08 dez 2016

Por que criar um site

Criação de Site




Por que criar um site
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Nessa postagem vamos falar um pouco sobre site tratando de assuntos como, por que ter um site, o que é site gerenciável, vantagens de ter um site, SEO, responsividade, Mobile e Google Analytics.

Plataformas de site

Um site pode ser criado sem nenhuma plataforma e ter pleno funcionamento, mas normalmente é com uma plataforma que torna o site gerenciável. As plataformas mais conhecidas e mais usadas são WordPress, Joomla e Magento, sendo Magento mais comum para criação de loja virtual, porém também é possível fazer sites institucionais com ela.

Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens e qual seria a melhor opção para você vai depender da sua necessidade. O ideal é que a agência que irá criar seu site faça a sugestão de acordo com o seu caso.

Muitas vezes, as 3 plataformas podem atender a mesma necessidade. Então a escolha ficará de acordo com a facilidade e costume que a agência tem com determinada plataforma, podendo assim te entregar algo mais prático para o seu dia a dia e finalizar o projeto com mais agilidade.

Gerenciável

Logo acima foi comentado que a plataforma torna o site gerenciável, mas o que é um site gerenciável?

Site gerenciável é que permite o administrador atualizar seu conteúdo (textos e fotos) sem necessariamente ter conhecimento de programação, ou seja, você mesmo pode alterar um telefone, textos, fotos, preços, etc, sem depender de um programador.

E melhor ainda, sem precisar gastar sempre que precisar de uma atualização no site. Sem um site gerenciável, você provavelmente pagaria uma mensalidade para a agência ficar a disposição e/ou pagaria avulsamente conforme a necessidade.

Importante deixar claro que o que será gerenciável ou não no seu site dependerá da criação e do que foi combinado previamente para ser gerenciável. Costumamos dizer que o site nossos sites são 90% gerenciáveis. Normalmente o que não é gerenciável é parte do design e estrutura do site, como cores, efeitos, funções, etc. Essas partes do site normalmente são alteradas por um programador diretamente no código fonte do site.

Vantagens de ter site

E por quê ter um site? Vamos listar abaixo 6 motivos.

1 – Estamos no final de 2016, quase 2017. O mundo vive hoje de internet. O seu cliente vive navegando. A grande maioria das pessoas tem smartphones na mão com acesso a internet o dia inteiro. Se você não está presente na internet, você está muito atrasado e, sem dúvida, perdendo oportunidades.

2 – Ter um site é ter uma apresentação da sua empresa 24h por dia sempre à disposição para ser consultado. Está de férias? Está dormindo? Está muito ocupado? Não tem problema, seu site está à disposição para ser acessado a qualquer momento, de qualquer lugar do mundo e qualquer horário do dia. Ferramentas como o Google Analytics mostram horários de acesso no seu site e pode ter certeza que sempre existem acessos até mesmo de madrugada.

3 – Sabe aquela expressão “é a primeira impressão que fica” ? Pois é, seu site pode ser essa primeira impressão. Primeiro que não ter um site ou não ter um bom site já é uma má primeira impressão. Por outro lado, um site bonito e prático pode ser aquela boa primeira impressão que fica na cabeça do seu cliente e já o influenciando a comprar da sua empresa.

4 – O site da sua empresa pode ser mais um canal de contato entre você e seu cliente. Seu site pode ter um formulário de contato, que ao ser preenchido, é enviado automaticamente para seu email. E pode também ter um chat online para tirar dúvidas rapidamente. Sem contar que normalmente já se destaca no site o seu telefone, email e endereço.

5 – Seu site pode e deve ter seus produtos, portfólio e/ou serviços para seu cliente saber como você pode ajudá-lo e, se possível, conhecer outros de seus clientes e trabalhos realizados. Pode ter certeza que isso irá ajudar no convencimento.

6 – Com um site “em mãos”, você tem diversas possibilidades de se destacar com o marketing online, como Links Patrocinados do Google, anúncios no Facebook direcionado para seu site, Email Marketing com clique levando ao seu site. E, claro, colocar seu site em cartões de visita, folders, banners, outdoors, etc.

