17 ago 2016

Como fazer em 5 passos meu site aparecer com marketing virtual

Planejamento Estratégico








marketing virtual

Ganhe visibilidade e tenha um site campeão em acessos com o marketing virtual

Ter um site responsivo e otimizado é o primeiro passo para chegar aos clientes no ambiente digital. Entretanto, um site sem visitantes de nada adianta para a empresa que ele representa. O desafio, por tanto, é desenvolver um site que atenda as expectativas dos clientes, mas também fazer com que este site apareça na rede.

marketing virtual é a melhor solução para um site que precisa de divulgação. Mas, antes de tomar qualquer decisão, é muito importante definir quem é o público alvo e compreender o que ele deseja. Isso é decisivo para que o retorno seja o esperado. O marketing virtual é capaz de tornar a interação entre clientes e site em algo natural. Confira alguns pontos que devem ser levados em consideração quando o assunto é fazer um site aparecer mais com o marketing virtual:

1- Blog

Ter um blog é um dos segredos do marketing virtual. O blog é uma forma mais duradoura de expor o seu conteúdo, se comparado às redes sociais. Por isso, você pode concentrar mais energia nessa tarefa. Além disso, todo o controle de um blog está com autor, o que dá mais segurança à empresa.

Você já deve ter ouvido falar em novo marketing, não é?

A internet aumentou as possibilidades para os consumidores e deu a eles um poder ainda maior de decisão. Ao contrário do que acontecia no passado – quando a marca ia atrás do cliente e tentava a qualquer custo fazê-lo comprar- o Inbound Marketing reverteu esse jogo. Quem busca a empresa é o potencial cliente. Esta pessoa, antes de realizar uma compra, pesquisa muito e só depois finaliza o processo e fecha negócio.

Exatamente por isso é tão importante ter um blog. Se o potencial cliente está na internet em busca de informações sobre um determinado produto ou serviço, por que não oferecer um conteúdo valioso e gratuito? O blog abrirá um leque de opções para aumentar o tráfego de visitantes no site. Haja vista que a maioria das experiências de compra on-line começa em buscadores, como Google, gerar conteúdo em um blog pode ser um chamariz e tanto.

Um blog que respeita as estratégias de marketing virtual e está atento a produção de conteúdo, pode ajudar a empresa a se tornar uma autoridade em um determinado nicho. O site torna-se procurado e isso aumenta as possibilidades de gerar mais receita para empresa.

2- Mídias Sociais

A grande vantagem de utilizar as mídias sociais para fazer um site aparecer é a chance de aproximação do público-alvo, que só o marketing de redes sociais consegue obter. Nas mídias sociais, esse contato é mais pessoal, segmentado e direcionado. Redes como Facebook, Instagram e Youtube podem ser as portas de entrada para o site de uma empresa, por isso, precisam ser interessantes. Você não atravessaria um porta se ela não despertasse curiosidade, não é mesmo?

A mídia social é o melhor caminho para conhecer as necessidades do público de uma empresa, pois o alcance é muito grande. No Facebook, é possível criar uma página empresarial e abastecê-la com conteúdo relevante, sempre direcionando os leitores para o site da marca. Para aproveitar todo o potencial desta rede é importante ser criativo, utilizar boas imagens para cativar o usuário e não fazer só propaganda. Também é importante criar links externos que levem o usuário até o site de forma simples e eficiente.

Ao contrário do Facebook, o Instagram não permite que links sejam criados para direcionar o público para um site a partir de uma postagem. Por isso, é determinante que o endereço da página esteja na “biografia” do perfil da empresa nesta rede. Ambas as mídias oferecem a possibilidades de links patrocinados. Investir em anúncios nessas redes também é uma ótima estratégia de marketing virtual.

Youtube

Outra aposta importante para divulgar um site é o Youtube. Ele está entre os websites mais visitados no mundo.Isso faz dele um excelente meio de divulgação de empresas e suas páginas. Então, por que não investir em vídeos para aumentar o tráfego no seu site?

Criar um Brand Channel (canal da marca) é uma das opções do Youtube para anunciantes divulgarem seu site, produtos e serviços. A empresa pode criar o conteúdo dos vídeos, personalizar o canal e, através dele, fazer com que seu site apareça mais na internet.

O Youtube também oferece duas formas de anunciar na rede: Vídeos Promovidos e o TrueView. Nos vídeos promovidos, a divulgação está atrelada às palavras-chaves. Quando o internauta busca algo utilizando as palavras-chaves escolhidas pela empresa, o anúncio é exibido. Já no TrueView, o usuário escolhe que tipo de mensagem deseja ver, ou seja, os anúncios aparecem de acordo com os interesses. São quatro tipos de anúncios nesse formato: In-Stream, na Pesquisa, In-Display e Com Opções.

