15 ago 2017

5 dicas para desenvolvimento empresarial

Planejamento Estratégico








O sonho de todo dono de empresa é ver seu negócio crescer. O desenvolvimento empresarial, porém, não é uma tarefa tão simples. São muitos os detalhes que interferem nesse processo – e você como gestor deve estar atento a todos eles.

A verdade é que não se trata de uma escolha. Fazer a empresa se desenvolver é muito diferente de decidir investir ou não. Essas escolhas precisam ser corretas e coerentes – do contrário a solução será das piores e não trará qualquer resultado.

Para facilitar, confira a seguir 5 dicas para o desenvolvimento empresarial do seu negócio.


1. Planejamento de todas as ações


Você é alguém que trabalha na base de tentativa e erro? Se o faz, saiba que está cometendo uma loucura. Ir na base da emoção pode funcionar muitas vezes, mas no longo prazo se converte em algo que pode levar o seu negócio à falência.

Todo bom gestor precisa criar um planejamento estratégico assertivo com o passo a passo de onde quer chegar. Ora, sem um rumo fica difícil entender o que fazer para atingir bons resultados.

Isso consiste não apenas criar algumas etapas para ação, mas também trabalhar com metas. As metas nada mais são do que indicadores numéricos do objetivo a ser alcançado. Tê-las em mãos ajuda também na hora de acompanhar se está ocorrendo o desenvolvimento empresarial ou não.


2. Invista na sua equipe


No final do dia é a equipe de funcionários que vai fazer com que os seus processos aconteçam e sejam desempenhados de maneira correta. É com eles que os clientes trabalharão e terão contato para as situações do dia-a-dia.

É louvável um gestor que queira acompanhar o máximo de processos e estar presente em todas as situações possíveis do seu negócio. Na prática, porém, não é bem assim que funciona.

A verdade é que é simplesmente impossível centralizar tantas atividades diferentes em uma única pessoa e obter o desenvolvimento. São ações simplesmente antagônicas e que se conflitam o tempo todo com o desenvolver dos anos.

Desenvolvimento empresarial consiste também em aumento de porte e, principalmente, de clientes. Como fazer isso sem uma boa equipe de colaboradores? Não dá. É simplesmente impossível.

Por isso, não hesite em investir no desenvolvimento da sua equipe para ver a empresa como um todo crescer também. Não há como escapar disso para ver o negócio evoluir.


3. Tenha processos eficientes


Um dos segredos de uma boa empresa é a automatização dos processos. Quanto menos ela depender do trabalho humano, menores serão os riscos para o negócio.

Para chegar a esse nível não há melhor maneira que maximizar a eficiência de um processo. Invista o que for preciso para torná-los o melhor possível. Assim você não precisará sofrer futuramente com falhas típicas do cotidiano – e que trazem bastante dor de cabeça.

Ademais, esse item irá passar confiança para clientes e funcionários. Esse fato contribui diretamente para o aumento da força do seu negócio e, consequentemente, para o desenvolvimento empresarial.


4. Estude o seu mercado


Nunca pare de estudar o seu mercado e analisar o que seus concorrentes fazem. A acomodação é um grande inimigo para qualquer negócio – e não será diferente com o seu.

Esteja sempre atento às novidades de mercado, o que outras empresas têm feito e que tem dado resultados e, claro, invista na divulgação da sua marca. Uma boa maneira de fazer isso está em buscar uma agência de marketing digital que possua um conhecimento amplo da área e podem indicar os melhores caminhos.


5. Use uma ferramenta de gestão integrada


Ainda falando sobre a automatização dos processos, o gestor precisa estar sempre atualizado. A informação atual é muito veloz e não permite que se perca muito tempo. Os resultados de quem tem muita lentidão dentro do seu negócio podem ser catastróficos.

Para evitar esse problema o ideal é investimento em uma ferramenta de gestão integrada. Com ela você poderá acompanhar as diversas áreas do seu negócio simultaneamente e facilitar a sua tomada de decisão pensando no desenvolvimento empresarial do seu negócio.

Caso ainda não tenha isso na sua empresa, uma excelente alternativa é trabalhar com o sistema de gestão para pequenas empresas oferecido pela GestãoClick. A empresa tem um ERP voltado para o público empresarial e ainda oferece um teste grátis para que você se adapte à ferramenta. Vale a pena experimentar.

O software oferece controle financeiro, controle de estoque, emissão de notas e muito mais!






Escrito por: Gestão Click










Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital
Fale com um de nossos consultores