BLOG

Taxa de conversão: mensurar, calcular e entender

9 nov 2021

O que é taxa de conversão?

Você sabe o que é taxa de conversão? Ela pode indicar uma série de informações importantes para a saúde de seu negócio, principalmente em relação à saúde de suas ações digitais.

Isso porque o principal objetivo desta métrica é funcionar como um termômetro para o marketing digital e a eficiência de sua comunicação online.

Portanto, é muito importante saber como calcular e entender os leads gerados para descobrir quão clara e madura está a sua atuação online e qual é o valor do seu retorno. Veja como fazer isso!

Mensurar resultados

Agora que você já sabe o que é taxa de conversão, é importante compreender como mensurar resultados por meio de análises de dados. Um exemplo disso são os testes a b. Eles permitem que você teste dois tipos de landing page para determinar qual vai gerar a maior taxa de conversão e valor de r, ou seja, de receita.

A mesma fórmula pode ser usada para páginas de redes sociais, de acordo com as visitas e números gerados em relatórios. Depois de fazer os devidos testes e experimentos é que você terá dados suficientes para calcular, de fato, a taxa de conversão pura.

Calcular a taxa de conversão 

Calcular a taxa de conversão é uma métrica essencial também para visualizar como andam as etapas do funil de vendas. O cálculo consiste na divisão do número de conversões pelo total de visitas ou contatos. 



Por exemplo, se você tem uma landing page que recebe 5 mil visitantes e soma 50 pessoas convertidas, seu cálculo fica da seguinte maneira: 50/5000 = 1%.

Essa é uma conta fácil, mas não é preciso fazê-la manualmente. Com ferramentas de análise de métricas, como é o caso do Google Analytics, você consegue visualizar sua taxa de conversão com mais assertividade e ainda conferir o desempenho do negócio de maneira geral, já que pode monitorar também pedidos, orçamentos e vendas fechadas.

Como entender os resultados

Não existe uma taxa de conversão ideal para um negócio. Uma taxa de conversão de 20% pode ser muito alta para uma empresa e muito baixa para outro tipo de negócio. Tudo depende das estratégias usadas durante todas as etapas da jornada de compra do consumidor.

Por isso, entender os resultados é tão importante quanto compará-los. Ao verificar a evolução dos números, será possível avaliar se a quantidade de leads gerados atingiu seus objetivos, como isso influenciou no crescimento da empresa e se as vendas fechadas foram suficientes.

Para completar, é indispensável lembrar que a taxa de conversão pode mudar conforme a necessidade de se apostar em outras estratégias. Isso é completamente normal, afinal, ajustes são necessários. O que importa mesmo é que a métrica contribua para trazer insights importantes a respeito de ações e táticas que resultem em vendas, e que o resultado de hoje seja melhor que o de ontem, certo?

É isso aí! Você já sabe o que é taxa de conversão e como entender e mensurar resultados. Portanto, não deixe de fazer um acompanhamento constante para comprovar o sucesso de suas estratégias.

Quer se inteirar melhor sobre a jornada de compra de um consumidor antes de colocar o que viu aqui em prática? Então, veja mais sobre o que é funil de vendas e o que ele diz sobre sua persona

Nossas unidades

SOMOS + DE
160
AGêNCIAs

Brasil: 16 estados | 77 cidades