Cotia

Raphael Fujita

Mais informações


Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais




Cotia

Veja as oportunidades de Marketing Digital em Cotia


Cotia é uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo. Fica na região de Itapecerica da Serra e está a menos de 40 quilômetros da capital. Alguns dos municípios limítrofes incluem Embu das Artes, Taboão da Serra, Osasco e Vargem Grande Paulista.

Por ser cortada pelo rio de mesmo nome, a região era ocupada por índios e logo se transformou em um importante ponto de passagem. Com a atuação dos jesuítas nas bandeiras, o trecho ficou conhecido como Caminho de São Tomé e, mais tarde, como Caminho das Tropas. Por sua localização, era um local estratégico para quem saía da Capitania de São Vicente — hoje, a cidade de São Paulo.

Já no final do século 16, as terras começaram a ser ocupadas por colonos, que passaram a disputar com os indígenas. Nos anos seguintes, algumas capelas foram construídas e muitos índios foram capturados e escravizados.

Em meados do século 17, foi estabelecida a Aldeia de Koty em um ponto alto do relevo. A região só se transformou em freguesia em 1723, com o nome de Nossa Senhora do Monte Serrat de Cotia.

Em 1856, a povoação foi alçada ao papel de vila, com desmembramento de São Paulo. Tornou-se cidade em 1906, já com o nome que apresenta hoje.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), a população estimada em 2018 foi de 244.694 habitantes, distribuídos em 323,891 km².

Em relação à economia, o Produto Interno Bruto (PIB) de Cotia é de cerca de R$ 10,1 bilhões. O PIB per capita, que representa a divisão do montante pela população, foi de R$ 47.033,11 em 2016.

Já quanto ao número de empresas, a cidade apresentava 7.987 estabelecimentos atuantes em 2012. Em relação ao número de unidades locais, o valor chegada a 8.165.




Quanto ao total de trabalhadores assalariados, a cidade tinha 10,17 por organização em 2012. O valor ficou acima da média nacional, que estava fixada em 8,53 à época.




Entre as empresas levantadas, 34,42% atuam no comércio e no setor de reparação de veículos. Já 8,48% correspondem às indústrias de transformação, enquanto 8,22% têm a ver com atividades científicas e técnicas. O setor de informação e comunicação aparece com 5,19% e o de construção, com 5,16%.

Em relação à composição do espaço, a taxa de urbanização da cidade é de 100%. O número foi alcançado já em 2001, quando a população urbana respondia pelo total. Além disso, o crescimento populacional de 1991 a 2000 foi de 3,70%. Em relação à distribuição por gêneros, há 51% de mulheres.




Quanto à estrutura etária, cerca de 24,54% da população tem menos de 15 anos e apenas 5,02% tem mais que 65 anos. A maior parte está em idade produtiva, o que torna a cidade bem movimentada.



Quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM), Cotia apresenta um valor de 0,780. O total do município era de apenas 0,557 em 1991 e depois evoluiu para 0,693 em 2000.





Com uma população predominantemente jovem e uma economia aquecida, a taxa de ocupação de Cotia é elevada. A taxa de atividade para os com 18 anos ou mais é de 74%. Já o grau de formalização era de 69,11% em 2010 — um salto em relação aos 60,87% de 2000.

Entre os ocupados, 47,63% estavam no setor de serviços e 15,24% na indústria de transformação. A terceira atividade mais comum era o comércio, com 12,28% dos ocupados.




No primeiro setor, há diversas plantações em áreas isoladas da cidade, como de grãos, leguminosas e frutas. O cultivo de aves é outra atividade comum do município.

Já em relação às indústrias, a maioria está concentrada perto das rodovias com acesso a São Paulo e municípios adjacentes. As de transformação são as principais e os produtos de destaque incluem alimentos, cerâmicas e até máquinas voltadas para o trabalho agrícola.

O setor de serviços inclui várias possibilidades, desde profissionais liberais a lojas e franquias. O varejo é especialmente aquecido e traz diversas oportunidades.

Por causa das características de economia emergente, Cotia continua em pleno desenvolvimento. Sabendo disso, a Guia-se chegou à cidade. A unidade oferece serviços de marketing digital que vão da elaboração de estratégias à geração de novas vendas para o empreendimento — de qualquer que seja o tipo.


continue lendo



Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital
Fale com um de nossos consultores