03 abr 2017

Como criar o melhor conteúdo para seu site gerando resultados duradouros para o seu negócio

Planejamento Estratégico




Como criar o melhor conteúdo para seu site gerando resultados duradouros para o seu negócio
4 (80%) 1 vote




Aumente o tráfego do seu site com o melhor conteúdo e ganhe visitantes fiéis que podem se tornar clientes e fãs da sua marca

O Marketing de Conteúdo se transformou em uma das estratégias “queridinhas” da maioria da grandes empresas e a cada dia ganha mais adeptos, sejam eles negócios digitais ou pequenos negócios. Verdade seja dita, um bom conteúdo é capaz de atrair novos visitantes e fazer com que eles retornem sempre ao site. Para tanto, ele precisa ser original, inédito, surpreendente e informativo. O melhor conteúdo é aquele que traz a solução dos problemas dos leitores, de forma simples, leve e atraente, seja através de um texto, um infográfico, um vídeo, uma imagem ou um podcast.

Produzir conteúdo não é simples, mas é possível facilitar esse trabalho. Você não precisa produzir o texto final, desenvolver um infográfico ou até gravar um vídeo. Você pode apenas listar os tópicos que deseja desenvolver, e buscar um profissional que consiga produzir o que você precisa, mas é importante que a pessoa contratada saiba quais sãos as diretrizes a seguir. Por exemplo, como e o que falar com o seu público. Ninguém melhor do que você para dizer quais as “necessidades de conteúdo” dos seus futuros clientes. Neste artigo, vamos concentrar as informações sobre como criar o melhor conteúdo para um site ou um blog, no formato de artigo.

Quais os desafios para criar o melhor conteúdo?

O primeiro grande desafio do conteúdo é se destacar na multidão de conteúdo oferecido na rede. A dica, neste caso, é desenvolver uma ideia ou tema que seja interessante para o seu negócio, consequentemente, para o seu público-alvo. A estratégica de criar conteúdo com foco no cliente aumenta as chances do seu site realmente atrair e reter os usuários.

Entretanto, é importante lembrar que o conteúdo criado não pode ser uma propaganda da sua marca ou empresa. A publicidade fica implícita, o foco do artigo não é vender algo, mas na verdade informar, conectar pessoas e construir uma relação com aqueles que podem vir a se tornar seus clientes. Se você está criando textos com estilo de redator publicitário, pare tudo o que está fazendo e leia este artigo até o final antes de continuar escrevendo.

o melhor conteúdo

O que o seu público quer ler?

Agora que você já sabe que a prioridade do conteúdo é a utilidade e o valor que ele tem para o público-alvo, talvez seja a hora de entender como criar artigos interessantes e inéditos. A primeira pergunta a seu fazer é: O que “preocupa” o meu leitor?

Escrever sobre o que as pessoas querem ler é uma desafio. Então, ouça o que o seu público-alvo tem a dizer.  Busque descobrir quais são as “dores” e desejos dessas pessoas. Esse é um exercício diário que, com certeza, irá ajudar o seu conteúdo a ter destaque. As mídias sociais são um bom caminho para descobrir sobre o que o seu público está falando, quais são suas dúvidas e o que eles gostariam de saber. Quando você souber quais sãos os problemas dos seus leitores, você poderá oferecer um conteúdo mais direcionado e uma experiência mais agradável ao leitor.

Defina sua persona

o melhor conteúdo

 

A Persona é um personagem (um cliente ideal fictício) que você cria durante o planejamento da sua estratégia de marketing digital. É a persona que vai representar o seu  público. Você precisa identificar quais são as necessidades e interesses dessa persona para que, só depois, você possa produzir o melhor conteúdo para estas pessoas. Quanto mais você se aprofundar na criação dessa persona, mais eficiente serão seus conteúdos.

Como a sua concorrência se comporta?

Ao contrário do que muitos pensam, quando o assunto é conteúdo, não basta fazer o seu trabalho bem feito e ignorar o que os seus concorrentes fazem. Você precisa monitorar a sua concorrência, pois isso pode ajudá-lo a guiar seus esforços. Uma das estratégias de conteúdo mais produtiva é entender o nível de competição do seu nicho. Isso não quer dizer que você precisa estar o tempo todo observando o seu concorrente, mas reconheça a sua presença e encare a competição como algo saudável.

