10 jan 2017

Top 10 campanhas de Marketing Digital em Mídias Sociais influentes de 2016

Planejamento Estratégico




Top 10 campanhas de Marketing Digital em Mídias Sociais influentes de 2016
Dê uma nota!




Inspire-se nas melhores ações de marketing digital nas mídias sociais e comece o ano apostando em campanhas inovadoras pela internet

Você já deve ter percebido que as empresas estão cada vez mais presentes nas mídias sociais, e não estamos falando só de Facebook. Nos últimos anos, as marcas têm investido em campanhas inovadoras na internet, a fim de impactar seus clientes nas mais diversas redes e plataformas. É a verdadeira a revolução das mídias sociais. Entretanto, não é tão simples criar campanhas criativas.

A maioria das ações de marketing nas mídias sociais falham sem que os próprios idealizadores entendam o que aconteceu. Isso porque, os profissionais em gestão de mídias sociais não conseguem reunir todos os fatores necessários para que a campanha seja tão inovadora quanto rentável. É preciso sim basear-se no ROI (Retorno sobre Investimento), nas conversões e nos gastos a curto, médio e longo prazo.

No ano passado, dados divulgados pelo IAB Europe (Interactive Advertising Bureau) revelaram que os gastos com publicidade on-line foram superiores às verbas aplicadas em publicidade na televisão pela primeira vez na Europa. Outro relatório, o e-Marketer, também aponta que, este ano, pela primeira vez na história, o total de gastos com mídia digital irá ultrapassar os investimentos televisivos nos Estados Unidos. A tendência deve ganhar o mundo, segundo a pesquisa do IPG Mediabrands Magna. A compra de mídia digital deve superar a de TV, em 2017, e o meio digital pode se tornar a primeira categoria de publicidade a nível mundial.

Campanhas que fizeram sucesso em 2016 nas mídias sociais

Uma boa dica para quem quer aprender a criar campanhas de sucesso é se espelhar em boas ações de marketing e começar um bom planejamento de mídias sociais. Não importa o tamanho da sua empresa, as mídias sociais para pequenas e médias empresas funcionam muito bem, basta ter profissionalismo. Em 2016, várias marcas conseguiram emplacar ótimas campanhas nas mídias sociais, por isso, selecionamos dez delas para inspirar você:

1- Ovomaltine e a batalha entre Mc Donald’s e Bob’s nas mídias sociais

Os fãs de fast-food, com certeza, vão lembrar da batalha travada entre os gigantes Mc Donald’s e Bob’s em 2016. A marca norte-americana anunciou a chegada do McShake Ovomaltine à rede, após o sabor permanecer por anos com o concorrente Bob’s.  O primeiro vídeo foi divulgado no Facebook, no dia 11 de setembro, e criou grande expectativa:

No dia 14 de setembro, a marca revelou o segredo e deu origem a uma enxurrada de postagens, tanto no concorrente, quanto em outras marcas que aproveitaram o gatilho para viralizar conteúdos e divulgar seus produtos. Confira o poder das mídias sociais :

mídias sociais

Os clássicos do McDonald’s acabam de ganhar companhia. Experimente o novo McShake Ovomaltine #FinalmenteNoMc.  http://bit.ly/McShake_Ovomaltine – legenda no Facebook

mídias sociais

Não tem caô. O Milk Shake que você ama sempre vai estar no Bob’s, com os mesmos ingredientes e o mesmo sabor original. – Legenda no Facebook

mídias sociais

Não tem textão, a questão é simples: quem conhece o sabor de verdade não toma #MilkFake. – Legenda no Facebook

mídias sociais

Uns com tanto e outros com tão pouco. #chegademesmice – legenda no Facebook

Mídias sociais

Menos tretas e muito mais Sliders de Ovomaltine! Esse sim, exclusivo na Pizza Hut. – Legenda no Facebook

mídias sociais

Calma gente, Shake Crocante com “aquele-ingrediente-que-não-deve-ser-nomeado” aqui também tem. Já carne grelhada… – Legenda no Facebook

2-Chá Digitaú

O Itaú contagiou o público em 2016 com um vídeo que mostrava duas vovós organizando uma chá da tarde através de aplicativos pelo celular. A campanha, publicada no Youtube no dia 10 de maio, também fez sucesso na TV. Logo, a campanha ganhou uma continuação transformando as vovós em “vovloggers” com a ajuda de vloggers conhecidos no Youtube, como a Kéfera. Confira:

E para fechar o ano: (como não amar?)

