19 set 2016

7 critérios de Marketing Digital para minha loja virtual vender mais

Loja Virtual




7 critérios de Marketing Digital para minha loja virtual vender mais
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marketing-digital-publico-alvoComo a sua marca é vista, como ela se relaciona o público  e como são medidos seus resultados são alguns dos critérios do Marketing Digital para sua loja virtual ter sucesso e vender mais

Sair de casa, enfrentar o trânsito, pagar estacionamento e, muitas vezes, filas nas lojas desmotivam as compras no comércio tradicional. Por outro lado,  o consumidor moderno tem feito cada vez mais compras pela internet. O aquecimento do comércio eletrônico fez muitas marcas aderirem as lojas virtuais, mas poucas se dão o trabalho de planejar, investir, analisar e inovar.

Para  fazer o seu e-commerce deslanchar e vender mais, não são necessárias ideias mirabolantes. Traçar uma estratégia de Marketing Digital é extremamente importante para o sucesso do seu negócio digital, e alguns critérios farão toda a diferença. São esses critérios que irão decidir qual loja virtual vende mais, fideliza clientes e se destaca diante da concorrência. Conheça melhor esses critérios:

Visibilidade da Marca

Para que sua marca obtenha visibilidade na internet você vai precisar mais do que um site, um blog ou um perfil nas mídias sociais. É necessário administrar cada  ferramenta da melhor forma possível, sempre levando em consideração como o seu público-alvo se comporta.  Antes de sair por aí gastando todo o seu orçamento, o primeiro passo para ter uma boa visibilidade é se planejar. Estude o comportamento dos seus consumidores, e só depois defina tudo, do layout ao conteúdo dos seus canais de comunicação.

A marca precisa ser original e sempre agregar algo a mais para seus clientes. Faça uma pergunta simples: o que o seu negócio digital tem que faz os internautas voltarem? Se você não encontrar a resposta, talvez seja a hora de reformular a sua loja virtual e descobrir quais os desejos e dificuldades dos seu público, para atendê-los.

Nas redes sociais, a marca que deseja ter mais visibilidade precisa manter as informações sobre o negócio sempre atualizadas. O acesso para a loja virtual também precisa ser fácil. O primordial é estabelecer um relacionamento com os clientes. Interagir com o público, responder as perguntas e comentário, mesmo que eles sejam negativos. Deixar de dar atenção aos clientes pode prejudicar a visibilidade da marca.

Relacionamento com o consumidor

Parece óbvio dizer que é importante para a marca manter um bom relacionamento com o cliente. Mas, além de ser bom, ter um relacionamento com o seu cliente pode ser econômico. Isso mesmo, é mais barato manter o relacionamento com os clientes antigos do que adquirir novos clientes. Cliente antigos podem fazer novas compras e também podem indicar a sua marca. Um amigo ou uma familiar é um influenciador muito importante na decisão de uma compra.

Os consumidores também podem a partir desse relacionamento “se abrir” com a marca. Assim, fica mais fácil descobrir as dores de desejos do seu público. Lembre-se, não é enviando promoções e mais promoções que você vai construir um relacionamento duradouro com os seus clientes. Você precisa ser relevante e,l para isso, precisa dar algo interessante para o público-alvo. Seja um vídeo, um e-book, um tutorial, um artigo.

Os melhores canais manter este relacionamento são as redes sociais, e-mail marketing e blogs. Não esqueça que um relacionamento leva tempo para ser construído, mas pode se destruído em alguns cliques. Não ofenda ou exprima opiniões pessoais polêmicas quando usar o nome da sua empresa, afinal o seu cliente não precisa ter a mesma opinião que a sua para fazer uma compra – e esse é o seu objetivo.

Informação de interesse do consumidor

A grande sacada do marketing  é conhecer o comportamento do consumidor. Com o marketing digital não seria diferente. Antes de sair por aí entulhando todos os canais da sua marca com conteúdo sobre tudo, descubra o que realmente faz diferença na vida do seu consumidor e só depois desenvolva o conteúdo específico para cada canal, afim de atender as necessidades do seu público.

Para ser interessante, a marca precisa ser relevante. E para ser relevante tem que fazer a diferença entre tantas empresas. Criar personas é uma boa técnica de marketing digital para identificar o que realmente é vai atingir o seu público. A sua marca pode ter uma única persona, mas é provável que você tenha mais do que uma. Só não dá para exagerar, senão todo trabalho será em vão.

Uma estratégia  de marketing digital que já é utilizada por muitas marcas é o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing. A ideia é educar o público-alvo com conteúdos e informações úteis. É, claro, que a marca irá aparecer em algum momento, mas neste caso a intenção não é oferecer um produto, e sim “doar” conhecimento sobre o seu segmento ao usuário.