Responsividade

Site responsivo é um site que se adapta automaticamente mudando sua forma conforme o tamanho da tela, ou seja, se você abrir um site responsivo no computador e depois abrir no celular para comparar, você verá que ele estará diferente para facilitar a navegação em telas menores. Com isso, seu cliente não ficará vendo letras minúsculas, fotos gigantes e/ou até mesmo funcionalidades que, dependendo do aparelho de celular, nem mesmo conseguiriam reconhecer.

Até poucos anos atrás, ter um site responsivo era um diferencial, mas hoje em dia é praticamente obrigação. Diversas pesquisas mostram que o número de acessos à internet pelo celular já ultrapassou os acessos via computador.

E não se engane achando que somente porque eu site abre no celular, ele é responsivo. O seu site até pode abrir e funcionar no celular, mas se ele não muda sua forma automaticamente e se ajustando conforme o tamanho da tela, ele não é responsivo e provavelmente seu cliente irá desistir de navegar nele no celular por não ser nada prático.

Até mesmo o Google já anunciou há mais de um ano que dá prioridade para mostrar nas buscas os sites responsivos. Isso quer dizer que seu site aparecer bem nas pesquisas do Google, ele poderá não aparecer mais em breve se não for responsivo. Ou, se seu site nunca apareceu bem nas pesquisas, ele dificilmente irá aparecer se não for responsivo.

Ainda na dúvida do que é um site responsivo? Veja o exemplo abaixo. Abra esse site criado por nós no computador e depois abra no celular para ver a diferença.

www.engedes.com.br

Mobile

Em alguns casos, o cliente prefere ter um site mobile ao invés de um site responsivo. Mas qual a diferença?

Site responsivo é um mesmo site que muda sua forma automaticamente e seu conteúdo normalmente é o mesmo. Por exemplo, se você tem textos enormes explicando sobre sua empresa e seus serviços, esses mesmos textos também aparecerão no celular, o que ficará cansativo para ler em telas menores, mesmo que seu site seja responsivo. Normalmente quem está no celular, quer algo mais prático e rápido do que quando está na frente do computador.

Já um site mobile é um site criado separadamente do site versão desktop (para ser visto no computador). E, normalmente, o site mobile é mais enxuto, com menos conteúdo.

Veja um exemplo de site com versão desktop e versão mobile.

www.solarbraz.com.br (versão desktop)
mobile.solarbraz.com.br (versão mobile)

Quando o site é aberto em telas menores, a versão mobile será aberta automaticamente.

Google Analytics

Google Analytics é uma ferramenta gratuita que te possibilidade saber métricas do seu site como.

Veja abaixo algumas métricas que você pode consultar a qualquer momento.

– quantos acessos teve em determinado período;
– quanto tempo em médias as pessoas ficaram no seu site;
– quantas páginas em média acessaram;
– quais páginas foram mais acessadas;
– de onde vieram os acessos;
– em que cidade as pessoas estavam;
– pessoas que estão online neste momento acessando seu site;
– que dispositivo estavam usando como computador, celular, tablet;
– que plataforma estavam usando como Windows, Linux, IOS, Android
– que navegador usaram para acessar.

Como colocar Google Analytics no meu site?

O ideal é que seja inserido por uma agência ou alguém com conhecimentos de programação. Qualquer um pode entrar no site do Google Analytics, criar uma conta e pegar o código de acompanhamento, mas é preciso saber como e onde colocar corretamente esse código nas páginas do seu site.

SEO

Ainda falando de Google, é importante que seu site tenha o que chamamos de requisitos mínimo de SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que pode-se entender como Otimização para Mecanismos de Busca. Dizemos mecanismos de busca, pois além do Google existem outros buscadores como Yahoo e Bing, porém o foco acaba sendo o Google, pois é ele quem domina mais de 90% do mercado. Basta pensarmos no nosso próprio comportamento. Se você quer procurar algo na internet, você vai no Google ou no Bing? Acho que já sabemos a resposta. Provavelmente você nem sabia que existia o Bing.

