13 set 2016

10 práticas do Marketing Digital primordiais para o sucesso da minha empresa

Planejamento Estratégico




10 práticas do Marketing Digital primordiais para o sucesso da minha empresa
2.2 (44%) 15 votes




Guia-se Agência de Marketing Digital - Práticas de Marketing Digital

O marketing digital planejado aproxima o cliente de uma marca e traz resultados

Os brasileiros gastam, em média, cerca de 5 horas por dia conectados à internet, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Essa informação já é suficiente para que qualquer empresário saiba que uma marca precisa estar na internet o quanto antes se quiser ter sucesso.

Porém, apostar em presença digital sem uma boa estratégia de marketing digital, com certeza, não irá colaborar para que uma empresa alcance bons resultados na web. Estar na internet não é garantia de que uma marca irá aproveitar todas as tendências do mercado on-line. O melhor caminho para investir em marketing digital é um bom planejamento estratégico digital. Para isso, é interessante considerar algumas boas práticas, confira:

Relacionamento com consumidor

O consumidor é a parte mais importante para um negócio.  O objetivo do comércio ou de uma unidade de serviço é vender algo para alguém –  no caso – para o cliente.  Seja numa loja física ou virtual o relacionamento com o público-alvo é imprescindível.  O boom da informação empoderou os consumidores e lhes deu a consciência de seus direitos. Ou seja, quem ditará as regras na internet também serão os clientes.

Uma ótima conduta para empresários que estão entrando na internet agora é observar o comportamento do público-alvo de seu negócio na rede. Onde eles estão, o que eles buscam, como se relacionam e quando estão online são das questões que precisam ser respondidas pelas marcas que querem se relacionar com seus clientes de forma duradoura na internet. Os melhores canais para estabelecer essa relação são as mídias sociais, sites e blogs, e campanhas de e-mail marketing. Lembre-se: o cliente precisa estar no centro de todas as estratégias digitais de uma marca.

Visibilidade da marca

“Quem não é visto não é lembrado”. Essa frase parece clichê demais para você? Saiba que quando se trata de marketing digital ela faz todo o sentido. Uma marca precisa aparecer se quer aproveitar tudo o que a internet pode proporcionar. Mas é preciso tomar cuidado. Não basta criar um site, uma página ou perfil nas mídias sociais e enviar alguns e-mails para, simplesmente, aparecer.

Dificilmente, a marca irá conseguir a atenção do público-alvo com propagandas que “empurram” um produto ou serviço. Uma ferramenta que funciona muito bem é o marketing de conteúdo. A marca precisa despertar o interesse do público, criar nas pessoas uma necessidade e só depois apresentar a solução. Para isso, é preciso desenvolver um conteúdo único e que fale a “língua” do cliente. Nas mídias sociais, as marcas também devem tomar cuidado com as informações disponíveis. É muito importante esteja correto e com fácil acesso.

Autoridade no assunto

Talvez você não tenha percebido, mas nós temos um profundo senso de autoridade. Desde criança as pessoas são educadas a respeitar figuras com autoridade como professores. Se o objetivo  de uma marca é influenciar muitas pessoas e construir uma boa presença online, o melhor caminho é trabalhar a sua autoridade. Isso fará com que uma marca mereça ser ouvida.

Uma boa dica para demonstrar a sua autoridade é o Google.  O buscador ranqueia sites e páginas importantes em melhores posições que os demais. Com as técnicas de SEO é possível otimizar o site e o conteúdo do mesmo. Quando um site está entre os primeiros lugares do Google a sensação de autoridade é automática. Outras ferramentas podem ajudar uma empresa a demonstrar sua, um canal no Youtube, podcast, e-book, blog, entre outros.

Informações relevantes para o consumidor

Antes de começar a publicar conteúdo relevante para atrair visitantes para um site ou blog, é preciso descobrir quem é a sua audiência? Uma pesquisa de mercado com os clientes do negócio já irá ajudar o empresário a descobrir as dores e desejos do seu público-alvo. A criação de personas pode ajudar a concretizar está prática. Conhecendo melhor o comportamento das suas personas, é possível descobrir que tipo de conteúdo elas preferem, quais as palavras-chaves mais procuradas, quando elas estão on-line e como elas consomem.

Depois de descobrir quais são as necessidades, aflições e desejos de um público, chegou a hora de organizar e produzir conteúdos que supram as necessidades. É importante planejar diferentes formatos de conteúdo: vídeos, artigos, podcast, infográficos, entre outros. Também é interessante seguir um calendário pautado em datas importantes para o segmento, seguir padrões de SEO e postar conteúdo com frequência.

Métricas de análise

Umas das vantagem do do marketing digital é o poder de mensurar os resultados precisamente. Portanto, qualquer marca que quer investir em presença digital deve começar a medir imediatamente se suas ações na web dão retorno esperado.

A métrica de análise é bem diferente da métrica de vaidade. É preciso levar em consideração os leads e os clientes gerados a partir de um site, anúncios no Facebook ou campanhas e-mails. Lembre-se: o objetivo de uma marca é, e sempre será, vender algo, seja no comércio on-line ou off-line.

