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Trabalhando com processo otimizado para rotina de e-mail marketing

9 jun 2021

Trabalhando com processo otimizado para rotina de e-mail marketing

Como você já sabe, o e-mail marketing é essencial para quem quer adotar estratégias de Marketing Digital eficientes. No entanto, é também uma prática que requer cuidado.

Afinal, você não quer que seus clientes confundam suas mensagens com spam, certo? Sendo assim, vale a pena investir em um processo otimizado para sua rotina de envios. 

Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo! Todas as orientações para isso você encontra na leitura deste artigo. Vamos lá?

Qual é a forma correta para enviar e-mail marketing?

O envio de e-mail marketing deve acontecer com base em algumas diretrizes que assegurem sua eficiência. Por exemplo, você deve sempre usar uma lista de e-mails de qualidade, que não tenha sido comprada pronta. Assim, terá a garantia de que quem vai receber seus e-mails tem real interesse.

Outra questão importante é ter frequência no envio. No entanto, evite períodos muito curtos ou muito longos. No primeiro caso, o cliente pode se irritar com o excesso de informação, e no segundo, desistir de acompanhar sua empresa.

O que é automação de e-mail marketing, quando e como usar?

A automação de e-mail marketing é uma estratégia tecnológica para automatizar todo o processo de envio de suas mensagens. Essa é uma maneira de reduzir trabalhos manuais, poupar tempo e aumentar a eficácia na comunicação com todos os seus contatos.



Além disso, a alternativa é uma das principais ferramentas para nutrição de leads. Assim, eles avançarão de verdade por toda a jornada do consumidor até finalmente concluir a compra.

Você pode usar a automação quando a sua lista de contatos fica muito grande, o que torna inviável fazer envios manuais. Vale também apostar em datas sazonais, em que os e-mails enviados podem ter um tom mais genérico e menos informativo, mas com conteúdo relevante ainda assim. 

Como a régua de relacionamento do e-mail marketing funciona?

Quando você usa automação de e-mail marketing, conta com uma outra ferramenta muito importante: a régua de relacionamento. Essa estrutura também é automatizada, e contribui para que você entenda como anda seu engajamento, o que é preciso fazer para vender mais, como reativar usuários inativos, entre outras funções.

Para melhorar a sua régua, é preciso apostar em algumas providências na hora do envio. Por exemplo, otimize seu assunto e seu layout, faça perguntas, solicite feedback do usuário e estude suas métricas para adaptar essas estratégias.

Se você quer criar a sua régua, é interessante atrelar seus envios a um sistema CRM. Dessa forma, ficará mais fácil controlar os estágios dos prospects durante toda a jornada e acompanhar melhor os resultados.

Como usar e-mails para fluxo de automação?

O fluxo de automação é o que garante que seus leads se tornem clientes reais. Ele pode ser dividido em algumas etapas, que serão utilizadas inclusive para medir a régua de relacionamento.

A primeira etapa do fluxo é enviar um e-mail de boas-vindas. Depois de atrair seu cliente, o próximo terá um download de oferta. E o seguinte, uma inscrição gratuita de teste, por exemplo. 

Essa é uma forma de garantir constância, mas também fixar o interesse do consumidor em sua marca. E assim, continuar com você em essência, no processo de compra e venda. 

E então, conseguiu entender como é possível otimizar seu envio de e-mail marketing por meio da automação? Agora que você tem essas informações em mãos, pode melhorar a aplicação dessa estratégia e trazer mais resultados para seu negócio.

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