15 set 2021

O funil de vendas atua como uma representação de etapas que um potencial cliente percorre. Isso acontece desde o momento em que ele conhece a empresa até quando ele efetivamente fecha um negócio.

Seu principal objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas da organização. E, dessa maneira, aumentar as vendas e trazer experiências mais satisfatórias para o consumidor final.

Mas qual é a importância do funil de vendas? Você sabe como construir funil de vendas? Confira as respostas para essas perguntas e muito mais neste artigo!

Qual a importância do funil de vendas

É muito importante que toda equipe comercial use o funil de vendas para acompanhar quem tem interesse em seu produto/serviço. E quantas dessas pessoas realmente compram com a empresa.

Pense na seguinte analogia: no mundo físico, existem pessoas que passam em frente à loja. Algumas delas entram, pegam o produto na mão, perguntam o preço e compram.

O mesmo cenário acontece no mundo virtual. Quanto mais pessoas visitam seu site ou e-commerce, maior será o número de vendas. Construir funil de vendas permite, então, que a equipe de vendas visualize todo esse processo para tomar ações preventivas e essenciais para bater suas metas.



Estágio do funil de vendas

O funil de vendas conta com três etapas principais. É muito importante que todas elas sejam cumpridas para garantir a maturidade do funil de vendas. Veja só!

Topo do funil: descoberta e interesse

É o momento em que os usuários encontram sua página na internet porque buscam solução para um problema. Nessa etapa, é possível verificar o número de visitantes mensais, semanais e diários na página.

Meio de funil: consideração e intenção

Neste estágio do funil de vendas, o usuário que acessou sua página já deixa seu contato ou preenche um formulário disponível online. Já é hora de considerá-lo um lead.

Fundo de funil: avaliação e compra

Agora os usuários fazem parte de uma régua de relacionamento, com interesse real em consumir o que você vende. A régua mede os pontos que o usuário teve com sua mensagem ou formulário, e finalmente realização a compra, fez um pedido de orçamento ou entrou em contato com a equipe de vendas.

Construir funil de vendas

Se a sua empresa ainda não conta com um funil de vendas com etapas bem-definidas, a Guia-se pode ajudar! É possível criar funis com base em visitantes de canais como:

  • tráfego orgânico: visitantes que chegam até a página por meio de buscadores, como o Google;
  • tráfego pago: visitantes que chegam por meio de anúncios pagos, como Google Ads, rede de pesquisa, rede de display e remarketing do Google;
  • mídias sociais: visitantes que têm contato por meio de posts orgânicos e anúncios no Facebook, Instagram e outras redes;
  • e-mail marketing: visitantes que fazem parte de uma base de e-mails autorizada e que já existe;
  • CRM: visitantes que estão em uma base de dados e que podem ser clientes ativos ou inativos.

Maturação do funil de vendas

A maturidade do funil de vendas acontece assim que a equipe de vendas compreende cada fase do funil. E também quando consegue prospectar, por meio dessa estratégia, o ICP, ou Cliente Ideal.

Isso quer dizer que a equipe já consegue adotar ferramentas mais robustas, como o ERP ou o CRM. Porque, afinal, estreitou o relacionamento com o cliente e tem ele cadastrado em uma base de dados confiável, que apresenta resultados reais.

E então, conseguiu entender o passo a passo para construir funil de vendas? E viu só como é fundamental ter em mente a importância do funil de vendas para o sucesso de seu negócio? Afinal, a decisão de comprar depende totalmente dele, não é mesmo?

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Agora, aproveite para se aprofundar no marketing digital e descubra a melhor metodologia para definir seu posicionamento de marca!



Nossas unidades

SOMOS + DE
160
AGêNCIAs

Brasil: 16 estados | 77 cidades