O que é Inbound Marketing?

Seja relevante para o público através do seu conteúdo!



O Inbound Marketing é toda ação estratégica que leva o consumidor final a conhecer e fidelizar sua marca através de ferramentas e estratégias, conteúdo de relevância, conhecimento e interesse do consumidor.

Tem foco no conteúdo, o objetivo é oferecer informações relevantes, publicar algo que agregue valor, tangível ou intangível ao público-alvo. Baseia-se em marketing de conteúdo, ou seja, as duas estratégias aliadas, segmentadas para atração, conversão, fidelização e encantamento do consumidor.

O objetivo do Inbound Marketing é ser encontrado online, voltado para trazer os clientes que estão no processo de decisão de compra. O importante é a postura de relacionamento com seu cliente através do conteúdo, quanto mais informação gerada mais eles irão consumir.

Situação do Inbound Marketing


Veja como está o Inbound Marketing no mercado brasileiro


Inbound Marketing recebeu um aumento de 50% em investimento pelo terceiro ano consecutivo.

Aproximadamente 75% das agências de comunicação estão usando como estratégia o Inbound Marketing.

Gasta 62% a menos em cada lead gerado do que em ações de marketing tradicional.

57% de uma decisão de compra B2B é definida antes do consumidor entrar em contato com o fornecedor.

80% dos consumidores preferem buscar informação de um produto/serviço em artigos do que em um anúncio publicitário.

A nutrição de leads gera, em média, um aumento de 20% nas oportunidades de venda.

A realidade do Inbound Marketing nas empresas


Veja como é a realidade do Inbound Marketing nas empresas


80% das equipes de marketing adotaram o Inbound Marketing como estratégia para empresas.

Equipes de marketing estão direcionando 34% de sua verba para o Inbound Marketing. É 11% a mais do que a verba direcionada para o Marketing Tradicional.

50% das empresas que investem no Inbound Marketing relatam um custo menor de gasto com cada lead.

Empresas que nutrem seus leads geram 50% mais vendas gastando até 33% menos em verba.

A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%.

Redes Sociais tem uma taxa de geração de leads 100% maior do que o Outbound Marketing.


Estratégias de Inbound Marketing


Estratégia de Inbound Marketing baseada no OPDC


Você deve começar fazendo o OPDC, levantamento de um briefing básico do projeto do seu cliente, para escalar isso em termos de inbound marketing, e fazer o uso efetivo do marketing de atração.


Objetivos


Quais objetivos essa estratégia de marketing vai precisar cumprir para a empresa. Exemplo: visibilidade; Gerar vendas diretas; Relacionamento com clientes.

Plano


Fazer um planejamento em etapas para concluir os objetivos, plano de ação, definir quais ações tomar. Exemplo: E-mail marketing; Relacionamento com parceiros; E-book; Artigos no blog.


Desafios


Quais desafios a cumprir para atingir o sucesso, mapear os desafios.

Cronograma


Qual o tempo esperado para acontecer todas as fases do seu projeto.


Como aplicar o Inbound Marketing


Origem do projeto de Inbound Marketing


1° passo – Estabelecer um plano

Definir toda a estratégia de Inbound marketing, definir as ações a serem executados, um plano de marketing de conteúdo, SEO e atividades de mídia social, todos com o objetivo de obter o reconhecimento do cliente e proporcionar o conhecimento do produto.

2° passo – Obter alcance e impacto

Nesta etapa começamos a implementar as ações previstas, e a primeira coisa é analisar os mecanismos de busca e, em seguida, a implementação de estratégias de mídias sociais que melhor se adequam ao público-alvo.

3° passo – Agir

Conseguimos atraí-los para o nosso site e, portanto, temos a conversão em leads. Para conseguir esse lead o conteúdo deve ser relevante, atraente, oferecendo experiências e, deixar em aberto o canal de comunicação com o usuário para futuros contatos. O objetivo é fazer com que os visitantes do site ou blog corporativo se tornem clientes em potencial.

4° passo – Conversão

É a hora de converter o lead em cliente e produzir a compra por parte do usuário, entra em ação o e-commerce, que tem uma influência importante sobre os 4 P’s do Marketing (preço, praça, produto e promoção). É necessário disponibilizar todas as ferramentas e os processos necessários para facilitar que o cliente tenha uma experiência de compra satisfatória, durante e após a venda.
O objetivo é que o lead que se converteu em cliente seja seu promotor!

5° passo – Engajamento

No final do processo tem que se produzir o envolvimento do cliente. Um cliente satisfeito é a chave para o inbound marketing, e assim haverá uma nova compra, e também o início de mais uma ação de marketing muito importante, á divulgação “boca a boca”.


