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O que é Persona

16 ago 2021

Para vender mais, é necessário investir em boas ações de marketing, daquelas que realmente chamam a atenção do mercado. Mas só é possível planejá-las quando se tem informações sobre um conceito muito importante: a persona.

Mais do que afunilar seu público-alvo, ela permite que você realmente realize uma produção de conteúdo orientada para o sucesso. Afinal, você conhecerá melhor quem compra de você e como se comunicar com esse tipo de cliente. 

Mas como definir a persona de acordo com seu negócio e trazer mais foco para suas estratégias? Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Persona no marketing digital

No marketing digital, a persona nada mais é do que um personagem fictício, desenvolvido com base em dados e comportamentos reais, para representar o perfil ideal de consumidor para o negócio. Ela também pode ser chamada de “buyer persona“, e é o ponto de partida para qualquer conteúdo e produção de marketing digital.

Quando se tem uma pessoa em mente, com verdadeiras dúvidas e necessidades, fica mais fácil perceber quais soluções uma empresa pode oferecer. Sendo assim, a persona direciona desde o design até a interação virtual que pode encaminhar esse comprador para fechar uma compra. 

A persona tem uma complexidade muito maior do que o público-alvo, que simplesmente segmenta seu nicho. Ela realmente considera que existem pessoas reais para a marca se aproximar.



Como criar buyer persona

E como criar uma buyer persona consistente para sua empresa? Bem, o primeiro passo é coletar dados de clientes, por meio de pesquisas de mercado. Com as perguntas certas, você conseguirá traçar um perfil inicial sobre sua persona

Depois, você deve criar um nome, um rosto e separar características relevantes para ela. Lembre-se de pensar sempre nela como um ser humano, que se interessa por sua marca e quer interagir com ela. Em seguida, crie um texto descritivo sobre a persona, como se contasse uma breve história sobre ela. 

É muito importante envolver toda a sua equipe nesse processo de criação. Assim, todos absorvem a essência daquele personagem, o que gera mais compreensão e facilidade para aplicar o perfil dentro das estratégias de marketing digital.

Como fazer para validar personas

Antes de colocar a persona no marketing digital de seu negócio, é indispensável validá-la. Veja as etapas que confirmam que ela está correta e trará resultados para suas ações!

Pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é importante para a definição inicial de sua persona. Mas tenha em mente que o comportamento do consumidor muda, então para continuar a adaptar seu personagem ao seu negócio, realize pesquisas constantes de feedback e avaliações de produto ou serviço.

Características em comum

Com os resultados da pesquisa, separe sempre as características em comum de cada cliente. Elas serão definitivas para montar o personagem e entender as necessidades e dúvidas de seu público.

Clientes reais e potenciais clientes

A persona deve ser pautada em clientes reais, com os quais você já realiza as pesquisas, e em potenciais clientes. Afinal, você precisa continuar a prospectar e aumentar sua base, certo?

Baseada em dados

Por fim, valide a persona sempre com dados reais. Não faça suposições, do contrário, a definição será muito genérica e isso pode atrapalhar seu trabalho.

E então, conseguiu entender melhor o que é persona?  Esse é um instrumento de empatia para o marketing digital, que gera aproximação genuína com o cliente e que pode alavancar suas vendas.

Quer saber sobre outras ações para melhorar seu negócio? Descubra a metodologia certa para definir posicionamento de marca!

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