13 nov 2016

A importância dos vídeos dentro do Facebook

Planejamento Estratégico




A importância dos vídeos dentro do Facebook
Dê uma nota!




Os vídeos no Facebook são interessantes para marcas que pretendem desenvolver uma boa estratégia de marketing digital

Já não é novidade que os vídeos não só possuem maior alcance no Facebook como também geram mais engajamento com o público-alvo. Basta fazer uma breve retrospectiva para perceber que os vídeos tomaram conta da sua Linha do Tempo na mídia social há algum tempo. O que era um diferencial entre as empresas já se tornou quase que uma obrigação em marketing digital para as marcas que pretendem se destacar nessa rede.

Assim como os usuários passaram a publicar mais vídeos em seus perfis, o número de visualizações também aumentou. Uma pesquisa realizada em janeiro de 2015 mostrou que, de forma geral, os vídeos foram visualizados 360% mais vezes no feed de notícias do que em 2014.  Além disso, o levantamento mostrou que metade dos usuários ativos do Facebook assistem a pelo menos um vídeo por dia.

A verdade é que muitas pessoas têm preguiça de ler conteúdos extensos e ricos, mas assistem vídeo, inclusive os mais longos, com facilidade. Porém, o ideal é  manter vídeos curtos, de dois minutos ou dois minutos e meio no Facebook, e deixar os vídeos mais longos para outras plataformas de marketing digital, como o Youtube.

Além dos vídeos nativos – aqueles que são publicados diretamente na plataforma – ou dos links de vídeos no Youtube,  o Facebook também oferece o serviço de live streaming Facebook Live. A transmissão ao vivo pode acontecer de qualquer smartphone e já se tornou uma ferramenta poderosa de marketing digital para a interação entre a marca e o público.

Como utilizar os vídeos no Facebook

O sucesso de um vídeo no Facebook vai depender de alguns fatores. A publicação precisa ser relevante para o público-alvo da empresa. A qualidade da imagem e do áudio (principalmente) precisam ser boas. Outro ponto importante é saber quando publicar o vídeo. O dia da semana e horário são fatores que não podem ser ignorados pelo profissional de marketing digital quando a ideia é impactar pessoas.

1 – Seja relevante

Eduque, inspire, divirta ou informe. Seja qual for o seu negócio ou estratégia de marketing digital, lembre-se que um vídeo precisa ter uma motivação para ser gravado e publicado. A linguagem escolhida para os seus vídeos dirá muito sobre a sua marca. Ele pode ser mais educativo, como um “Faça você mesmo”, ou mais informativo como uma resenha sobre um produto. Ele pode ser até humorístico, se essa for a sua proposta. O importante é que você não crie materiais vagos, sem ser específico. Vá, sempre, em direção a sua audiência.

2 – Dê destaque

Quando você marca um vídeo em destaque na sua fanpage precisa ter em mente por que aquele vídeo é mais importante que os outros naquele momento. Ele pode ser o melhor vídeo que você já gravou ou o mais relevante para o seu público. Ele também pode ser o vídeo principal da página – que explica o seu negócio – ou ainda um vídeo que você queira destacar naquela semana, pois trata de um tema atual que pode viralizar, por exemplo. Lembre-se, tudo precisa ser orientado pela estratégia de marketing digital que você escolher.

3– Chame seu público para a ação

O Facebook oferece diversas opções de call to action, um botão utilizado para destacar uma ação. Entre elas, use a “Assistir vídeo” para chamar seu público para conferir mais informações sobre seu serviço ou produto naquele vídeo. Algumas pessoas podem estar desatentas e não perceber o vídeo disponível. Outras podem ficar em dúvida se o conteúdo realmente vale a pena. Mas com o chamada para a ação, essa pessoas podem sentir-se mais motivadas a conferir o que está ali. Se o seu vídeo for uma apresentação sobre o seu negócio/produto, o call to action é quase que uma obrigação.

4- Pense na experiência do usuário

Se você publica vídeos com frequência e sobre temas diversos, uma ótima opção é separá-los em playlists. Os usuários poderão encontrar todos os vídeos sobre determinado assunto ou produto em um único espaço. Além disso, você pode fazer com que o espectador vá assistindo um vídeo seguido do outro e, assim, gerar mais visualizações em vídeos que não tiveram um engajamento tão bom. Outra vantagem é a organização da sua página. O usuário sentirá mais confiança ao ver que você já falou sobre aquele tema ou serviço em outros vídeos, transformando sua marca ou você em uma referência no assunto.

5- Faça o melhor possível

Qualquer empresa pode gravar vídeos e publicá-los em uma fanpage no Facebook. O que vai diferenciar os vídeos de uma marca ou de outra é a qualidade das publicações. Não é necessário um super investimento em equipamentos, mas alguns fatores farão a diferença. A iluminação é uma delas, assim como o enquadramento, a narrativa e o som. O ideal é pensar no vídeo antes da gravação. Algumas dicas:

    • Invista em uma boa câmera, um tripé e iluminação.
    • Um microfone auxiliar é sempre uma boa pedida.

Facebook Live como estratégia de marketing digital

A Linha de Tempo no Facebook está bem mais dinâmica hoje em dia. A chegada do Facebook Live contribuiu para que esse dinamismo aumentasse também nas páginas de fãs. As marcas estão aproveitando a tendência para divulgar conteúdo e informações sobre seus produtos ou serviços de uma forma mais criativa e relevante.

Dicas para utilizar o Facebook Live:

  • Defina um dia e horário para fazer o streaming e programe-se. Convide seus fãs com antecedência para que todos possam se organizar para participar.
  • Faça uma boa descrição. Ela será a unica informação sobre o vídeo antes dele começar.
  • Garanta uma boa conexão (ninguém merece uma conexão ruim).
  • Incentive a interação, responda os comentários, peça a opinião dos espectadores.
  • Convide seus fãs e espectadores para se inscrever e receber uma notificação sempre que você estiver ao vivo.

Vídeos nativos ou link do Youtube

Ao publicar um vídeo no YouTube, é possível compartilhá-lo em mais de 10 mídias sociais diferentes, inclusive no Facebook – mas o usuário precisa apertar o play para exibi-lo . Por outro lado, os vídeos nativos do Facebook são reproduzidos automaticamente pela plataforma (a não ser que o usuário desative essa opção), o que aumenta as chances de atrair a atenção do usuário e garantir um maior número de views, comentários, curtidas e compartilhamentos.

O link do YouTube também aparece na Linha do Tempo com um espaço pequeno, uma imagem difícil de identificar e o nome do vídeo. Já o vídeo publicado diretamente no Facebook é maior e tem mais destaque. Alguns testes mostram que o número de curtidas, comentários e compartilhamentos de um vídeo nativo ultrapassa, sem sombra de dúvidas, o de um link do Youtube.

Agora que você já sabe como os vídeos são importantes e quais são as opções oferecidas pelo Facebook, chegou a hora de inclui-los nas suas estratégias de marketing digital.






Escrito por: Equipe Guia-se







A importância dos vídeos dentro do Facebook
Dê uma nota!


Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?