14 ago 2018

Inspire-se nas melhores ações de marketing digital nas mídias sociais e aposte em campanhas inovadoras pela internet!

Nos últimos anos, as marcas têm investido em campanhas inovadoras na internet, a fim de impactar seus clientes nas mais diversas mídias sociais e plataformas. É a verdadeira a revolução das mídias sociais. Dados divulgados pelo IAB Europe (Interactive Advertising Bureau) revelaram que os gastos com publicidade on-line foram superiores às verbas aplicadas em publicidade na televisão pela primeira vez na Europa. Outro relatório, o e-Marketer, também aponta que, pela primeira vez na história, o total de gastos com mídia digital ultrapassará os investimentos televisivos nos Estados Unidos. A tendência deve ganhar o mundo, segundo a pesquisa do IPG Mediabrands Magna.

Entretanto, não é tão simples criar campanhas criativas. É preciso reunir os fatores certos para que a iniciativa seja inovadora e ofereça um bom retorno, em relação ao que foi investido inicialmente. Uma boa dica para quem quer aprender a criar campanhas de sucesso é se espelhar em boas ações de marketing e começar um bom planejamento de
mídias sociais.

Para ter êxito na tarefa, veja inspirações e dicas de como acertar em cheio com o marketing digital nas mídias sociais!

1- Ovomaltine e a batalha entre Mc Donald’s e Bob’s nas mídias sociais

Os fãs de fast-food, com certeza, vão se lembrar da batalha travada entre os gigantes Mc Donald’s e Bob’s. A marca norte-americana anunciou a chegada do McShake Ovomaltine à rede, após o sabor permanecer por anos com o concorrente Bob’s. O primeiro vídeo foi divulgado no Facebook, no dia 11 de setembro, e criou grande expectativa:
No dia 14 de setembro, a marca revelou o segredo e deu origem a uma enxurrada de postagens, tanto no concorrente, quanto em outras marcas que aproveitaram o gatilho para viralizar conteúdos e divulgar seus produtos.

2- Chá Digitaú

O Itaú contagiou o público com um vídeo que mostrava duas vovós organizando um chá da tarde por meio de aplicativos pelo celular. A campanha, que foi publicada no Youtube, também fez sucesso na TV. Logo ganhou uma continuação, transformando as vovós em “vovloggers” com a ajuda de vloggers conhecidos no Youtube, como a Kéfera. Confira:

E para fechar o ano: (como não amar?)



3- Taco Bell e os filtros no Snapchat

O Taco Bell, restaurante de comida mexicana recém-chegado no Brasil, quebrou recordes no Snapchat. No mês em que os mexicanos comemoram a vitória do país sobre a França na Batalha de Puebla, a empresa lançou um filtro patrocinado no aplicativo.
Os usuários puderam fazer vídeos e fotos com o filtro, que transformava cabeça em um taco gigante. A ação resultou em mais de 224 milhões de visualizações em um dia apenas. De acordo com o Adweek, este forma de anúncio custa, em média, US$ 750 mil.

4- MasterChef Brasil no Twitter

A exemplo das outras edições, a estreia da terceira temporada do MasterChef Brasil liderou os comentários no Twitter. A atração foi a mais citada na mídia social, segundo o Ibope Twitter TV Ratings. Só numa noite foram 217 mil tuítes com a hashtag #MasterChefBR.
Para se ter uma ideia de como a campanha no Twitter fez sucesso, na final do programa, um time ficou à frente da curadoria de Tweets em tempo real. Eles buscaram conteúdo autêntico e com grande potencial de engajamento. Os melhores Tweets e memes selecionados foram exibidos ao vivo em telões na sede da Band em São Paulo.
Outros realities, como The Voice Brasil, também vêm fazendo sucesso na mídia social. Em todos os casos, o uso de uma hashtag personalizada é imprescindível. Vale a pena apostar!
A #MasterChefBR foi segunda a hashtag mais comentada da rede no ano.

5- Netflix e o brasileiros

Os amantes de séries vão concordar: a Netlfix manda muito bem nas mídias sociais — e isso tem colaborado ainda mais para o sucesso da provedora de streaming. Foram diversas campanhas para promover as novas temporadas das séries preferidas dos brasileiros. Selecionamos algumas!

A Xuxa apareceu em um vídeo promocional da série “Stranger Things”, do Netflix, com um figurino inspirado naqueles que usou durante o “Xou da Xuxa”. A artista aparece lendo cartas de fãs e abre uma escrita pela personagem de Wynona Ryder na série. Ela faz uma série de alusões a momentos de sua carreira, como a polêmica com as bonecas possuídas
e o disco ao contrário com mensagens subliminares.

Já para anunciar a quarta temporada de “Orange Is The New Black”, a escolhida foi Inês Brasil. O serviço de streaming fez um teaser para a produção no Twitter e, em seguida, colocou dois vídeos Facebook e Youtube.

6- Belinha e o Nubank

A Nubank deu uma aula sobre como interagir com clientes nas rede sociais. A marca estava de olho em uma das páginas que mais fazem sucesso atualmente entre os brasileiros, a Catioro Reflexivo (1,7 milhão de fãs), quando um cliente mandou a sua história: a cachorra Belinha tinha mastigado o seu cartão de crédito.

