
O planejamento estratégico digital
O planejamento digital é uma das mais importantes áreas da comunicação digital. É através dessa metodologia que você vai entender os pilares que estão em torno do universo da sua marca e como crescer diante a um cenário tão competitivo nos dias atuais. Entender o mercado, saber o que a concorrência faz, entender quem é o seu consumidor e pensar a estratégia é fundamental para que a sua ação (seja um hotsite, um post no blog ou um aplicativo) dê o resultado esperado. Planejar, também, é entender que os resultados precisam ser alcançáveis e traçar os caminhos para esse sucesso.
Áreas de atuação do planejamento

Branding

Varejo

Omnichannel

Mobile

Lojas Virtuais

Performance

Conteúdo
A ação sem embasamento é só uma ação. Não garante o resultado.
Assim como só planejar não garante resultado. Se você quer crescer o seu site, sua loja virtual ou sua base de e-mail, por exemplo, é preciso fazer isso com embasamento, pesquisa e análise. Colocar tudo em uma linha lógica de raciocínio para chegar ao sucesso, e depois, é preciso executar o planejamento e é nesse momento que se diferencia uma simples ideia de uma ideia planejada, embasada e estrategicamente coerente ao seu negócio, ou seja, a ideia que vai realmente dar resultados e atingir seus objetivos.

Concepção do planejamento
Uma coisa é fato: grandes marcas não estão onde estão sem um planejamento minucioso, da mesma forma que elas não nasceram gigantes.
A Coca-Cola nasceu como um xarope para tosse, a Apple surgiu em uma garagem, o Uber nasceu de uma conversa, o AliExpress teve seu dono recusado por Harvard algumas vezes.
Poderíamos dar diversos exemplos aqui de empresas que começaram pequenas e hoje estão entre as maiores do mundo, com faturamento na casa dos bilhões. Elas nada seriam sem um bom planejamento e uma execução melhor ainda.
O que queremos para o seu negócio é somar a parte de inteligência de mercado com a parte de execução da nossa equipe e assim podermos fazer você crescer mais, vender mais e produzir mais! Bons planejamentos saem do papel e viram casos de sucesso!
Vamos fazer o seu caso de sucesso juntos?
Nosso consultor
Presente nos eventos da Guia-se, Felipe Morais é o nosso consultor parceiro para esse projeto. Formado em Publicidade, pós graduado em planejamento estratégico em comunicação, com especialização em planejamento da comunicação pela ESPM, autor do livro “Planejamento Estratégico Digital” e vencedor do prêmio “Profissional de Planejamento destaque do ano” pela Associação Brasileira de Agências Digitais, em 2016, Felipe é uma das grandes referências em planejamento do Brasil. Professor do tema em diversos MBAs pelo país como Faap, ESPM, Metodista, Impacta, FGV entre outros.


Felipe já palestrou em diversos eventos de marketing pelo Brasil, além de ser colunista de sites como Mundo do Marketing, iMasters, Oficina da Net, Ecommerce Brasil e Ecommerce News.
Atua no mercado digital desde 2001, com passagens pelas áreas de planejamento digital da TV1.com, NeogamaBBH, Tesla, Ponto Frio, Giuliana Flores, FPTI Digital, Salles Chemestri, Publicis Brasil, onde já atendeu clientes como Nestlé, Vivo, Symantec, Danone, Mercedes-Benz, Coca-Cola, Pirelli, Grupo Planet Girls, Bradesco, Chevrolet, Puma, Chocolândia, Siggo.com, Rossi entre outros.
Como contratar a assessoria de planejamento estratégico digital?
Montamos 4 produtos para sua escolha, e com certeza, um deles se enquadra no seu negócio. Os produtos são complementares, permitindo que você opte por começar devagar e ir analisando ponto a ponto, ou, estando a sua marca com um nível maior de maturidade, opte pelo pacote completo, no qual faremos os 8 passos importantes para o planejamento, presentes no pacote completo. Conheça as opções disponíveis.

Diagnósticos de Planejamento Estratégico
Veja abaixo os diagnósticos de Planejamento Estratégico que nós oferecemos

Planejamento Completo
Diagnóstico de marca
Entendimento de cenário & pesquisa de mercado
Definição do objetivo
Concorrência
Comportamento de consumo
Estratégia de negócios e comunicação
Posicionamento de marca
Plano de ação e KPIs
Prazo de execução: 60 a 100 dias corridos

Cenário da Marca
Diagnóstico de Marca
Entendimento de Cenário & Pesquisa de Mercado
Definição do Objetivo
Concorrência
Prazo de execução: 45 a 60 dias corridos

Comportamento de consumo
Comportamento e tendências de consumo
Prazo de execução: 15 a 20 dias

Diagnóstico Tático
Estratégia de Negócios e Comunicação
Posicionamento de Marca
Plano de Ação e KPI´s
Prazo de execução: 15 dias corridos

Acompanhamento do processo
Deve ser aplicado após a execução do planejamento
Pacote de horas mensais de acompanhamento
Reuniões presenciais ou online
Discussões de melhorias constantes
Confira abaixo cada um dos pontos, seus prazos de entrega e o que será entregue:

Diagnóstico de Marca
Entender tudo o que se passa dentro da empresa.
Serão feitas entrevistas de imersão com todos os envolvidos na marca: Presidência, diretoria, gerência, colaboradores, consumidores, ex-consumidores, call center entre outras áreas.

