22 mar 2017

Qual o melhor plugin SEO WordPress?

Criação de Site








MELHOR PLUGIN SEO WORDPRESS

O melhor plugin SEO WordPress é aquele que consegue deixar o conteúdo do site perfeito aos olhos dos buscadores, como o Google

Obter sucesso com um blog não é uma tarefa simples. Não há garantia de que mesmo produzindo o melhor conteúdo o seu site apareça nas primeiras páginas dos buscadores e conquiste muitos leitores. É preciso batalhar bastante quando o assunto é levar um blog ao topo do ranking do Google, por exemplo. Por sorte, já é possível contar com um ajudante, que está entre as melhores ferramentas SEO, neste processo no seu site WordPress: o plugin Yoast SEO. Além de otimizar o seu site para os buscadores, o Yoast SEO o ajudará a se tornar mais amigável aos usuários.

Como instalar o melhor plugin SEO WordPress

O primeiro passo para começar a utilizar o melhor plugin SEO WordPress no seu site é instalando-o no seu site WordPress. Para isso, basta ir até a Dashboard e, em seguida, até a coluna com a opção Plugins. Se passar o cursor verá a opção “adicionar novo”, você precisa clicar nesta opção e será levado para uma página do WordPress com diversas opções de plugins. Talvez, o Yoast SEO já esteja em destaque em uma das seções, mas se não estiver, basta buscar na barra de pesquisa. Depois de instalado, a sigla SEO aparecerá na sua barra lateral da dashboard.

Você vai precisar configurar o Yoast SEO, mas se você já utiliza um  plugin de SEO é só exportar as configurações. Isso vai adiantar o trabalho, caso contrário, é hora de colocar a mão na massa. Cada site terá a sua configuração ideal, mas neste artigo vamos ajudá-lo a trabalhar da melhor forma.

MELHOR PLUGIN SEO WORDPRESS

Como configurar o Yoast SEO plugin

Ainda na barra lateral, passe o cursor sobre a sigla SEO e clique em “Geral”. Nesta tela, você não precisa mudar nada, a não ser que queira fazer uma espécie de tour pelo plugin. Siga para “Suas informações” e coloque o nome do seu site e o nome alternativo, caso tenha um.  Neste ponto você também dirá ao plugin se seu site ou blog pertence a uma empresa e incluirá o logo do negócio. Isso é importante, pois a partir do seu Knowledge Graph, os resultados do Google serão mais assertivos. Você também vai precisar verificar as ferramentas para Webmaster. Escolha entre as ferramentas disponíveis e faça a verificação do seu site. A seção segurança é importante se você tiver vários autores no seu site e não quiser que todos tenham acesso às configurações. Caso contrário, a seção não precisa estar ativa.

Otimizando seu site com o melhor plugin SEO WordPress

Título

Configurar os títulos do seu site é fundamental, pois você decidirá como eles aparecerão nas páginas de resultados nos motores de buscas de site como o Google. Escolha aqui também o símbolo que irá separar o nome do seu site e o título de cada post do blog/site.

Tipo de post

Você também pode configurar o tipo de postagem do seu site e blog. Crie templates para títulos e meta-descrições das suas páginas. É importante que você não deixe a área da meta-descrição em branco nas suas postagens, pois elas ajudarão os motores de buscas a encontrar o seu conteúdo.

Meta Robots, Data na prévia do Snippet e Yoast SEO Meta Box

Na funcionalidade Meta Robots você verá duas opções: “index” e “noindex”. Na maioria dos casos, o opção escolhida será “index”.  Se escolher “Noindex”, estará dizendo para os motores de buscas não indexarem sua página. Você definitivamente não quer isso.

A escolha da Data na prévia Snippet dependerá bastante do tipo de conteúdo que você deixará disponível no seu site. É importante entender que a data pode deixar seus post com cara de ultrapassado. Pense bem ante de utilizar. Conteúdos atuais e mais noticiosos precisam da data, caso contrário é você quem escolhe.