Outra possibilidade no Youtube para fazer um site aparecer mais são os anúncios simples. Neles, não é preciso criar vídeos, os espaços disponíveis são em formato de banners ou podem ocupar a tela inteira. É possível promover um site junto com pequenos ou grandes produtores de conteúdo. O importante é que o vídeo atrelado tenha relação com o segmento da empresa, assim as chances de conversões serão maiores. 

3-SEO

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization. Nada mais é do que a otimização realizada em um site ou conteúdo para melhorar o seu posicionamento nos resultados gratuitos dos buscadores. O SEO é um elemento muito importante no marketing virtual. Ele contribui para que um site tenha visibilidade na rede sem pagar por isso. Para mostrar um site gratuitamente o Google leva em consideração inúmeras variáveis, mas é possível resumir em três categorias:

1°  Elementos no site – título, subtítulos, número de vezes que as palavras-chaves aparecem na página ou conteúdo, negrito, palavras-chaves nos nomes nas imagens, URLs (link), etc.

2° Referências – são os links que apontam para o seu site. Também influenciam no posicionamento o texto âncora, o PageRank do site de origem do link e a quantidade de links, por exemplo.

Feedback – a experiência e o comportamento dos usuários que navegam pelo site são um fortes indícios da qualidade do mesmo. O Google vem dando cada vez mais importância a isso.

4-Marketing de Conteúdo

Esta é a melhor maneira de divulgar um site, engajar o público-alvo e aumentar sua rede de potenciais clientes. A criação de conteúdo relevante e valioso vai atrair, envolver e gerar valor para uma página. Como já foi exposto nos itens acima, o conteúdo é extremamente importante para que o marketing virtual funcione e faça o site aparecer.

Para investir em Marketing de Conteúdo é essencial basear-se em uma boa estratégia. Não basta criar um blog dentro de um site e alimentá-lo quando bem entender. Isso não vai gerar resultados. Para alcançá-los, é preciso planejar, executar e mensurar.

Um bom planejamento de Marketing de Conteúdo tem objetivos, métricas e personas, bem definidos. Além disso, é importante definir quais serão os canais explorados. Seja um blog, nas redes sociais, em um site de vídeos, e-mail ou ainda em materiais ricos como e-books, templates, white papers. As ferramentas também são cruciais para medir resultados de uma estratégia de Marketing de Conteúdo e automatizar processos.

O Marketing de Conteúdo é muito utilizado para que o funil de vendas – processo de vendas que abrange desde o primeiro contato com o público até o momento em que a venda é efetivada – seja mais eficiente. O importante é pensar no conteúdo para cada etapa do funil: topo, meio e fundo. E também no pós-venda. Só após passar por todas as etapas é hora de trabalhar os leads (contatos) obtidos, de maneira que eles se tornem mais qualificados. Isso vai ajudar a equipe de vendas. Conheça alguns tipos de conteúdo que podem ser utilizados:

  • conteúdos evergreen (ou perenes)
  • conteúdos passageiros, chamados de “notícas quentes”

Investir em conteúdo evergreen é interessante, pois mesmo após muito tempo ele ainda é válido e recebe acessos. Em contrapartida, o conteúdo quente traz novidades. Estar entre os primeiros a noticiar um fato pode gerar leads.

5-Planejamento Estratégico

A presença digital sem um planejamento estratégico digital é inútil. Um bom planejamento é capaz de fazer um site se diferenciar dos demais e ganhar destaque, ou seja, aparecer. Investir em planejamento estratégico evitará desperdício, atrasos e retrabalho. Como qualquer planejamento, é preciso definir metas e objetivos, contabilizar os recursos, traçar tarefas a serem cumpridas – as ações de marketing virtual se encaixam aqui-, escolher as melhores ferramentas e definir um cronograma.

Entretanto, como se trata de um planejamento estratégico digital, o dinamismo deste é muito maior. Por isso, é importante estar ligado nas mudanças que costumam ser mais frequentes. Também é preciso ter um tempo de reação mais rápido. Ou seja, se algo não está dando certo, talvez seja hora de rever o caminho e tomar um novo rumo, afinal a internet permite mudanças rápidas.

Fazer um planejamento não é algo fácil. O profissional precisa conhecer muito bem a marca. Por isso, pesquisa é uma palavra muito utilizada quando o assunto é planejamento estratégico. Além disso, o profissional também precisa conhecer o público, observar o comportamento dos consumidores on-line e off-line, os desejos dos consumidores e as tendências. Só assim será possível traçar estratégias para atingir objetivos de comunicação e marketing com os clientes.


Silvio Guedes
JGG Chocolates Artesanais
Na última páscoa nós fizemos um trabalho com mídias sociais, onde estamos com as pratilheiras vazias dos ovos de páscoa, vendemos mais de uma tonelada.
veja o depoimento completo






Escrito por: Equipe Guia-se









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