15 mar 2016

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Datas comemorativas podem alavancar as vendas

O Dia do Consumidor é comemorado hoje, mas muitas lojas estendem as promoções por toda a semana a fim de vender mais

Não é novidade para os consumidores digitais: as datas comemorativas, como Dia do Consumidor, Dia do Cliente, Black Friday, Boxing Day e Cyber Monday, já se tornaram sinônimo de preços baixos nas lojas virtuais. Independente do produto comercializado pelo e-commerce, não dá para deixar de aproveitar estas ocasiões para divulgar uma marca e vender mais. Entretanto, é preciso planejar as ações promocionais para não acabar perdendo dinheiro ou até manchando a imagem da loja com ofertas incoerentes.

Hoje é o Dia Internacional do Consumidor, mas se você não se preparou para esta data é melhor deixar as promoções para as próximas comemorações (Páscoa – 27 de março; Dia do Beijo – 13 de abril; Dia das Mães – 8 de maio). Comece a planejar as ações o quanto antes, assim será mais fácil atingir o seu público-alvo.

Para se ter uma ideia, o Buscapé, site de comparação de preços, realiza este ano a 3ª edição do Dia do Consumidor Brasil, a fim de reunir os melhores descontos para os consumidores. A data escolhida é amanhã, dia 16, pois muitas lojas mantém os descontos do dia 15 durante a semana toda – transformando a ocasião em Semana do Consumidor. Segundo o Buscapé, no ano passado, a ação faturou R$ 200 milhões. O ticket médio foi de R$ 425 e os produtos mais vendidos foram  do setor de cosmético e perfumaria – em relação ao número de pedidos -, e de telefonia – em relação ao faturamento.

Para planejar um ação promocional em uma data comemorativa é importante levar em consideração quais datas se adaptam melhor ao seu comércio. Datas como o Dia do Consumidor funcionam para todos, já Páscoa e Dia das Mães, por exemplo, são mais segmentados. Uma opção de descontou que sempre faz sucesso é o frete grátis, mas se a loja está com determinado produto em estoque, vale baixar o preço para potencializar as vendas. Investir em um bom desconto nos produtos mais procurados da loja também é uma estratégia interessante para essas datas.

Escolhida promoção é hora de divulgar – principalmente em casos de promoção relâmpago que durarão apenas um, dois ou três dias. Campanhas de e-mail marketing, divulgação nas redes sociais, links patrocinados e ações de SEO são algumas das muitas opções para lançar a sua ação promocional. Não é preciso investir em todas, escolha aquele com o qual o seu público-alvo tem mais afinidade.

Datas comemorativas não tão convencionais, como Dia do Beijo, Dia do Orgulho Nerd e o Dia do Frete Grátis, podem dar retornos inesperados dependendo do perfil do seu negócio e da ação promovida. Além disso, como não é comum, a chance da sua loja ser uma das poucas com descontos naquele dia é maior do que em datas mais conhecidas.

Lembre-se: após finalizar uma promoção em uma data comemorativa, não esqueça de mensurar os resultados. Isso é muito importante para descobrir quais pontos podem ser melhorados, quais produtos ou serviços se destacam e se vale a pena repetir o formato na próximo data.

A Guia-se Negócios pela Internet é especializada em marketing digital. Se você ainda não possui um e-commerce ou se precisa de ajuda para divulgar suas ações promocionais, fale conosco.






Escrito por: Equipe Guia-se







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1 comentário

  1. Ramuel 7 de maio de 2016 at 0:10 - Reply

    Cara, já pensei em vender pela internet, mas acho complicado, alguma sugestão?

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