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Planejamento de Marketing Digital para 2022

1 dez 2021

Nada é mais importante que o processo de tomada de decisão para saber onde você está como empresa e como alocar o objetivo do planejamento de marketing digital para 2022, nosso próximo ano. Ao definir metas, indicar ações para alcançá-las e prever o orçamento necessário, você consegue visualizar suas chances de crescimento.

Além disso, a partir desse plano de ação é possível tornar a empresa diferente da concorrência, criar vantagem competitiva e se reinventar dentro de um mercado cada vez mais exigente. Tudo isso para ter mais clareza de esforço, tempo, segurança nas ações que aproxima ao objetivo final.

Então, como desenvolver um bom planejamento estratégico? Confira nossas dicas a seguir!

3 passos para construir o planner 2022

Para construir um bom plano de ação é fundamental seguir um passo a passo em três etapas. Confira a seguir quais são elas e alinhe suas estratégias de marketing!

1. Perguntas filosóficas

Avalie seu negócio e responda às seguintes perguntas. Essa é uma espécie de análise SWOT simplificada. 

  • Quais são as minhas principais atividades? 

Exemplo: Determine como você ocupa seu tempo para ações de marketing.



  • O que fiz bem este ano?

Exemplo: Pense no que pode ser melhorado e no que você não fez ainda, mas gostaria de fazer bem.

  • Quais as oportunidades de melhoria?

Exemplo: Considere questões como: ter presença digital, investir em publicidade paga, relacionamento com os clientes ativos e inativos

  • Como endereçar essas melhorias?

Exemplo: Pense a respeito do que fazer de forma prática: contratar marketing interno? Contratar ferramentas? Contratar uma agência de marketing digital?

Envolva cada setor da sua empresa nesse processo: financeiro, administrativo, coordenação, gerência, vendas, marketing, e todos que possam contribuir com as respostas. Assim fica mais fácil mapear o que deve ser feito e gerar previsibilidade

Outra dica é desenvolver uma planilha no Excel ou até mesmo usar o velho e bom post-it para que o planejamento seja construído também de modo visual.

2. Formação do mapa estratégico

Nesse ponto, é essencial analisar as possibilidades dentro da empresa em alguns aspectos importantes. Acompanhe!

  • Financeiro: é preciso garantir a verba destinada para as ações digitais.
  • Mercado: estude como implementar os diferenciais para geração de valor na percepção dos clientes.
  • Processos: verifique se há pessoas aptas/capacitadas para acompanhar o planejamento.
  • Recursos: determine como fazer a gestão das pessoas envolvidas.

3. Plano de ação e definição de metas

Agora, entra em cena a famosa “Meta Smart”. Há quem fique um pouco desmotivado ao ouvir o termo, muito comum em trabalhos de TCC na faculdade ou na pós. Entretanto, é necessário deixar essa impressão de lado, porque ela faz parte do seu planejamento estratégico. Recapitule a sigla e a seguir veja um exemplo prático para aplicar de acordo com o lugar que quer chegar!

S – Específico: o que exatamente você quer?

M – Mensurável: a estratégia pode ser medida?

A – Atingível: ela é realista e possível de ser alcançada?

R – Relevante: por que ela é importante?

T – Temporal: em quanto tempo devo alcançá-la?

 

METAS AÇOES PARA EXECUÇÃO PESSOAS ENVOLVIDAS PRAZO FINAL
META PRINCIPAL
Aumentar em 50% o número de contatos mensais feitos pelo SITE – de 52 para 78 por mês nos próximos 12 meses
META 1
Atrair Visitantes
Criação de novo site amigável com o Google Marketing Interno + Agência data: 00/00
Geração de Conteúdo para Blog Marketing Interno + Agência data: 00/00
Google ADS e Face ADS para atração de novos visitantes Marketing Interno + Agência data: 00/00
META 2
Gerar Leads
Envolver os visitantes para que se tornem leads através de conteúdo específico como ebook, catálogo técnico, vídeos exclusivos, cupom, pesquisa, formulário, sorteio e outros Marketing Interno + Agência data: 00/00
Engajar os leads através de mídia paga, remarketing e relacionamento por email. Marketing Interno + Agência data: 00/00
Analisar o que tem dado resultado positivo e reavaliar o não tem dado resultado. Marketing Interno + Agência data: 00/00
META 3
Qualificar Leads
Definir o que é um lead qualificado com base na persona e jornada de compra. Indicado o uso de ferramenta de automação. Marketing Interno + Agência data: 00/00
Identificar quem realmente é o cliente ideal – ICP versus leads que possuem apenas interesse Marketing Interno + Agência data: 00/00
Apontar como lead qualificado aquele que atingiu ICP e sinalizou interesse para atendimento Marketing Interno + Agência data: 00/00

 

Seu ano precisa começar já!

Agora que você já tem em mãos o que precisa ser feito, o ideal é começar já! O seu concorrente também está lendo este post, e pode estar com a mesma sensação que você: “por que não fiz antes?” ou ainda “ah, não tenho tempo”, e ainda “para minha empresa, não serve”. De fato, são muitos sentimentos e objeções que nos impedem de tomar a decisão certa, para seguir o caminho certo.

Porém, não deixe que essa dúvida atrase seu negócio. Busque uma unidade Guia-se perto de você e impulsione seu planejamento de Marketing Digital para 2022! Estamos presentes em mais de 160 cidades, 4 países e atendemos mais de 3.000 clientes de vários segmentos ao longo de 24 anos de atuação. Aproveite nossa inteligência digital e experiência de mercado para alavancar seu negócio no digital!

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