E requisitos mínimos de SEO é o que consideramos o básico para que seu site possa ter mais chances de indexação no Google. Quando dizemos indexação no Google é quando seu site aparece nas pesquisas por determinadas palavras e, de preferência claro, que seja na primeira página do Google. Até porque seu site pode estar indexado, mas não necessariamente na primeira página.

Esse trabalho é feito na codificação, textos e fotos do seu site para que o Google possa ler e “entender” com mais facilidade do que se trata a sua empresa e seus serviços ou produtos.

E quando dizemos de SEO e indexação o foco não é somente aparecer com pesquisas pelo nome da sua empresa. Claro que aparecer com pesquisas pelo nome da sua empresa é importante também, mas quem pesquisa pelo nome já conhece sua empresa e provavelmente de um jeito ou de outro irá te encontrar. Mas o ideal é aparecer com palavras que remetem aos seus serviços ou produtos.

Por exemplo, se o cliente procura por “Guia-se Barueri“, ele já deve conhecer a empresa. Mas o cliente quem pesquisa por “criação de site em Barueri” está precisando desse serviço e talvez não conheça alguma empresa que faça. E é com isso que seu site pode te levar a novos clientes.

Quanto custa um site?

Isso é muito relativo. Como qualquer outro produto ou serviço, site também irá depender da sua necessidade, até porque ele pode ter diversas funções de acordo com o que você precisa, e também irá depender de com que agência você irá fazer.

Existem oportunidades de ferramentas prontas estilo “faça você mesmo”, mas pode ter certeza. Ninguém faz milagre. Não se engane achando que optando pelo mais barato ou pelo “faça você mesmo”, que você terá um bom site. E o mais importante, ter um site que seja investimento. Que foi bem trabalho, que é bonito, que é prático e que te ajuda a conquistar novos clientes.

Mas para te ajudar a ter uma noção de mercado, nós da Guia-se Barueri, temos sites alugados por R$ 400 e mensalidade de R$ 80. E temos sites comprados a partir de R$ 1.500.

Hospedagem

Qualquer site precisa de uma hospedagem para se manter no ar e, dependendo do plano ou empresa contratada, também ter direito a emails personalizados.

Emails personalizados são aqueles com o nome do seu domínio. Por exemplo: contato@nomedaempresa.com.br

Acredite. É muito mais profissional e passa muito mais credibilidade falar com uma empresa no contato@nomedaempresa.com.br do que no nomedaempresa@hotmail.com, por exemplo.

O valor da hospedagem também varia muito de acordo com o plano, “potência” do servidor, espaço disponível e quantidade contas de email. Mas para também te ajudar a ter uma referência, nós da Guia-se Barueri, oferecemos hospedagem para sites institucionais a partir de R$ 35/mês, R$ 90/trimestre ou R$ 300/ano.

Domínio

Para ter um site, você precisa também de um domínio, que nada mais é do que o seu www.nomedaempresa.com.br

Normalmente se registra domínios no www.registro.br que cobra R$ 30 por ano para cada domínio. A partir de 2017, o valor será de R$ 40 por ano.

Você pode também ter mais de um domínio que direciona para o seu. E uma dica importante é que o Google também lê o seu domínio para decidir se seu site irá ser apresentado para determinada pesquisa.

Por exemplo, você tem uma loja de sapato em Barueri. Se o seu cliente pesquisa por “loja de sapatos em Barueri” e você tem um domínio “www.lojadesapatosbarueri.com.br“, seu site terá mais chances de indexação. Somente o domínio com palavras-chave não garante que seu site será indexado, mas dá mais chances de sucesso nas pesquisas.






Escrito por: Jean Minganti


Formado em Administração de Empresas - FGV e Jornalismo - Universidade Metodista de São Paulo, com cursos de Assessoria de imprensa (Instituto Superior de Comunicação) e Fotografia (Escola artè - Florence, Italy).
Possui experiências como, Gestor de Atletas e Assesor de Imprensa (Basesoccer Brasil), Executivo de Atendimento (S2Publicom / Weber Shandwick / Golin Harris)







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