04 ago 2016

Planejamento digital: idosos conectados ultrapassam os 5 milhões

Planejamento Estratégico








planejamento digital

Terceira idade prefere microcomputador para acessar a internet

Aumento de quase 1.000% no número de idosos internautas aponta oportunidade de negócios para empresas e lojas virtuais

Os vovô e vovós estão mais antenados do que nunca. Nos últimos 8 anos, o número de idosos conectados aumentou 940%. Eles ultrapassaram os 5,2 milhões de pessoas com mais de 60 anos com acesso à internet. Os dados são de um levantamento feito pelo Instituto Locomotiva. Outro número que não pode ser esquecido pelas empresas e marcas que tem como público-alvo os idosos, na hora do planejamento digital, é o quanto este grupo movimenta na internet. De acordo com a pesquisa, anualmente, os usuários “60+” gastam R$ 330 bilhões na rede. O valor equivale a 38% do total da renda da população nessa faixa etária.

Os donos de e-commerce e lojas virtuais não podem mais simplesmente ignorar este fato e nem esquecer que os idosos também estão nas mídias sociais. O levantamento ainda mostrou que tanto homens quanto mulheres com mais de 60 anos estão na internet. Já idade varia um pouco: 51% tem entre 60 e 64; 27% estão entre os 65 e 69 anos e 22% tem mais de 70 anos. O Sudeste é a região que mais concentra idosos conectados (60%). Em seguida estão as regiões Sul (18%), Nordeste (13%), Centro-Oeste (6%) e Norte (3%).

Outro dado que deve ser levado em conta no planejamento digital das empresas voltadas a este público é que a maioria dos idosos conectados pertence as classes A/B (76%). O restante estão: 23% na classe C e 1% na classe D/E. O usuário “60+” também possui ensino superior completo em sua maioria (39%). Apenas 28% cursaram somente o ensino fundamental.

Terceira idade mais tradicional

Porém, enquanto todos os índices mostram que o acesso à internet aumentou através de dispositivos móveis, os usuários idosos ainda estão apegados a forma mais tradicional de se conectar a rede: o microcomputador (92%). O número de idosos que usam os smartphones chegou aos 44%. Apenas 17% usam tablet e 4% usam a TV para acessar a internet.

Se o seu negócio tem foco na terceira idade e você ainda não investe em presença on-line, esse é o momento de buscar novas ações. A população brasileira vem envelhecendo consideravelmente, o que nos leva a acreditar que este é um público forte para os próximos anos, principalmente nesta era digital. Por isso, é tão importante elaborar uma boa estratégia de marketing digital.

Precisa de ajuda com o planejamento digital da sua empresa?

Os franqueados da Guia-se Negócios pela Internet podem te ajudar com a consultoria para que as ações sejam efetivas. Entre em contato!






Escrito por: Equipe Guia-se









Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital
Fale com um de nossos consultores