Atenciosa, a Nubank mandou uma carta escrita à mão, usando a expressão “catiora”, e junto um cartão de crédito novo e um presente para a Belinha. É claro que o gesto não passou despercebido e o cliente enviou a história e fotos à página.

O post da página atingiu 48 mil curtidas e mais de cinco mil compartilhamentos, isso tudo graças ao gerenciamento de mídias sociais. A Nubank, além de responder cada elogio, ainda postou o caso na própria página: “Esperamos que a Belinha tenha adorado o nosso presente e que não precise mais comer roxinhos por aí!”, escreveu.

7- Kaiser e bot conselheiro

O Facebook Messenger lançou uma nova opção de relacionamento com os clientes quando liberou os bots – “robôs” assistentes virtuais que interagem em chats. A Kaiser lançou seu bot interativo na plataforma, na segunda etapa de uma campanha que começou via WhatsApp. Primeiro, a marca convidou os consumidores para conversar com suas bolas de futebol falantes, personagens criados pela cervejaria, através do app de mensagens. A ação foi um sucesso, mas durou 24 horas e foi bloqueada.

Já o bot do Facebook conta com um sistema de inteligência artificial para responder a perguntas e respostas dos usuários sobre cerveja, churrasco e futebol. A ação é revolucionária e vai ao encontro das tendências do mercado.

8- Pizzaria bem-humorada

Nem só as grandes marcas se destacaram na mídias sociais. Um pedido de pizza muito inusitado, pelo Facebook, fez sucesso e viralizou. Um rapaz chamado Marllon, que estava com os amigos, resolveu tentar pedir uma pizza por mensagem inbox no Facebook, pois estava sem crédito para realizar ligações e sem sinal no celular.

A boa disposição da Brito’s Pizzaria, que fica em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, não ficou anônima. Ela ganhou a rede social e o carisma de muitos usuários.

9- Manequim Challenge nas mídias sociais

Embora não seja especificamente uma campanha, algumas marcas apostaram no viral Manequim Challenge, uma ação diferenciada para divulgar seus produtos e serviços. Os vídeos, de pessoas paralisadas em suas atividades comuns, dominou as redes sociais no final do ano passado e ainda estão fazendo sucesso. Com o monitoramento mídias sociais, é possível aproveitar este tipo de ação viral em empresas de pequeno, médio e grande porte. Basta estar atento as novidades nas mídias sociais.

O desafio surgiu nos Estados Unidos e se alastrou por perfis de famosos como Adele, Taylor Swift, Paul McCartney, Ellen DeGeneres, Britney Spears e Michelle Obama. No Brasil, além de celebridades, times de futebol e equipes de jornais, algumas marcas aproveitaram para criar algo inovador nas mídias sociais sem precisar investir muito. Veja algumas das ações:

10 – Pokémon Go na mídias sociais

Não dá para falar de campanha de marketing digital sem falar de Pokémon Go. O jogo para celular chegou ao Brasil e conquistou mais de 50 milhões de usuários em 24 horas. Um dos fatores que contribuíram para a febre é o fato de se tratar de um jogo de realidade aumentada. Ela envolve a interação dos usuários com o aplicativo, com lugares e estabelecimentos. Por isso, as empresas aproveitaram para criar campanhas com a temática do Pokémon Go, principalmente em mídias sociais.

A marca de moda feminina on-line AMARO investe em estratégias omni-channel e criou pontos de venda físico para ampliar a experiência de compra do e-commerce. Visando potencializar esses pontos, usou o jogo Pokémon GO como novo ponto de contato para atrair e engajar clientes e admiradores da marca.

A marca ofereceu o “Lure”, um artifício do jogo colocado em locais específicos para deixar o ambiente mais atrativo para os Pokémons. A ideia foi propor que os consumidores fossem até o shopping e postassem fotos com os “monstrinhos” no local em troca de desconto nas compras.

Bônus: a importância de ter uma atuação profissional

Não é porque as mídias sociais são ambientes voltados para a interação e até para o entretenimento que a presença da empresa deve ser casual demais. Diante do objetivo de elaborar uma campanha que gere um retorno sobre investimento (ROI) positivo, é indispensável que a atuação seja bem estruturada.
Tudo começa com um planejamento, que considera o público, o posicionamento da marca e os objetivos. A partir disso, é possível definir quais são as melhores mídias sociais para atuar, de acordo com as expectativas e as possibilidades. Também é necessário considerar o orçamento disponível. Mesmo que o foco seja a viralização orgânica, será preciso investir tempo e outros recursos na consolidação da estratégia.
Outro ponto importante envolve ficar de olho nas principais conversas e interesses do público. Acompanhar tendências ajuda a criar campanhas com o timing certo e que funcionam para a mídia escolhida.
Não menos importante, o uso de indicadores-chave é essencial para fugir das métricas de vaidade. Mais que apenas pensar no alcance ou nos likes, considere se a campanha atingiu objetivos específicos de negócio. Afinal, essa é a maneira mais interessante para conseguir o desejado retorno.
As mídias sociais são repletas de recursos e trazem muitas possibilidades para o marketing digital. Com uma boa dose de criatividade, um gerenciamento efetivo e estratégias inovadoras, é possível conquistar o público e maximizar os resultados.

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