3- Taco Bell e os filtros no Snapchat

O Taco Bell, restaurante de comida mexicana recém-chegado no Brasil, quebrou recordes no Snapchat em maio de 2016. No mês em que os mexicanos comemoram a vitória do México sobre a França na Batalha de Puebla, a empresa lançou um filtro patrocinado no aplicativo.

Os usuários puderam fazer vídeos e fotos com o filtro, que transformava cabeça em um taco gigante. A ação resultou em mais de 224 milhões de visualizações em um dia apenas. De acordo com o Adweek, este forma de anúncio custa, em média, US$ 750 mil.

mídias sociaismídias sociais

4- MasterChef Brasil no Twitter

Mais uma vez, como já era de se esperar, a estreia da terceira temporada do MasterChef Brasil liderou os comentários no Twitter. A atração foi a mais citada na mídia social entre os dias 14 e 20 de março de 2016, segundo o Ibope Twitter TV Ratings. Só na noite do dia 22 de março foram 217 mil tuítes com a hashtag #MasterChefBR.

Para se ter uma ideia de como a campanha no Twitter fez sucesso, na final do programa, exibida no dia 23 de agosto, um time ficou à frente da curadoria de Tweets em tempo real. Eles buscaram conteúdo autêntico e com grande potencial de engajamento. Os melhores Tweets e memes selecionados foram exibidos ao vivo em telões na sede da Band em São Paulo.

Em 2015, o programa também fez sucesso na rede social e chegou a anunciar o vencedor pelo Twitter antes de anunciar na TV. O sucesso no Twitter também se repetiu no MasterChef Profissionais, exibido em outubro e novembro.

Outros realitys, como The Voice Brasil e X-Factor também vêm fazendo sucesso na mídia social. Em todos os casos, o uso de uma hashtag personalizada é imprescindível. Vale a pena apostar! A #MasterChefBR foi segunda a hashtag mais comentada da rede em 2016, perdendo apenas para #Rio2016.

mídias sociais mídias sociais

5- Neflix e o brasileiros

Os amantes de séries vão concordar: a Netlix manda muito bem nas mídias sociais. Isso tem colaborado ainda mais para o sucesso da provedora de streaming. Foram diversas campanhas para promover a nova temporadas das séries preferidas dos brasileiros. Selecionamos algumas:

A Xuxa apareceu em um vídeo promocional da série “Stranger Things“, do Netflix, com um figurino inspirado naqueles que usou durante o “Xou da Xuxa”. A artista aparece lendo cartas de fãs e abre uma escrita pela personagem de Wynona Ryder na série. Ela faz uma série de alusões à momentos de sua carreira, como a polêmica com as bonecas possuídas e o disco ao contrário com mensagens sublimares.

Já para anunciar quarta temporada de “Orange Is The New Black” a escolhida foi Inês Brasil. O serviço de streaming fez um teaser para a produção no Twitter e, em seguida, colocou dois vídeos Facebook e Youtube:

mídias sociais

6- Belinha e o Nubank

A Nubank deu uma aula sobre como interagir com clientes nas rede socias e viralizar na internet em 2016. A marca estava de olho em uma das páginas que mais fazem sucesso atualmente entre os brasileiros, a Catioro Reflexivo (1,7 milhão de fãs), quando um cliente mandou a sua história: a cachorra Belinha tinha mastigado o seu cartão de crédito.

Atenciosa, a Nubank mandou uma carta escrita à mão, usando a expressão “catiora”, e junto um cartão de crédito novo e um presente para a Belinha. É claro que o gesto não passou despercebido e o cliente enviou a história e fotos à página.

