21 jul 2016

Planejamento de marketing digital: como criar um persona?

Planejamento Estratégico




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persona planejamento de marketing digital

O persona precisa de nome, idade, características, grau de instrução, objetivos e desafios definidos

Uma empresa sem persona dificilmente desenvolverá um planejamento de marketing digital eficaz

Se você nunca trabalhou com marketing, publicidade ou nunca fez um anúncio, provavelmente, a palavra persona não faz parte do seu vocabulário. Porém, se você é empresário deve saber muito bem quem é o público-alvo do seu negócio. Conhecer e compreender o seu consumidor é muito importante para o desenvolvimento de produtos ou serviços, mas também é determinante em um planejamento de marketing digital.

Antes de produzir conteúdo para sites, blogs e mídias sociais, é interessante criar um persona. Ou seja, chegar a definição mais próxima do cliente típico do seu negócio. A ideia é definir quais são as características desse público e idealizar o comprador que o seu negócio deseja. Se o seu negócio oferece mais de uma opção de produtos ou serviço, você também pode criar mais de um persona. Assim, você pode direcionar cada ação ao perfil correto. A Guia-se Negócios pela Internet é especialista em marketing digital e vai ajudá-lo aprender como criar o persona da sua empresa.

Por onde começar a construção do persona?

O persona nada mais é do que o seu cliente ideal. Ele é baseado em dados reais sobre comportamento, características, motivações, objetivos, desafios e preocupações. O melhor lugar para buscar essas informações é em uma base de clientes. Mesmo que os perfis sejam diferentes, tente buscar pontos em comum para desenvolver o persona.

Não confunda persona com público-alvo. O público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona é o cliente ideal. É ele quem vai direcionar o seu planejamento de marketing digital.

Por exemplo: você tem uma agência de intercâmbio para jovens que querem aprender uma nova língua e ser babá no exterior. O público-alvo da sua empresa são mulheres de 18 a 30 anos, com ensino superior, que buscam aperfeiçoamento de uma língua estrangeira fora do país e querem trabalhar também. Já o seu persona é Maria, 21 anos, formada em pedagogia, solteira, sempre morou com os pais, nunca viajou para o exterior, está buscando opções de intercâmbio para mulheres no Estados Unidos.

Pode parecer confuso, mas ao desenvolver um artigo ou até anúncios nas redes sociais você verá que é mais fácil entender o que a Maria quer e oferecer o seu produto diretamente a ela. Não tem problema se o seu negócio tem mais de um persona definido, só não exagere. Ter muitas personas pode fazer você perder o foco.

Quem é o persona do seu negócio?

A Guia-se separou algumas perguntas podem ajudar você a definir a persona ideal e o seu planejamento de marketing digital:

  • Quem é o seu cliente em potencial?
  • Qual assunto sobre o seu setor o interessaria?
  • Que tipo de atividades – profissionais ou não – esse cliente realiza?
  • Qual seu nível de instrução do cliente em potencial?
  • Quais são os desafios que ele busca solucionar?
  • Que tipo de informações seu cliente consome e onde ele consome?
  • Quais são suas dificuldades?
  • Quem influencia as decisões de seu cliente?

Como, FINALMENTE, criar o persona

Agora que você já sabe quem é seu público-alvo e quem é seu cliente ideal, chegou a hora de detalhar o perfil desse cliente e criar o personagem principal da sua empresa.

Siga alguns tópicos para ajudá-lo. Essas são as sugestões da Guia-se:

  • Nome da persona (fictício)
  • Sexo
  • Idade
  • Nível de escolaridade
  • Ocupação
  • Meios de comunicação que utiliza
  • Objetivos
  • Desafios

Depois de definir o persona ou os personas da sua empresa é hora de começar a se comunicar com eles da maneira mais adequada. A melhor forma é definir um planejamento de marketing digital. Será preciso uma estratégia de relacionamento baseada nessas personas. Você pode criar conteúdos, publicar anúncios, desenvolver landing pages e outras ações de marketing digital que levem a persona se tornar um cliente real. A Guia-se, conta com franqueados que realizam consultoria de marketing digital, pode ajudar você e sua empresa a desenvolver seus personas. Fale conosco.

 






Escrito por: Equipe Guia-se







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