Segmentação do público

Uma boa campanha de marketing digital é segmentada. Na internet, assim como no dia a dia, não é possível atingir todas os seus clientes de uma só vez. Se a sua marca comercializa diferentes produtos, é provável que diferentes pessoas se interessem por ela. Quando você segmenta o seu público em grupos, fica mais fácil saber o que oferecer para cada um.

Você pode segmentar quase tudo. Dos anúncios em redes sociais as campanhas de e-mail marketing. Além de ser mais assertivo, com a segmentação você gasta menos, afinal, não vai pagar por visualizações, cliques ou envios não direcionados. Ou seja, quem recebe a sua promoção ou conteúdo, realmente, pode ser interessar pelo o que sua marca está ofertando.

As personas podem ajudar  nesses casos. Por exemplo: é mais fácil vender fraldas para a  “Maria, 33 anos, que tem um bebê com menos de um ano de idade, trabalha fora e já deixa o bebê em uma escolinha por meio período”, do que para “Mulheres, da classe BC, com idade entre 20 e 40 anos, com filho”.  No segundo caso, a probabilidade de uma mulher com um filho de 10 anos receber um e-mail marketing ou propaganda sobre fraldas nas redes sociais é grande e a chance de conversão é quase nula.

Métricas de análise

Você acha que marca tem presença digital. Você acha que sua loja virtual funciona muito bem. Você  acha que suas redes sociais fazem sucesso. Você acha que suas campanhas de e-mail marketing dão retorno. Pare de “achar” agora. Umas das vantagem do universo digital  e do marketing digital é o poder de mensurar os resultados precisamente.

Lembre que a métrica de análise está bem distante da métrica de vaidade. Do que adiante sua loja ter muitos visitantes, se ninguém concretiza uma compra? Do que adianta seu anúncio no Facebook alcançar muita gente, se ninguém completa a ação que você determinou? Do que adianta entregar mil e-mails com sucesso e saber que a maioria abriu o e-mail, se ninguém clicou no link para o seu site e fez uma compra?

Números não dizem quantas pessoas se tornaram Leads ou Clientes, o que é resultado real para a sua marca. Claro que é bom ter audiência, mas cuidado, pois sua empresa não deseja apenas falar com muitas pessoas. Você quer vender mais e se suas ações não estão ajudando a concretizar esse desejo, o caminho está errado.

Você precisa saber quantos dos visitantes do seu site ou loja virtual se tornaram leads, e quantos dos seus leads se tornaram clientes. Muitas ferramentas só indicam o números de visitantes e isso não irá ajudar a sua empresa a crescer. Métricas de análise dão pistas  mais claras do que pode e deve ser feito para melhorar o rendimento e alcançar o resultado final esperado.

Maior alcance do público-alvo

Para aumentar o alcance do público-alvo, a marca precisa antes de mais nada definir um público-alvo e saber onde este público está.  Descubra em qual rede social investir para atingir seus potenciais clientes e como impactá-los, por exemplo.

A melhor forma para aumentar o alcance é planejar suas ações, tanto a publicidade digital, quanto o conteúdo de um blog. O planejamento começa com pesquisa, definição de objetivos a serem alcançados, metas. Definir os objetivos a serem alcançado é muito importante para chegar ao maior número de prospects.

Faça algumas perguntas básicas para ajudar:

Qual público minha marca quer atingir?

Onde o público-alvo está presente?

Qual a melhor forma para impacta-lô?

Qual Rede Social ele utiliza?

Qual a linguagem do público da minha marca?

Qual o abjetivo da minha marca? Qual o objetivo das minhas ações?

Lembre-se: o público-alvo não é somente o consumidor final, mas todos os que são impactados pela sua marca e participam da decisão de compra. Com o público-alvo e objetivos bem definidos será mais fácil definir estratégias para aumentar o alcance da marca e posicionamento dela na web.

Os influenciadores digitais são parte de uma estratégia que tem funcionado para muitas marcas que querem expandir o alcance o público-alvo. Blogueiros e celebridades passam mais credibilidade e aproximam os usuários da rede dos produtos de uma marca. Outra forma de aumentar o alcance do público-alvo são as campanhas patrocinadas. Elas levam a marca até pessoas que ainda não a conhecem e, se bem segmentadas, podem dar um bom retorno.

 

 

Eduardo Faustino
iCaseShop
O que nos atraiu para migrar nossa loja virtual para Guia-se Commerce foi um sistema completo e descomplicado e o suporte diferenciado que eles oferecem do lançamento até o dia a dia para ajudar a alcançar os objetivos que tínhamos com a loja. Não atuando apenas como plataforma mas como parceiros. Nossas vendas aumentaram em torno de 30% nos primeiros meses e continuam crescendo.
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Escrito por: Equipe Guia-se







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