Prazo de execução: 20 a 30 dias
O que será entregue: Relatório do estudo contemplando todos os pontos analisados e caminhos a serem tomados.

Entendimento de Cenário & Pesquisa de Mercado
Esse processo é importante para saber o que está acontecendo fora da empresa.
Os aspectos macro e micro econômicos, o que o mercado está pedindo, o que as marcas estão fazendo e como trabalhar diferente.
Peter Drucker, o pai da administração moderna, diz: “A estratégia é fazer diferente do que a concorrência faz no mercado”, por isso antes da estratégia é preciso entender o terreno em que se está pisando.

Prazo de execução: 15 a 20 dias
O que será entregue: Relatório do estudo com dados de mercado, tendências, macro economia, cenário da marca e benchmark e pontos analisados através da matriz SWOT mostrando o parecer da consultoria para os caminhos que a marca poderá seguir.

Definição do Objetivo
Pode parecer fácil, mas o objetivo é um dos pontos mais difíceis e cruciais para o sucesso da sua empresa, por isso, é preciso de um estudo profundo para entregar esse pilar importante na construção da sua marca de sucesso.
Para que o objetivo não seja uma frase qualquer jogada, ele é feito após os minuciosos estudos de Diagnóstico e Pesquisa de Mercado.

Prazo de execução: 5 dias
O que será entregue: Relatório com defesa do objetivo, embasamento e definição.

Concorrência
O mercado está cada vez mais concorrido, mas nem todas as marcas ainda entenderam o poder da internet e como se beneficiar dela.
Em um país, onde apenas, 1/6 das empresas possuem um site, mostra o quanto ainda se pode evoluir.
Para isso, um estudo da concorrência vai mostrar o que está sendo feito de bom ou ruim e como atacar para ganhar mercado, venda e novos consumidores.

Prazo de execução: 5 a 10 dias
O que será entregue: Relatório com imagens das ações, estudos de percepção de consumidor, posicionamento no mercado, estudos sobre o que se fala da marca no mercado, estudo com consumidores.

Comportamento do Consumidor
Nesse estudo, será entregue um relatório de pesquisa de consumidor da marca, categoria e estudos de tendências de consumo para os próximos anos.
Através de pesquisas próprias, pesquisas elaboradas nos canais digitais proprietários das marcas e conversa com consumidores e ex-consumidores, o estudo vai mostrar dentro de uma jornada de consumo como e onde as pessoas compram, qual o melhor momento para impactar o consumidor e como elevar as vendas vendendo certo para a pessoa certa.

Prazo de execução: 15 a 20 dias
O que será entregue: Relatório com estudo com as copilações das pesquisas, estudos de mercado, estudos de tendência, estudos do segmento com observações e reflexões da consultoria mostrando a marca como, onde e porque as pessoas compram e como fazer comprar mais.

Estratégias de Negócios de Comunicação
Após todos os estudos de mercado feito, é preciso entrar no momento da execução. Definir a estratégia é o passo principal para que o consumidor atinja o objetivo desejado e assim, as vendas possam ser realizadas.

Prazo de execução: 7 dias
O que será entregue: Relatório com pensamento estratégico, embasamento para a estratégia, caminhos a seguir, persona da marca.

Posicionamento
“Não é o que o produto faz, mas o que a marca faz na cabeça da pessoa”. Os papas do posicionamento de marca no mundo Al Ries e Jack Trout nos ensinam que posicionamento de marca é o que faz o consumidor se apaixonar pela marca, por exemplo, Red Bull te dá asas, Omo, por que se sujar faz bem e por ai vai.
Um bom posicionamento, embasado e pesquisado, faz a diferença na mente do consumidor na hora da compra.

Prazo de execução: 3 dias
O que será entregue: Relatório com pensamento estratégico, embasamento do posicionamento, estudos, razão pelo qual a marca se posicionará daquela forma estrategicamente pensada pela consultoria.

Plano de Ação e KPI´s
Plano de ação é o que o consumidor vai ver, ser impactado, clicar e converter.
Pode ser o site, hotsite, aplicativo, campanha de email, gestão de Redes Sociais ou de conteúdo no geral, não importa apenas a ideia e sim todo o embasamento estratégico por trás dela.
Importa mais saber o público e o que a marca vai falar, do que a mídia em si. A mídia, sem a mensagem, não é nada.
KPIs, chaves de sucesso, é a metodologia de sucesso da campanha. Sempre desenhando um KPI macro e de 5 a 10 micro KPIs é possível mostrar onde a marca precisa chegar para ter sucesso.

Prazo de execução: 5 dias para entrega de brief.
O que será entregue: Apresentação em Power Point com ideias de campanhas embasadas com a metologia 5W2Hs (O que, onde, porque,quem, quando, como e quanto custa) para melhor explicação ao cliente e ao parceiro de negócios/franqueado.
Entregue os KPIs (indicadores e métricas necessárias) da campanha.