21 abr 2016

Armadilhas nas redes sociais: como não cair nelas

Mídias Sociais




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armadilhas nas redes sociais

Um deslize na rede social da sua empresa pode custar a imagem do seu negócio

Conhecer o público-alvo e contar com profissionais capacitados são duas dicas valiosas para empresas que não querem cair em armadilhas nas redes sociais

Engana-se quem pensa que o uso corporativo das redes sociais é igual ao uso pessoal. Poucos empresários, dono de pequenas e médias empresas, têm consciência de que a publicação errada de um conteúdo pode custar a imagem do negócio que, muitas vezes, levou anos para ser construída. Por mais simples que pareça, usar corretamente estas ferramentas não é uma tarefa tão fácil assim, mas a expertise de profissionais, como os franqueados Guia-se Negócios pela Internet, pode ajudar empresas a se posicionarem corretamente e não cair em armadilhas nas redes sociais.

É muito comum vermos estagiários ou colaboradores sem nenhum preparo cuidando de páginas de empresas no Facebook, perfil de negócios no Instagram e tantas outras. Uma prática bastante usual também é o próprio proprietário do negócio cuidar das redes sociais da empresa. Entretanto, em ambos os casos, há riscos iminentes. Um colaborador despreparado pode passar uma informação errada ou até deixar de responder uma dúvida por achar desnecessário. Já o dono do negócio pode responder a crítica de um cliente de uma forma rude motivado pelos sentimentais.

O grande erro das empresas – e isso não acontece somente com as pequenas e médias, não! – é subestimar o poder dessas novas mídias e acabar preso em armadilhas nas redes sociais. Se isso acontecer, ou seja, se for publicado um conteúdo ruim ou se uma resposta mau-humorada for dada a um usuário, a melhor coisa é assumir o erro, se desculpar e, no caso da publicação, excluí-la. O ideal é que situações como essas possam ser evitadas e a forma mais fácil de fazer isso é conhecendo muito bem o seu público-alvo.

A ideia é que você conheça o seu cliente, compreenda seus gostos e preferências, mas também saiba quais são os pontos sensíveis deste público e o que pode soar ofensivo.  O social media – profissional que gerencia e monitora ações em redes sociais – poderá auxiliar o empresário a identificar o público-alvo e sugerir estratégias mais eficazes. Além disso, como não há “sentimentos envolvidos”, dificilmente, o profissional se sentirá ofendido ao ler uma crítica em uma comentário, avaliação ou mensagem, e conseguirá responder ao usuário mais rapidamente, com calma e assertividade.

Grandes empresas já estão investindo em equipes específicas para marketing digital, mas para os pequenos e médio negócios contratar terceirizadas (agências, como as franquias Guia-se) pode ser a melhor opção, afinal, amadorismo não é uma opção quando boas oportunidades de negócios podem surgir das relações criadas nas redes sociais.

Você precisa de ajuda para não cair em armadilhas nas redes sociais?

Fale com a Guia-se.

 

 






Escrito por: Equipe Guia-se







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