06 maio 2016

Marketing Imobiliário: a solução para o segmento?

Planejamento Estratégico




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marketing imobiliário

Além de economizar com anúncios, no digital, o marketing imobiliário pode ser mensurado

Empresas que aderiram as estratégias de Inbound Marketing Imobiliário conseguiram driblar crise no setor e até crescer

O mercado imobiliário vem sofrendo uma constante queda no número de vendas desde 2010. Dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), apontam que a retração em 2015 ultrapassou os 30% no mês de outubro. Muitas imobiliárias e construtoras precisaram fechar as portas, mas algumas conseguiram crescer ou, pelo menos, evitar a retração. A pergunta é: como elas conseguiram?

A resposta é simples: Inbound Marketing.

As empresas do ramo imobiliário que se adaptaram ao Inbound Marketing conseguiram, primeiramente, reduzir gastos com propagandas de forma significativa. Um anúncio em um jornal, que poderia custar mais de R$ 400 mil e atingir pouco mais de 300 mil pessoas, no digital não chega a custar R$ 10 mil. Além disso, o Inbound Marketing Imobiliário permitiu a essas empresas mensurar com precisão os resultados desses investimentos e saber quantas pessoas exatamente interagiram com o link patrocinado, por exemplo.

Embora, uma imobiliária não funcione como um e-commerce, no qual toda a venda acontece on-line, as estratégias do Inbound Marketing podem facilitar a venda – que vai depender de uma série de fatores, como a influência do corretor, condições de pagamentos – uma vez que os traz os prospects para mais próximos da compra. Confira dicas para começar a incluir o Inbound Marketing nas estratégias de Marketing Digital da sua empresa:

Qualificação, geração e segmentação de leads

Toda empresa do ramo imobiliário conta com contatos, lista de e-mails e cartões de pessoas que foram abordadas em eventos, lançamentos e feiras. Vale a pena organizar esses contatos e validar quais podem realmente ser úteis e chegar a conversão. Inicie o contato com um e-mail simples, apresentando novos empreendimentos ou até sugerindo ofertas. Mantenha periodicidade nessa comunicação, newsletters quinzenais podem ser ótimas nesses casos.

Para gerar novos leads, você pode apostar em landing pages. As páginas de captura podem trazer ofertas diretas, como algum desconto para compras, agendamento de visita no apartamento decorado, vídeo de apresentação de determinado imóvel; ou ofertas “topo de funil”, nas quais os conteúdos educativos destacam diferenciais dos empreendimentos, como comparação entre bairros, dicas para manutenção pré-venda de um imóvel, vantagens de ter áreas de lazer no condomínio, entre outros.

Seja qual for o objetivo da landing page, é importante sempre segmentar os leads para que seja mais fácil nutri-los no futuro. Só assim você irá enviar o conteúdo certo para cada personal e otimiza a estratégia de Inbound Marketing. Lembre-se, todas as perguntas inseridas em formulários da páginas de captura precisam ter uma finalidade, perguntar por perguntar não levará a nada, somente atrapalhará o marketing imobiliário e levará a queda das visitações ao site.

Outra forma prospectar clientes e gerar leads é estabelecendo parcerias com comércios e postos de serviços próximos aos empreendimentos. Você pode fazer promoções, distribuir questionários e até propor concursos. Crie uma landing page específica para aquela ação, só não esqueça de sempre perguntar se a pessoa deseja receber informações sobre empreendimentos naquela região, assim você deixará um porta sempre aberta.

Comece a colocar em prática o quanto antes as estratégias de Inbound Marketing Imobiliário e veja como as soluções on-line podem fazer a diferença . Como o processo de compra de imóvel leva, em média, de 9 a 12 meses, quanto antes a empresa começar, mais rápido verá os resultados.

A Guia-se Negócios pela Internet oferece aos clientes a plataforma Univen desenvolvida pela parceira Union Softwares, especialista em soluções on-line para imobiliárias. Os sistemas da empresa são compatíveis com iPad e Android tablets e também oferecem acesso através de aplicativos para smartphones e integração com o Facebook das imobiliárias. Além disso, franqueados passam por um treinamento personalizado e os clientes contam com suporte técnico.






Escrito por: Equipe Guia-se







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