Para blogs que podem possuir diversos autores e contribuidores, você pode deixar a Yoast SEO Meta Box selecionado. Assim,  você evita que eles não configurem o Yoast dentro das páginas específicas do blog.

Além dessas opções, você também pode configurar como seus conteúdos são arquivados e outros detalhes.

Como conectar o melhor plugin SEO WordPress as redes sociais

Na seção Social você encontrará a opção “Contas”. Será muito simples configurar suas redes sociais no Yoast SEO. Basta colar as URLs nos espaço sinalizados para cada rede. Fazendo isso, você também irá ajudar os buscadores a identificarem  que esses redes sociais estão conectadas ao seu site.

Nas abas, você também conseguirá configurar como seu conteúdo será compartilhado em cada mídia social. É possível selecionar uma imagem padrão para as páginas sem imagens. Além disso, você pode indicar um administrador para cada rede.

Seção Avançado do Yoast SEO

Neste ponto, você poderá configurar itens mais complexos, como os Breadcrumbs ou Trilhas de Navegação. Na própria aba, você encontrará um artigo para ajudá-lo a entender melhor como funcionam os Breadcrumbs –  eles indicam como chegar até aqu00ela página. Os Links Permanentes também serão configurados nesta fase. É possível deixar a estrutura das suas URLs e links permanentes mais amigáveis aos “robôs” que fazem as buscam em sites como o Google.

Yoast SEO na prática

Agora é a hora de colocar em prática as técnicas de SEO para WordPress.

Este plugin dá a opção de passar todo o seu site e conteúdo pelo SEO configurado até aqui. As ferramentas disponíveis são:

  • Editor de Arquivo
  • Editor em Massa
  • Importar e Exportar
  • Cálculo de SEO

Depois de configurar tudo, é a hora de ir até os posts do seu site e visualizar como está a avaliação do Yoast SEO em cada postagem do seu site.

  • Ponto verde – post amigável para os motores de busca.
  • Ponto laranja –  post com erros significativos, mas que pode ser melhorado.
  • Ponto vermelho – post com sérios problemas para buscadores.
  • Ponto cinza – post sem informações para avaliar. Por exemplo, sem uma palavra-chave definida.
MELHOR PLUGIN SEO WORDPRESS

Aprenda como fazer SEO no seus posts

Como otimizar um post

No final de um post, você encontrará a aba do Yoast e a primeira coisa a se fazer é informar sua palavra-chave. Depois é a vez de decidir qual será o título para SEO blog que pode ser diferente do título do post. A posição da palavra-chave é importante neste título, assim como o tamanho do título. Se o título estiver bom, a barra abaixo dele ficará verde.

O Slug, ou URL, também precisa conter a palavra-chave e ser curto para ser amigável para os buscadores. O Yoast SEO irá separar automaticamente as palavras da URL com hífen. Já a meta-descrição, que não influencia diretamente o ranqueamento, precisa ser escrita com cuidado. Ela pode ajudar você a conquistar mais cliques no seu post, pois aparece em destaque nas páginas de busca. Não esqueça de usar a palavra-chave nela também.

melhor plugin seo wordpress

Veja como o Yoast SEO aponta os erros nos seus post

Conclusão

Você perceberá que o  Yoast aponta os erros de cada post de forma auto-explicativa, o que ajudará você a consertar o máximo possível. Você também perceberá que nem sempre será possível ou necessário deixar tudo verde. Lembre-se o conteúdo deve ficar amigável para os buscadores, mas antes de tudo precisa ficar amigável aos leitores. Você escreve para pessoas e não para “robôs” do Google SEO, certo?

O melhor plugin SEO WordPress deve ajudar você a alcançar mais leitores e não atrapalhar as suas estratégias de conteúdo tornando o seu texto repetitivo e sem nexo.

 






Escrito por: Equipe Guia-se









Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital
Fale com um de nossos consultores