26 set 2018

7 livros que não podem faltar na estante

TV Guia-se








Os profissionais de marketing digital precisam se apoiar em conceitos e literatura. Não é apenas colocar a mão na massa que fará as coisas acontecerem, é preciso estudar a parte teórica que dê embasamento para as ações do dia a dia. Não tem como fugir, marketing digital é muito trabalho, mas estudar é tão importante como. Listamos aqui os 7 livros que todo o gestor de marketing digital, seja anunciante, agência ou veículo, deverá ter em sua biblioteca particular, mas ter não para tirar foto e postar nas Redes Sociais, ter para ler, consultar e aplicar conhecimentos no dia a dia das marcas que fazem a gestão.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Felipe Morais, Editora Saraiva). O principal livro que aborda um dos mais importantes temas do mercado, o planejamento. Se você não faz uma viagem de fim de semana sem se planejar, porque pensar que vai construir uma marca sem isso? Se você não sai de casa sem um objetivo claro, ir trabalhar, talvez, porque acha que uma campanha vai dar certo sem ter um objetivo que fuja do básico: venda! Vender, todo mundo quer e precisa, se o seu objetivo for apenas esse, você vai, com certeza, quebrar a cara no mundo do varejo. As pessoas não compram, elas são conquistadas e nesse livro, é o que você vai ver. Como desenhar uma estratégia de comunicação que possa ser relevante para o seu negócio e isso o faça vender mais.

No livro, o ponto principal é entender o comportamento das pessoas. Quanto mais entender, mais fácil de vender, pois as marcas conseguirão atingir um nível alto de maturidade frente ao desejo do consumidor que poderá oferecer a ele algo que ele deseja, mas as vezes, nem sabe que deseja.

MARKETING DE CONTEÚDO (Rafael Rez, DVS Editora). O que move a internet são as pessoas, de fato, mas o que elas buscam? Conteúdo! Não há a menor sombra de dúvidas, que o conteúdo é de extrema importância para uma boa estratégia de marketing digital para a sua marca. O que seria de um site sem textos, imagens, vídeos? O que seria de uma Fan Page sem os posts diários? O que seria de um canal no YouTube sem uma programação constante de vídeos com foco em um determinado segmento? Nada! Um estudo de 2015, mostrou que o mundo mudou quando o maior canal de mídia do mundo, o Facebook, não produz uma única frase, diferente dos gigantes da mídia como o New York Times, por exemplo, que produzem muito conteúdo diário, porém, sem o consumidor postando, comentando, curtindo, compartilhando, o que seria o Facebook?

Nesse livro, Rez mostra como uma marca pode crescer criando conteúdos segmentados para seu público. Não estamos falando apenas de criar um e-book com 10 dicas para ganhar mais dinheiro para captar um email que você nunca vai usar para se relacionar com essa marca, estamos falando de uma ação onde a marca vira referência pelo o que oferece via vídeo, e-book, artigo, revista, canal no YouTube para seus consumidores e isso vire negócios.

A LÓGICA DO CONSUMO (Martin Lindstrom, Editora Nova Fronteira). O neuromarketing é, sem dúvida, uma evolução no entendimento do comportamento do consumidor que vai mudar a forma como as marcas farão propaganda nos próximos anos. Aqui, o leitor vai entender a fundo, através de comprovados estudos publicados pelo autor-cientista, de como as campanhas que conhecemos não fazem mais o menor efeito na mente do consumidor, e por isso, não geram mais os resultados esperados.

O neuromarketing não vai substituir as pesquisas, mas, em poucos anos, se tornará a principal das pesquisas e estudos de comportamentos de consumo, pois o que ele estuda vai além do modo binário de pergunta e resposta, ele estuda o que o cérebro entende e gosta e como esse dá a ordem para que o ser humano execute. Ninguém é igual a ninguém, por isso, esse estudo mostra como falar com pessoas que são diferentes, mas com desejos comuns. Por exemplo, como homens de São Paulo, mulheres do Rio de Janeiro, jovens do Ceará e crianças de Belo Horizonte consome Coca-Cola?

MARKETING 4.0 (Philip Kotler, Sextante). Kotler é o grande nome do fundamento do marketing e quando ele fala, as empresas ouvem, não apenas as pequenas, mas as grandes onde ele já foi consultor como IBM, Motorola e General Eletric. Considerado o pai do marketing moderno, o professor entrou definitivamente no maravilhoso mundo do marketing digital, difundindo nas empresas o que ele acredita ser o diferencial.

