29 jul 2016

Empreendedorismo: número de novas empresas cresce no País

Planejamento Estratégico




Empreendedorismo: número de novas empresas cresce no País
Dê uma nota!




empreendedorismo - guia-se 2

Empreendedorismo cresce no país e chances de novos negócios aumenta

Brasileiros apostam no empreendedorismo e o número de novas empresas cresce 3,8% no primeiro semestre mesmo com a crise

Parece que o momento econômico que o Brasil atravessa não intimidou os empreendedores. Um levantamento da Boa Vista SCPC apontou que o número de novas empresas cresceu 3,8% no 1º semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o estudo, as pequenas empresas, mais especificamente, as MEIs (Microempreendedor Individual) foram as que mais cresceram. Em relação ao 1º semestre de 2015, as MEIs se destacaram e apresentaram um aumento de 9,7%.  Já as MEs (Microempresas) e as demais formas jurídicas recuaram 9,0% e 12,7%, respectivamente.

MEIs se destacam e setor de serviços lidera

Ainda segundo o levantamento, as MEIs são responsáveis por 75% do surgimento de novas empresas no Brasil nesse primeiro semestre. Além disso, ao analisar a composição das novas empresas por setores, o estudo da Boa Vista SCPC concluiu que o setor de Serviços também cresceu no período analisado. No 1º semestre de 2015, o setor correspondia a 54,3%, agora ele corresponde a 56,4% das novas empresas. O setor Industrial e Rural permaneceram estáveis, já o Comércio passou de 35,1% para 32,9% do total das novas empresas.

As regiões que mais ganharam novos negócios foram a Sudeste e o Sul. Em relação ao mesmo período de 2015, as regiões registraram 6,0% e 4,5% respectivamente. Em seguida,o Nordeste (1,9%)e o Norte (0,2%). Só o Centro-Oeste (-3,4%) recuou este ano.

Vale a pena apostar no empreendedorismo?

Com o índice de demissões em alta e a falta da oferta de novas vagas, investir no próprio negócio tem sido a melhor saída para muitos brasileiros. As MEIs são a maneira mais simples de regularizar uma atividade atualmente e, por isso, vêm conquistando tantos profissionais autônomos.

As microfranquias também são uma opção para quem busca novas oportunidades. Embora não seja possível atuar como microempreendedor individual, o investimento neste tipo de franquia é baixo. Este é o modelo de negócios da Guia-se Negócios pela Internet. Além da baixa taxa de franquia, na configuração home based, o empreendedor pode atuar em casa, sem precisar investir em uma espaço físico e funcionários.

Se você ainda está em dúvida sobre os desafios de investir no empreendedorismo e abrir o próprio negócio, vale a pena conferir este artigo com dicas para quem quer investir em um negócio digital.

Como aproveitar as oportunidades?

Um maior número de novas empresas representa mais oportunidades de negócios. Se você atua no mercado B2B, ou seja, se você já tem o próprio negócio, e vende produtos ou oferece serviços para outras empresas, esse é o momento de fazer contatos, prospectar novos clientes e fechar negócios. Empresas recém-abertas, normalmente, estão mais dispostas a negociar e conhecer aquilo que você tem a oferecer. Além disso, elas estão em busca de parceiros fortes que possam ajudá-las a se fixar no mercado.

As novas empresas também precisam de divulgação e presença online para se destacar. Para isso, é interessante buscar uma consultoria de marketing digital, como a oferecida pelos franqueados da Guia-se. Eles saberão qual o melhor caminho para que a sua empresa se posicione na internet e nas mídias sociais.






Escrito por: Equipe Guia-se







Empreendedorismo: número de novas empresas cresce no País
Dê uma nota!


Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?