15 abr 2016

Usuários preferem compartilhar conteúdo de terceiros no Facebook

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Usuários preferem compartilhar conteúdo de terceiros no Facebook
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Postagens com conteúdos pessoal e original ficam cada vez mais escassas nos Facebook

 Ao invés de publicar postagens pessoais, usuário prefere compartilhar conteúdo, como notícias, memes e vídeos, na rede social

Dados do site “The Information“, especialista em notícias de tecnologia, divulgados na última semana, mostram que os 1,6 bilhão de usuários do Facebook vêm postando menos conteúdo sobre suas vidas na rede social. Ao invés disso, as pessoas preferem compartilhar conteúdo de terceiros –como notícias, memes e vídeos, na Linha do Tempo da rede social.  Os dados foram colhidos no meio do ano passado, mas só foram divulgados agora.

Segundo o site de tecnologia, os números mostram que, enquanto o total de compartilhamentos cai aproximadamente 5,5 % ao ano, o compartilhamento de conteúdo original, aquele gerado pelo próprio usuário, vem caindo cerca de 21% ao ano. Entre os usuários que estão ativos na rede, só 39% postam conteúdo pessoal e inédito semanalmente, e 6% destes usuários já direcionam as postagens a amigos ou grupos, ao invés de compartilhar na Linha do Tempo.

O site afirma ainda que o aumento no número de amigos de cada usuário no Facebook pode ser o motivo para redução nos compartilhamentos originais e para a migração desses conteúdos para outras plataformas, como o Snapchat e o Instagram.

As informações do site também são muito importantes para quem tem uma página de empresa no Facebook, afinal, se o usuário está preferindo compartilhar conteúdo de terceiros, quer dizer que a chance dos seus fãs compartilharem seus posts são maiores. Para isso, é importante que o empresário ou consultor de marketing digital preocupe-se em criar um conteúdo de qualidade, interessante e que gere engajamento com o público – saiba mais sobre marketing de conteúdo.

Se os compartilhamentos no Facebook vem caindo, mesmo os de terceiros, também é um momento interessante para as empresas e marcas pensem em outras mídias sociais como meio de divulgação de seus produtos e serviços, como o Instagram, Snapchat, PeriscopeTwitter e tantos outros. A ideia é não apostar somente em uma rede social, por mais forte que o Facebook seja.

 

Novidades no Facebook não param

Preocupado com o novo comportamento dos usuários, o Facebook tomou uma série de medidas para ajudar a conter a queda no conteúdo original, entre eles o novo desenho do aplicativo para celulares, que tornou os posts mais fáceis de serem feitos; o recurso “Neste Dia” que relembra os usuários datas comemorativas e recordações ocorridas no passado; e, a mais recente, a expansão do Live Video a todos os usuários, a fim de encorajá-los a compartilhar momentos pessoais ao vivo, como no Snapchat.

No dia último 6, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, também deixou escapar em uma Live, que ele gravou com perguntas e respostas sobre as novidades já disponíveis na rede social, uma versão VIP do app para celulares (também conhecido como versão amarela) com mudanças na barra de postagens e novas funcionalidades, como postagens de GIF, músicas e slideshow. Depois do flagra, Mark afirmou que as opções ainda estão em fase de testes e nem todas podem ser liberadas na versão oficial.

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CEO deixa escapar imagens da versão VIP do Facebook que ainda está em teste

Além das mudanças para os usuários, o Faceboook divulgou outras novidades no F8 Conference, evento anual do Facebook voltado para desenvolvedores que aconteceu nos dias 12 e 13 de abril. Entretanto, nem todas já estão disponíveis e algumas ainda estão em versão beta.

Conheça as novidades: Facebook Account Kit, um kit de APIs que permite aos desenvolvedores facilitarem a vida dos usuários com logins mais rápidos e seguros, através do número do telefone celular e um token para certificar o login; o Social Plugin, no qual o Facebook propõe o uso do “Salvar Links” para guardar páginas de produtos de lojas de e-commerce; Profile Expression Kit, que proporciona ao usuário mudar a imagem do perfil apoiando uma causa ou com conteúdo de um app editor de foto, GIF ou vídeo de forma mais fácil; Analytics for Apps, para aplicativos móveis o Facebook já oferece uma ferramentas capaz de monitoras as atividades; Sharing Quote, para compartilhar um texto inteiro ou apenas parte do post, livro ou outro documento; e o Messenger bots, “robôs” que poderão responder automaticamente as mensagens de clientes.

 

 






Escrito por: Equipe Guia-se







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