Só saber o número de visitantes de um site, o alcance de uma publicação nas mídias sociais e o número de e-mails entrega não irá fazer diferença. É, claro, que é bom ter audiência, mas se as ações não estão dando o retorno esperado, o caminho está errado. São as métricas de análise que as pistas para melhorar o rendimento na web.

Estudo/segmentação do público-alvo com mais facilidade e efetividade

Fazer marketing digital sem segmentação seria uma tremenda oportunidade jogada fora. Por mais versátil que seja uma marca, ela não vai atingir todas as pessoas de uma só vez em uma campanha. É provável que diferentes pessoas se interessem por uma marca se ela oferece uma gama de produtos ou serviços, mas para ficar próximo da cada possível cliente é preciso planejamento estratégico e segmentação.

A segmentação, além de ser mais assertiva, vai ajudar a empresa a economizar. Isso porque com o público segmentado, ela só pagará por visualizações, cliques ou envios direcionados – ou seja, só receberão o conteúdo aqueles que realmente podem se interessar pela marca. A melhor forma de fazer isso é a criação de personas. Quanto mais detalhes do público-alvo a empresa tiver, mais fácil será chegar até eles e ser mais efetivo em uma oferta.

Praticidade para o consumidor

Mesmo que a empresa opte por não ter uma loja virtual e mantenha as atividade somente no físico, o marketing digital precisa ser algo que facilite a vida do comprador. Por isso, quanto mais informações o usuário tiver sobre a empresa melhor. A internet se torna uma grande vitrine para a marca e precisa ser alimentada 24 horas por dia para atingir o máximo de clientes possíveis.

Muitas vezes, o primeiro contato de uma pessoa com a marca acontece por meio da internet. Ali eles podem comparar preços, conhecer melhor os produtos, tirar dúvidas e até fazer reservas. Por isso, quanto mais dados sobre a marca e produtos/serviços a empresa tiver disponível na rede melhor será a aproximação do cliente. A ideia é que a internet seja uma aliada tanto para o público-alvo quanto para o empreendedor. Não investir em marketing digital é jogar fora a oportunidade de mostrar ao mundo quem aquela marca e por que comprar naquele estabelecimento vale a pena.

Melhor ROI do mercado

O termo ROI é uma sigla para a expressão em inglês “Return on Investment”, ou “Retorno sobre Investimento”. Ele indica quanto dinheiro a empresa está ganhando a partir de cada investimento. Isso inclui campanhas de marketing digital, por exemplo. A ideia não é somente manter o que está dando retorno e eliminar os desperdícios, mas também otimizar aqueles que já funcionam.

As métricas de análise vão ajudar a empresa a mensurar o que está dando resultado e, a  partir dessas informações, a marca irá definir o que manter e o que descartar, a fim de obter o melhor ROI do mercado. A melhor maneira para calcular o ROI é :

ROI = lucro do investimento-custo do investimento/custo do investimento

O lucro do investimento não é o ganho total em vendas.  É a margem de lucro sobre cada venda. A margem de retorno sobre cada investimento varia bastante, dependendo principalmente da qualidade no planejamento e na execução da ação.

Ao  contrário das métricas de vaidade, o ROI dá informações mais concretas e pode ajudar a empresa a identificar onde cortar gastos, aumentar o lucro, criar resultados duradouros, motivar a equipe e fortalecer a cultura da empresa.

Alcance Global

Talvez, uma das principais vantagem do marketing digital seja o alcance global. Com ações na internet é possível alcançar em um curto espaço de tempo, pessoas em diferentes localidades. Esse alcance nem se compara ao alcance do marketing tradicional. Para chegar o mesmo número de pssoas atingidas com o marketing digital, provavelmente uma empresa teria um custo extremamente elevado, o que seri inviável.

Uma campanha com outdoors ou flyers tem a limitação geográfica, já no mundo virtual qualquer marca pode ter alcance global, uma vez que não existem limites a serem ultrapassados. Quase tudo está  a apenas um clique de distância. A empresa que sabe aproveitar essa vantagem certamente irá se destacar na rede.

Interatividade

O marketing tradicional é uma via de mão única. Já o marketing digital  permite que a distribuição de informações seja bilateral. Ou seja, uma troca entre a marca e os usuários/clientes. Isso dá as empresas a possibilidade de criar interações mais ricas e profundas com seus prospects e clientes.

É simples, a marca irá chamar mais a atenção do público com ações de marketing digital e em troca irá receber muitas informações comportamentais e demográficas. Essas informações podem ajudar a empresa descobrir mais detalhes do seu público-alvo e, com isso, desenvolver ações cada vez mais eficientes. Ou seja, quanto mais a marca oferece ao cliente uma publicidade direcionada, mais detalhes sobre essa ação ela terá.

 






Escrito por: Equipe Guia-se







10 práticas do Marketing Digital primordiais para o sucesso da minha empresa
2.2 (44%) 15 votes


Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?