com o perfil do seu público, tanto por área geográfica quanto por nível de renda, faixa etária etc. Uma mensagem pode ser dirigida com muita precisão ao seu público. Tudo isso feito a um custo muito inferior aos que são cobrados pelas mídias impressas e tradicionais.

Além de patrocinar as publicações, é preciso usar a linguagem adequada. O público não quer ser incomodado com propaganda excessiva. Mas ele gosta de dicas, informações relevantes, conteúdos divertidos e agradáveis. O público quer passar bons momentos nas principais redes sociais. E as empresas que contribuírem para isso serão beneficiadas. Basta saber usar a linguagem certa.

Em qual rede social devo apostar?

Cada uma das principais redes sociais possui suas peculiaridades. Cada uma reúne um perfil específico do público. É comum que as pessoas participem de mais de uma rede mas elas sabem que cada qual tem um modo específico de funcionar.

O Facebook tem elevada penetração junto ao público. É uma das maiores vitrines para a sua marca. Mas não é a única. O Twitter, por exemplo, também possui alta popularidade. Seu foco são as mensagens curtas, constantes e instantâneas. Uma ótima opção para empresas que precisam transmitir informações frequentes, na forma de textos, vídeos, imagens etc.

O Instagram, por sua vez, é uma rede com foco no apelo da imagem. Fotos e vídeos de alto impacto têm maior potencial de sucesso. É uma mídia oportuna para quem tem um negócio cujos produtos têm alto impacto visual (como os setores de alimentação, turismo, arquitetura, decoração, paisagismo, design etc.).

Em outro âmbito, o LinkedIn é uma mídia com foco no networking profissional. O público usa o LinkedIn para divulgar os seus trabalhos e sua carreira profissional em busca de novas oportunidades. É uma mídia que reúne profissionais das empresas e, portanto, muito útil para quem atua no segmento B2B (vendas para o mercado de outras empresas).

O Pinterest é outra mídia cujo ponto forte é o poder da imagem. Ele permite que as pessoas guardem suas imagens preferidas, que podem ser compartilhadas com amigos e o público em geral. Empresas de arquitetura, design e decoração, por exemplo, exploram o Pinterest para reunir seu portfólio de serviços e inspirar outros projetos.

Outras principais redes sociais importante são os blogs, que atraem públicos interessados em nichos específicos de informações. Blogs especializados são capazes de reunir uma audiência alta, pois cativam um público fiel. Eles são muito segmentados e podem fazer parte de estratégias de captação do público que está na internet.

Para isso, é preciso que os conteúdos de um blog sejam bem escritos e atraentes. Blogs podem estar alinhados com estratégias de SEO (Search Engine Optimization), de forma que um novo texto rapidamente fique bem posicionado nos principais buscadores, como o Google, por exemplo. E obter destaque em meio ao enorme oceano de informações da internet é algo altamente estratégico nos negócios atuais.

Conte com a Guia-se Araguari

E a sua empresa? Ela está presente nas principais redes sociais? Ela faz um bom papel? Ela consegue transformar seguidores em clientes?

Conte com o consultor da Guia-se em sua cidade! A Guia-se é uma rede nacional de especialistas em marketing digital, com foco na geração de resultados para os negócios de seus clientes. Nossos consultores têm experiência no atendimento a clientes de todos os portes, com a preocupação de gerar resultados concretos. Fale com a Guia-se! Será um prazer te atender!






Escrito por: Leonardo Mendes Carvalho Buiatti


Formado em Administração de Empresas – ESAMC Uberlândia e Pós-Graduado em MBA de Gestão de Projetos – ESAMC Uberlândia, possui cursos de Capacitação em AdWords - Google Expert (Educação Corporativa Veduca), Facebook para Negócios – (Cursos iPED) e Princípios do Web Design – (Cursos iPED).







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