Como fazer:

Uma forma interessante para descobrir o que faz sucesso entre seus concorrentes é buscar por uma palavra-chave no Google. Veja quais são as marcas estão em primeiro lugar no ranking do buscador. Por exemplo, se você tem um negócio de Marketing Digital, busque o termo no Google e veja quem são seus concorrentes e quais conteúdos foram os mais lidos e compartilhados nos últimos meses. Você pode fazer isso através do Buzzsumo. Basta escolher o período que quer analisar (seis meses é o tempo ideal).

Motivos para observar a concorrência antes de criar o melhor conteúdo:

  • Ela ajudará você a inovar
  • Ela ajudará você a entender melhor o seu público
  • Ela tirará você da sua zona de conforto
  • Ela fará você buscar um conteúdo melhor que o dela

Curadoria de conteúdo

Se você ainda não sabe como a curadoria de conteúdo funciona, está na hora de entender melhor e colocar esta prática em ação no seu negócio. A curadoria de conteúdo tem se tornado algo muito comum entre os profissionais de marketing de conteúdo. Ela funciona da seguinte forma: você encontra um conteúdo –  pode ser em sites de conteúdo, por exemplo – que aborda determinado tema no blog dos seus concorrentes, o compila e adiciona seu toque pessoal. A ideia é torná-lo exclusivo e valioso para o seu público.

Outra opção é hackear o título dos seus concorrentes. Você busca a palavra-chave no Google, vê quais são os melhores títulos e cria seus próprios títulos inspirados nos títulos dos seus concorrentes. Por exemplo: se você buscar a palavra “consultoria de marketing digital” no Google e entre as primeiros posições estiver o título “Cinco motivos para contratar uma consultoria de marketing digital”, a partir dele você pode criar outros títulos, como: “Dez motivos para contratar uma consultoria de marketing digital para sua empresa”.

Conquiste a confiança do seu público com o melhor conteúdo

Um relacionamento sem confiança tende a não ser duradouro. Se você quer criar o melhor conteúdo e fazer com que seus resultados sejam duradouros, saiba que você precisa ganhar a confiança do seu leitor. Uma vez que seu público confia em você, o engajamento será maior. Com isso, os leads serão mais qualificados e, consequentemente, seus negócios crescerão. Uma forma de gerar essa confiança é adicionar um toque pessoal em seu conteúdo. O usuário prefere textos que interagem com eles. Você precisa dar a entender que está escrevendo aquele artigo para seres humanos com dores e desejos. Dê solução para seus problemas e eles confiarão em você! Entendeu?

Pilares da confiança

O autor David Horsager, no livro “A Vantagem da Confiaça: Como Líderes Conquistam Resutados Melhores, Relacionamentos mais Profundos e um Resultado Mais Forte”, afirma que a confiança precisa de oito pilares para ser construída:

    1. Clareza – Seja claro do começo ao fim do seu artigo, não dê brecha para ambiguidade.
    2. Compaixão – Mostre que você quer ajudar o seu público no seu texto.
    3. Caráter – Faça o que é certo sempre. Seu público está dê olho, não adiante escrever uma coisa e fazer outra.
    4. Competência – Mantenha-se atualizado. Só assim você irá discutir temas relevantes em seu conteúdo.
    5. Compromisso – O público saberá enxergar quem realmente está comprometido com um negócio. Se vai publicar artigos semanais, não dá para deixar para a semana que vem.
    6. Conexão – Estabeleça uma relação com o seu público. Responda comentários, reclamações e elogios.
    7. Contribuição – Quando você oferece um conteúdo de qualidade está contribuindo para a geração de conhecimento. Isso é incrível.
    8. Consistência – Tente manter um padrão nos seus artigos e fale daquilo que você domina.

Nunca prometa algo que você não pode cumprir com o melhor conteúdo

Dê nada adianta seguir os pilares da Confiança, se você prometer algo no título do seu conteúdo e depois não entregar o prometido ao seu público. O leitor ficará frustrado ao perceber que foi “enganado” e a credibilidade do seu blog ou site terá escorrido por água abaixo. Essa estratégia pode até gerar muitos cliques no seu site, mas quantos desses cliques se tornaram  leads qualificados e quantos poderão se tornar clientes de verdade. Não dá pra prometer “Todas as dicas sobre…” e escrever 500 palavras. Ou ainda prometer a “Fórmula secreta de …” e escrever sobre algo que todo mundo já sabe. Prometeu? Cumpra!

