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Otimizando funil de vendas com o inbound marketing

16 mar 2022

Aposto que você já ouviu algumas expressões como “topo de funil” ou “meio de funil” em um ambiente corporativo. Esse funil, é o funil de vendas, que nada mais é do que o processo pelo qual um cliente potencial passa desde o primeiro contato com a sua empresa até efetivar uma compra.

Na prática, o funil funciona da seguinte forma: no topo, que é a parte mais larga do funil, estão as pessoas que ainda não conhecem a sua marca. No meio, as pessoas que estão interessadas na sua marca e no fundo, as pessoas que decidiram pela compra.

É fundamental trabalhar o inbound marketing (publicidade on-line através de e-mail marketing, blogs, e-Books, SEO e outras formas de marketing de conteúdo) e muitas empresas, realmente, investem no inbound marketing em seu funil, porém, não o fazem da maneira correta.

Por isso, nesse artigo vamos explicar o passo a passo do funil de vendas e como utilizar o inbound marketing em cada etapa.

Passo a passo do funil de vendas

 

funil de vendas



Atrair

Nesse momento, o seu futuro cliente está no topo do funil. Ele ainda não te conhece, mas sabe qual produto ou serviço está precisando ou desejando. Aqui, ele ainda é um desconhecido para você, por isso, é necessário atraí-lo! E isso deve ser feito através de anúncios como Google Ads, Facebook Ads, conteúdo de blog e mídias sociais.

Converter

Após ser atraído, o usuário torna-se um visitante do seu site. É fundamental que ele encontre um conteúdo de qualidade disponível no site, para que suas dúvidas sejam sanadas e o seu interesse se torne tanto a ponto de gerar uma conversão usando um CTA. Após essa ação, o visitante torna-se um lead, isso porque já conseguimos dados importantes como nome e e-mail.

Engajar

Com essas informações em mãos, é hora de engajar esse usuário de todas as formas possíveis. E-mail marketing, vídeos, conteúdos nas redes sociais. Além disso, aqui o contato pode ser mais próximo para extrair mais informações sobre o perfil dele e criar estratégias personalizadas.

Fechar

Após engajar o usuário e conhecer mais sobre ele, já é possível entender se chegou o momento de fechar. Aqui, é o ponto estreito do funil, onde apenas os leads no ponto de fechamento permanecem, os chamados “leads quentes”. Nesse momento, ele está pronto para ser abordado pela equipe de vendas.

Como percorrer o funil de vendas

O processo pode ser muito mais simples com a ajuda de ferramentas de automação de marketing, como a Sharpspring, Lead Lovers, entre outras. Essas ferramentas podem classificar os leads e definir uma pontuação (score) para entender em qual momento o Lead está. Assim, será possível definir uma estratégia para cada etapa.

O que não é possível automatizar, é a produção de conteúdo de qualidade. Invista em um conteúdo que realmente ensine e entregue valor para aquele lead. Invista tempo no e-mail marketing, no texto de um blog. Ensine e gere autoridade. E também entenda qual o canal correto para distribuição de cada tipo de conteúdo.

O combustível

Já falamos sobre a geração de conteúdo e aqui você vai entender porque o conteúdo é tão importante: o fluxo de e-mail, através das ferramentas de automação, é considerado o combustível do funil. São eles que conduzem o lead, mostrando qual o próximo passo. Em cada abertura e clique no link o leitor dará mais um passo rumo ao fechamento.

Otimizando

Com os dados corretos em mãos, é possível traçar novas estratégias e otimizar o trabalho. A partir dos primeiros resultados, ou seja, dos primeiros fechamentos, será possível conhecer o perfil e interesse que mais converte. Dessa forma, ao retornar para o topo de funil em uma próxima ação (anúncios, por exemplo), o conteúdo será ainda mais direcionado e certeiro.

É um trabalho a longo prazo e também cíclico.

Previsibilidade

Por fim, ao realizar esse processo de melhoria constantemente e com dados muito bem registrados, a previsibilidade passa a ser possível e real. Com os dados do passado, será possível prever o futuro, tornando os negócios mais sustentáveis e antecipando soluções que possam surgir.

Se você está interessado, entre em contato conosco e conheça essa e outras soluções de marketing digital!

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