Ferramentas de Inbound Marketing


Ferramentas utilizadas no Inbound Marketing


Blog

O marketing de atração quase sempre começa com blog. Este tipo de plataforma é a melhor forma de atrair novos visitantes para o site principal. Para ser encontrado por seus potenciais clientes, você precisa criar conteúdo relevante. O blog é o melhor canal para fazer isso.


Guia-se - Inbound Marketing Blog

Guia-se - Inbound Marketing Mídias Sociais



Mídias Sociais


Ferramenta perfeita de envolver os usuários, humanizando, de certa forma, a marca. Interaja com seus consumidores nas redes!


SEO/Palavras Chave


É comum que os consumidores iniciem o processo de compra on-line usando os mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo) para encontrar o que precisam. Por essa razão, você precisa garantir que seu site apareça em destaque nas buscas. As técnicas de SEO são indispensáveis nesse quesito, mas é preciso cuidado ao escolher os termos de busca (palavras chave), otimizar as páginas, criar o conteúdo e agregar links em torno do que os usuários estão buscando.



Guia-se - Inbound Marketing SEO

Guia-se - Inbound Marketing Sites


Sites


Seu site merece um cuidado especial na fase da atração. Usando uma comparação, o site precisa realmente “falar” com seus potenciais compradores. Então, faça com que sua plataforma seja uma fonte valiosa de conteúdo.




Call to Action


Trata-se de botões ou links que conduzem os visitantes a ações, como o fazer um download de um ebook. Se você não providencia essas chamadas para ação ou se suas chamadas não são suficientemente atraentes, a geração de clientes não acontece.





Guia-se - Inbound Marketing Call to Action





Guia-se - Inbound Marketing Landing Page




Landing Pages

Quando o visitante do site clica em algum Call-to-Action, é enviado para uma página de destino. Essas são as Landing Pages, o local onde a oferta anunciada se torna real. É nesse momento que as informações do lead são enviadas para que você ou sua equipe de vendas inicie uma conversa com ele.







Formulários


Essa ferramenta agrega-se a anterior, pois para que os visitantes se tornem clientes em potenciais, precisam preencher um formulário e ceder as informações necessárias, e o formulário tem esse objetivo. Seja o mais simples possível, não faça muitas perguntas, solicitando apenas o essencial, para que o visitante não desista antes do fim.

Guia-se - Inbound Marketing Formulários

Guia-se - Inbound Marketing Contatos

Contatos

Após receber as informações dos visitantes, você precisa convertê-las em um banco de dados organizado. As listas são determinantes para a continuação do processo de comunicação e para a venda propriamente dita.





E-mail

A ferramenta para alimentar seus contatos, com uma série de e-mails contendo conteúdo útil e relevante. Construindo assim, a confiança da empresa com ele. Até que ele fique convicto que pode comprar com você.


Guia-se - Inbound Marketing E-mail



Guia-se - Inbound Marketing - Automação de Marketing




Automação de Marketing

Criação de e-mails adaptados às necessidades do lead, conduzindo-o a compra.





O Marketing de Conteúdo não é uma estratégia.
O Marketing de Conteúdo é A estratégia.


Gerar conteúdo relevante em diversos canais para engajar e se relacionar com o seu público alvo desejado.

O objetivo é levar o cliente a conversão desejada através do sentimento de confiança e autoridade da marca, reduzindo assim a probabilidade de ele ser impactado pela concorrência.

O marketing de conteúdo se preocupa principalmente em entregar a mensagem correta e ser compreendido. Por isso se relacionar com o público alvo se torna imprescindível.





Proposta do Marketing de Conteúdo



Atrair

Imprimir sua marca, produto ou serviço para cada vez mais pessoas.
Despertar a vontade de conhecer.


Reter

Captar a atenção e ganhar seguidores.
Despertar o desejo de ter.


Fidelizar

Transformar seguidores em clientes e fãs.
Despertar o desejo de ser (sua marca).



Transformar clientes em fãs!


Quando você transforma um cliente em fã, você ganha um propagador da sua marca.

O melhor marketing é aquele que o seu cliente faz para você.
Pessoas indicam. FATO.




Considerado como o pai da administração moderna, Peter Druker enfatizou a importância de conhecermos nosso cliente.

“O objetivo do Marketing é conhecer e entender tão bem o cliente, que o produto ou serviço se venda sozinho.”



Guia-se Marketing de Conteudo - Peter Druker

Baixo
Investimento



Estratégia que leva o consumidor á conhecer,
consumir e fidelizar sua marca, com baixo custo.


Conteúdo
Relevante



Quanto mais informação de interesse para o público-alvo
mais eles irão consumir.


Mídias Sociais no
Inbound Marketing



Um dos meios mais eficientes para atração de Leads.


Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site



Please leave this field empty.