O post da página atingiu 48 mil curtidas e mais de cinco mil compartilhamentos, isso tudo graças ao gerenciamento de mídias sociais. A Nubank, além de responder cada elogio, ainda postou o caso na própria página: “Esperamos que a Belinha tenha adorado o nosso presente e que não precise mais comer roxinhos por aí!”, escreveu.

mídias sociais

 

7- Kaiser e bot conselheiro

O Facebook Messenger lançou uma nova opção de relacionamento com os clientes quando liberou os bots – “robôs” assistentes virtuais que interagem em chats. A Kaiser lançou seu bot interativo na plataforma, na segunda etapa de uma campanha que começou via WhatsApp. Primeiro, a marca convidou os consumidores para conversar com suas bolas de futebol falantes, personagens criados pela cervejaria, através do app de mensagens. A ação foi um sucesso, mas durou 24 horas e foi bloqueada.

Já o bot do Facebook conta com um sistema de inteligência artificial para responder a perguntas e respostas dos usuários sobre cerveja, churrasco e futebol. A ação é revolucionária e vai ao encontro das tendências para 2017.

 

8 – Pizzaria bem-humorada

Nem só as grandes marcas se destacaram na mídias sociais esse ano. Um pedido de pizza muito inusitado, pelo Facebook, fez sucesso e viralizou. Um rapaz chamado Marllon, que estava cm os amigos, resolveu tentar pedir uma pizza por mensagem inbox no Facebook, pois estava sem crédito para realizar ligações e sem sinal no celular.

A boa disposição da Brito’s Pizzaria, que fica em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, não ficou anônima. Ela ganhou a rede social e o carisma de muitos usuários. Confira o bato-papo:

 

9- Manequim Challenge nas mídias sociais

Embora não seja especificamente uma campanha, algumas marcas apostaram no viral Manequim Challenge, uma ação diferenciada para divulgar seus produtos e serviços. Os vídeos, de pessoas paralisadas em suas atividades comuns, dominou as redes sociais no final do ano passado e ainda estão fazendo sucesso (ainda dá tempo de entrar na brincadeira). Com o monitoramento mídias sociais, é possível aproveitar este tipo de ação viral em empresas de pequeno, médio e grande porte. Basta estar atento as novidades nas mídias sociais.

O desafio surgiu nos Estados Unidos e se alastrou por perfis de famosos como Adele, Taylor Swift, Paul McCartney, Ellen DeGeneres, Britney Spears e Michelle Obama. No Brasil, além de celebridades, times de futebol e equipes de jornais, algumas marcas aproveitaram para criar algo inovador nas mídias sociais sem precisar investir muito. Veja algumas das ações:

10 – Pokémon Go na mídias sociais

Não dá para falar de campanha de marketing digital em 2016 sem falar de Pokémon Go. O jogo para celular chegou ao Brasil e conquistou mais de 50 milhões de usuários em 24 horas. Um dos fatores que contribuíram para a febre é o fato de se tratar de um jogo de realidade aumentada. Ela envolve a interação dos usuários com o aplicativo, com lugares e estabelecimentos. Por isso, as empresas aproveitaram para criar campanhas com a temática do Pokémon Go, principalmente em mídias sociais.

A marca de moda feminina on-line AMARO investe em estratégias omni-channel e criou pontos de venda físico para ampliar a experiência de compra do e-commerce. Visando potencializar esses pontos, usou o jogo Pokémon GO como novo ponto de contato para atrair e engajar clientes e admiradores da marca.

A marca ofereceu o “Lure”, um artifício do jogo colocado em locais específicos para deixar o ambiente mais atrativo para os Pokémons. A ideia foi propor que os consumidores fossem até o shopping e postassem fotos com os “monstrinhos” no local em troca de desconto nas compras.

Campanha da Amaro com Pokémon






Escrito por: Equipe Guia-se







Top 10 campanhas de Marketing Digital em Mídias Sociais influentes de 2016
Dê uma nota!


Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?