As pessoas estão no modo “on e off” onde tudo está integrado. As marcas, precisam estar também. Nesse livro, Kotler defende que as forças de marketing não devem mais estar ligadas ao mercado e sim a quem realmente importa, ao consumidor. O autor fala de algumas teorias que ajudam as marcas a crescer como aposentar o famoso 4Ps para dar espaço a 4Cs – Co-criação, moeda Corrente, ativação Comunitária e Conversa e a sua metodologia para o universo digital, a 5As – Atenção, Atração, Aconselhamento, Ação e Advocacia – entendendo cada vez mais a jornada de consumo e como impactar as pessoas no momento certo e hora certa. Kotler mostrar que a guerra do marketing não mudou, ela só ganhou novas armas com o crescimento da tecnologia.

VOCÊ, EU E OS ROBÔS (Martha Gabriel, Editora). Martha Gabriel é uma das maiores e melhores palestrantes do cenário digital no país. Martha, uma grande estudiosa do mercado de marketing digital traz nessa obra todos os conceitos de como temos que ver o futuro, a partir de hoje. Não é segredo para ninguém que os robôs irão substituir os seres humanos em muitas áreas, fazem isso desde que a Revolução Industrial ocorreu e não vai ser diferente nos próximos anos.

No livro, Martha mostra como a tecnologia e os homens estão atuando lado a lado em todo o universo, mas claro, como profissional de marketing, ela mostra como isso está impactando em vendas. E não é apenas falar de Machine Learning ou Siri (Apple), mas como a tecnologia tem recriado a realidade, mas tudo, claro a partir da Inteligência Artificial, que tem, como base o Machine Learning, ou seja, a máquina aprendendo comportamentos e podendo oferecer o que lhes é relevante.

MARKETING E COMUNICAÇÃO NA ERA PÓS-DIGITAL (Walter longo, Editora HSM). Walter é um dos pioneiros do marketing e inovação no país. Nesse livro, Walter mostra não apenas a importância das marcas entrarem efetivamente no mundo online, mas como as mesmas estão atrasadas nesse cenário, na sua visão, o digital não é tendência, é pendencia, defendendo até, como o nome do livro diz, que o digital passou, estamos vivendo uma nova era. Walter defende o consumidor “onoff” ou seja, aquele consumidor que não se preocupa mais em on e off, está tudo integrado em sua vida, o celular é uma extensão do corpo.

Walter ainda apresenta a sua metodologia baseada em enfermidade, mutualidade, multiplicidade, sincronicidade, complexidade e por fim, tensionalidade, conceitos que para muitos pode parecer uma grande bobeira, mas na verdade, trata-se de comportamentos de empresas e pessoas que precisam ser estudados em novas comunicações. Mais do mesmo, como Longo diz, não vende mais, ou as pessoas se chocam com algo, ou isso vira paisagem.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE (Sandra Turchi, Editora Atlas). Sandra está entre uma das pioneiras de estudos do marketing digital como um todo. Na 2a versão do livro, ela traz novos conceitos, dados e cases, mas sem perder a essência do marketing digital e das vendas online, ambos, evoluindo a todo o momento. As mudanças nas organizações, a maior participação das pessoas no dia a dia das marcas, a velocidade no avanço tecnológico, contribuem para esse novo momento que o marketing digital enfrenta, um momento que daqui alguns meses, pode mudar muito, mas a sua base e essência permanecem,

O livro traz uma abordagem simples com cases de grandes e pequenas empresas. No universo que está mudando a cada dia, o livro é um bom estudo e embasamento para tomadas de decisões não apenas vendo cases de sucesso, mas entendendo o porque eles fazem tanto sucesso, pois além de fazer, é preciso um pensamento estratégico antes.

Esses são os livros que qualquer gerente de marketing digital precisa ter em sua biblioteca, consultar sempre que possível. São livros que merecem ser lidos e depois deixar ao lado da sua mesa para consultas diárias, para retomar assuntos e ajudar você no desenvolvimento da sua estratégia de marketing digital.

Corra agora para a loja física ou online, pelo celular, aplicativo, tablet ou relógio e compre todos!






Escrito por: Equipe Guia-se









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