Pense na experiência do usuário

Sempre que puder, escreva frases e parágrafos curtos. O usuário, assim que olhar o seu conteúdo, perceberá que ele é de fácil entendimento, leve e descontraído. Parágrafos enormes, sem intertítulos, deixam o conteúdo sisudo. A verdade é que ninguém quer ler um bloco enorme de texto e isso só espanta o leitor. Os intertítulos, além de “quebrar” o texto, ajudam o leitor caso ele precise voltar até algum ponto do seu conteúdo para reler, por exemplo. Ele também já pode visualizar os temas principais daquela postagem e decidir se é interessante ou não.

Tamanho não é documentos? Será?

Se a sua dúvida é : o tamanho do meu artigo é importante?

A resposta é: sim.

Já se a dúvida é: qual o tamanho ideal de um conteúdo?

A resposta é: depende!

Conteúdos curtos podem parecer bons para quem não tem paciência ou preguiça,  mas são os conteúdos longos os mais compartilhados e os que tem mais credibilidade. Tudo vai depender da sua persona – o cliente ideal fictício que irá direcionar o que deve ser produzido.  O conteúdo precisa ter o tamanho o suficiente para agradar a sua persona, tirar suas dúvidas e conquistá-la. Se ele vai ter 500 ou 10 mil palavras é a sua persona que irá dizer. Nada de ficar criando textos gigantes se o seus leitores preferem textos curtos só porque você leu aqui que os textos longos são mais compartilhados, ok? Conheça muito bem a sua persona e faça o que realmente vale a pena no seu caso. A única coisa que você precisa ter em mente quando o assunto é criação de conteúdo para sites: ele deve ser grande o suficiente para atender a persona.

o melhor conteúdo

Lembre-se que você está escrevendo o melhor conteúdo para internet

Nós dissemos no começo deste artigo que o seu artigo não deve ser um texto publicitário. Mas tenha em mente que todo texto de internet é uma venda. Seja uma ideia, um argumento, uma posição, um produto ou um serviço. Você precisa saber que está vendendo algo ao publicar algo no seu site ou blog.

Tenha em mente que existem milhares de páginas de internet e você só tem alguns segundos para atrair o seu leitor. Quando ele estiver lendo seu conteúdo, trate de atraí-lo. Faça de tudo para encantar e despertar nesse usuário o desejo em continuar lendo seu artigo. O caminho é o seguinte: um bom título leva a leitura de um conteúdo (se ele for bom, senão o leitor para na metade); um bom conteúdo leva o leitor a outros conteúdos e, consequentemente, a um retorno ao seu site.  É esse retorno que dará a credibilidade aos seus conteúdos, o que levar a vendas de produtos e serviços futuramente também. O autor que não perceber como funcionam os textos na internet terá dificuldade em se estabelecer.

SEO

Falar de conteúdo sem citar SEO (Search Engine Optimizatio) é impossível.  Porém, um erro muito comum entre as profissionais de marketing de conteúdo é colocar o processo de SEO, acima de tudo. O seu objetivo do conteúdo é informar, criar relacionamento e conquistar o leitor/futuro cliente, certo?  Estar bem posicionado nos buscadores é importante, mas, o foco são os humanos e não os robôs dos buscadores.

Contextualize

Se você quer produzir o melhor conteúdo, relevante e interessante para o seu site, uma boa forma para impactar sua audiência é contextualizar o conteúdo. A ideia é trazer para o seu site ou blog discussões sobre assuntos recentes a fim de aumentar a sua audiência. Nós já falamos em observar a concorrência neste artigo. Este é um bom caminho para identificar artigos e postagens que estão em destaque e  gerando mais discussão. Comentários e compartilhamentos em redes sociais também são bons indicadores. Lembre-se, na internet, tudo é pra ontem – se você deixar para o dia seguinte será tarde demais.

Conclusão

Agora você já tem nas mãos várias dicas para melhorar a sua produção de conteúdo. Lembre-se que muitos leitores acessarão seus artigos e postagens em dispositivos móveis. Por isso, é tão importante que seu site ou blog tenha um design responsivo. A ideia do marketing de conteúdo é simples: dar a um público específico o melhor do conetúdo, de forma clara e profissional. Quando você cria um conteúdo valioso, como este que você acabou de ler, você gera tráfego para o seus site através de palavras-chaves. Um tráfego orgânico e muito importante para quem aposta nesta estratégia de marketing digital

 

 

 

 

 

 

 

 

 






Escrito por: Equipe Guia-se







Como criar o melhor conteúdo para seu site gerando resultados duradouros para o seu negócio
4 (80%) 1 vote


Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?