BLOG – Marketing Digital

Sazonalidade: Como trabalhar estratégias de marketing digital

13 abr 2022

O que é Sazonalidade?

Sazonalidade refere-se a algo que é temporal, ou seja, acontece em um período específico e passa. É assim que chamamos as datas comemorativas, por exemplo, que é uma época em que todo o comércio se prepara para vender determinados produtos e serviços para um público específico.

Dentro dessas datas sazonais temos o dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, das crianças, black friday, entre outras ainda mais específicas (como páscoa ou dia do consumidor). Para essas datas, temos uma grande movimentação de empresas de produtos e serviços para vender mais.

A Importância do Marketing Digital nas Sazonalidades

Sabemos que hoje os consumidores estão no digital. Intercalando entre as principais redes sociais, fazendo pesquisas no Google, assistindo vídeos, enfim… passam a maior parte do tempo on-line. Por isso, para ter sucesso em uma sazonalidade, hoje, é fundamental investir no Marketing Digital.

Já dizia a frase: “quem não é visto, não é lembrado”. Quem deseja presentear alguém em uma sazonalidade, precisa ter contato com o seu produto ou serviço para considerá-lo uma opção viável. Um post, uma campanha de e-mail marketing, um anúncio nas redes sociais ou no Google são ótimas ferramentas para ser visto e vender mais em uma sazonalidade.

O primeiro passo é o planejamento

Agora que já entendemos o que é sazonalidade e a importância do Marketing Digital nessas épocas, podemos falar sobre a parte prática. E o primeiro passo para ter sucesso na sua estratégia é planejar.

Pode parecer simples, mas na correria do dia a dia, o planejamento pode acabar passando batido. Faça um calendário com as datas sazonais que você deseja trabalhar e que se encaixam com o seu produto ou serviço. A partir desse calendário, estipule as datas para começar a trabalhar no planejamento até colocar a campanha no ar definitivamente.



Além disso, é necessário reservar um caixa específico para as campanhas. Para um planejamento de marketing ter sucesso, o planejamento financeiro é fundamental. Analise os investimentos necessários e comece a reservar caixa conforme as suas possibilidades.

Defina a comunicação conforme o seu objetivo

Outro ponto importante, é definir qual será a comunicação da sua campanha. Para o dia das mães, por exemplo, você quer transmitir uma mensagem que cause emoção nas pessoas? Ou deseja trabalhar algo mais bem humorado, que faça as pessoas darem risada?

Essa comunicação precisa ser bem definida para que os materiais (imagens, vídeos, copy) estejam de acordo com aquilo que você imagina para a sua campanha.

Além disso, é necessário estabelecer com quem essa campanha irá comunicar. Se é uma campanha de dias das mães, a comunicação deve ser com os filhos que estão buscando um presente. Se é uma campanha de dia dos namorados, a comunicação deve focar no casal. Dia das crianças, pode ter uma campanha para os pais e outra para os filhos.

Considerar campanhas passadas

Para ajudar a traçar novas estratégias, podemos também olhar para o que já foi feito. Como foram as campanhas anteriores? Como foi a comunicação, quem foi o alvo da campanha? Vendeu muito, vendeu pouco? As pessoas se engajaram?

Dessa forma, temos um histórico completo em mãos que pode nos ajudar a seguir o mesmo caminho ou fazer algo completamente diferente.

Analise os resultados

Por último, é fundamental que você registre todos os resultados dessa campanha. Resultados financeiros, o engajamento interno e externo com a campanha e as vendas. São essas métricas e resultados que poderão nortear uma boa campanha no ano seguinte (ou na data seguinte).

Contrate um profissional com antecedência

Se o seu objetivo for vender mais e ter resultados diferentes, é importante contar com ajuda profissional de uma agência de marketing, que já tem experiência em anúncios, copy, artes, vídeos e tudo o que envolve uma campanha.

Mas para ter esses bons resultados, a preparação é importante. Então, após ter o calendário de sazonalidades pronto, já entre em contato com uma agência e prepare-se antecipadamente, pois uma campanha bem feita exige tempo de planejamento e execução que determinam os resultados.

Seguindo esses passos será possível aproveitar as sazonalidades para vender muito mais e trazer aquela injeção de caixa que faz toda a diferença!

Nossas unidades

SOMOS + DE
160
AGêNCIAS

Brasil: 15 estados | 70 cidades