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Os clientes não querem mais ser interrompidos para a venda. Em vez disso, buscam cada vez mais qualidade e personalização.

Estratégias

Veja como fazer a estratégia de Inbound Marketing baseada no OPDC

Para que o inbound marketing funcione como o desejado, é fundamental estabelecer um planejamento muito bem estruturado.

Você deve começar fazendo o OPDC, levantamento de um briefing básico do projeto do seu cliente, para escalar isso em termos de inbound marketing, e fazer o uso efetivo do marketing de atração.

Levando isso em conta, podem-se assinalar quatro etapas principais:

1
Objetivos

Antes de entregar conteúdo para clientes ou de escolher um determinado canal, é fundamental definir que tipo de objetivo é desejado a partir da execução dessa estratégia. É possível visar ao aumento do alcance, ganho de visibilidade, geração de leads e clientes e assim por diante.

2
Plano

A partir disso, deve-se elaborar um plano de execução em fases. É nesse momento que são definidas quais ações serão utilizadas e de que forma tudo será aplicado.

3
Desafios

Antever as principais dificuldades economia tempo e evita imprevistos que poderiam fazer com que a estratégia ficasse agarrada. Ao mapear esses pontos, fica mais fácil contornar os obstáculos.

4
Cronograma

O inbound precisa ter um cronograma muito bem definido, de maneira que as ações sejam consistentes e contínuas. Assim, podem-se distribuir os esforços adequadamente.

Como Aplicar

Como aplicar o Inbound marketing

A partir do reconhecimento inicial, a aplicação do inbound marketing demandará algumas ações para chegar ao sucesso.
Dentre elas estão:

1
Estabelecer o plano

Tudo o que será feito pela empresa deve ser trazido para o papel. Isso leva à criação de um plano completo, como ao tratar da elaboração de conteúdo para clientes, SEO e assim por diante

2
Aplicação das estratégias

Com tudo já estruturado, as ações são colocadas em prática, de modo que os resultados comecem a ser observados. Uma vez que o cliente chegue ao site e tome alguma ação, como ao deixar seu contato, ele se transforma em lead.

3
Obtenção da conversão

Se o lead foi gerado, é hora de trabalhar para que ele se torne um cliente, que é um dos grandes objetivos de uma campanha on-line. Para isso, são aproveitados fluxos de nutrição e acompanhamento, com a abordagem acontecendo no momento propício.

4
Criação e manutenção do relacionamento

Mais do que conquistar um novo cliente, essa estratégia tem o objetivo de gerar promotores da marca. Para isso, é conveniente investir em satisfação e em relacionamentos. O uso de e-mails, por exemplo, ajuda a criar uma relação fortalecida e que gera resultados em longo prazo.

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