BLOG – Planejamento Estratégico

O que os clientes esperam encontrar na sua loja virtual durante a Black Friday?

31 out 2023

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico, pois é uma oportunidade de aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Mas para se destacar da concorrência, você precisa oferecer mais do que apenas preços baixos. Você precisa criar uma experiência de compra incrível para os seus clientes, que os faça sentir que estão aproveitando ofertas exclusivas e imperdíveis.

Ofertas Exclusivas

Uma das formas de atrair os clientes para a sua loja virtual é criar um sentimento de exclusividade e de urgência. Isso significa que você deve oferecer ofertas que sejam limitadas em quantidade, tempo ou disponibilidade. Assim, você estimula os clientes a tomarem uma decisão rápida e a não perderem a oportunidade.

Algumas ideias de ofertas exclusivas são:

  • Oferecer um brinde ou um bônus para os primeiros compradores.
  • Oferecer um cupom de desconto extra para quem se cadastrar na sua lista de e-mails.
  • Oferecer um frete grátis ou um prazo de entrega reduzido para quem comprar acima de um valor mínimo.
  • Oferecer um acesso antecipado ou uma pré-venda para os clientes VIP ou fiéis.

As ofertas exclusivas devem ser divulgadas com antecedência nas suas redes sociais, no seu site e no seu e-mail marketing. Você também deve usar gatilhos mentais como “últimas unidades”, “só hoje” ou “aproveite enquanto durar o estoque” para aumentar o senso de urgência.

Os melhores produtos para serem oferecidos são aqueles que têm uma alta demanda, uma boa margem de lucro e uma boa avaliação dos clientes. Você pode fazer uma pesquisa com o seu público-alvo para saber quais são os produtos que eles mais desejam comprar na sua loja virtual. Você também pode analisar os dados das suas vendas anteriores e identificar quais são os produtos mais vendidos e mais rentáveis.

Promoções

Outra forma de chamar a atenção dos clientes na Black Friday é criar promoções atraentes. As promoções são diferentes dos descontos, pois envolvem uma condição especial para o cliente levar vantagem na compra. As promoções podem ajudar na retenção de clientes, pois incentivam a fidelização e o aumento do ticket médio. As promoções também podem ajudar a atrair novos clientes, pois geram mais visibilidade e boca a boca.

Algumas ideias de promoções são:

  • Oferecer um desconto progressivo: quanto mais o cliente comprar, maior será o desconto.
  • Oferecer um combo ou um kit: vender vários produtos juntos por um preço menor do que se fossem comprados separadamente.
  • Oferecer um cashback: devolver parte do valor da compra para o cliente usar em uma próxima compra.
  • Oferecer um sorteio ou um concurso: dar a chance do cliente ganhar um prêmio ou uma experiência relacionada ao seu produto ou serviço.

As promoções devem ser bem planejadas e calculadas para não prejudicar a sua lucratividade. Você também deve divulgar as promoções com clareza e transparência, informando as regras, os prazos e as condições para participar.



Descontos

A Black Friday é conhecida pelos descontos que as lojas virtuais oferecem aos seus clientes. Mas para se diferenciar da concorrência, você precisa oferecer descontos de maneira criativa. Isso significa que você deve usar estratégias para valorizar o seu produto ou serviço e para mostrar o quanto o cliente está economizando.

Algumas ideias de descontos criativos são:

  • Oferecer um desconto em porcentagem: reduzir o preço do produto ou serviço em uma determinada porcentagem.
  • Oferecer um desconto em reais: reduzir o preço do produto ou serviço em uma determinada quantia em dinheiro.
  • Oferecer um desconto no segundo produto: dar um desconto maior no segundo produto comprado pelo cliente.
  • Oferecer um desconto surpresa: revelar o desconto somente no momento da compra.

Os melhores descontos para se oferecer são aqueles que sejam reais, significativos e atrativos. Você deve evitar oferecer descontos falsos, ou seja, aumentar o preço do produto ou serviço antes da Black Friday para depois reduzi-lo. Você também deve evitar oferecer descontos muito baixos, que não chamem a atenção dos clientes.

Os descontos podem variar de acordo com o produto ou serviço que você vende e com a faixa de preço que ele se encontra. Por exemplo, você pode oferecer um desconto maior para os produtos mais caros e um desconto menor para os produtos mais baratos. Ou você pode oferecer um desconto fixo para todos os produtos, independente do preço. O importante é que você faça uma análise do seu mercado, do seu público e dos seus custos para definir os melhores descontos para a sua loja virtual.

black friday

Planos de Assinatura

Uma tendência que vem crescendo no comércio eletrônico é a oferta de planos de assinatura. Os planos de assinatura são uma forma de vender produtos ou serviços de forma recorrente, ou seja, cobrando um valor mensal ou anual do cliente em troca de uma entrega periódica ou de um acesso ilimitado. Os planos de assinatura podem ajudar no crescimento da sua loja virtual, pois geram uma receita previsível e aumentam o valor do tempo de vida do cliente (lifetime value).

As vantagens dos planos de assinatura para os clientes são:

  • Economia: os clientes pagam menos pelos produtos ou serviços do que se comprassem avulsamente.
  • Comodidade: os clientes recebem os produtos em casa ou acessam os serviços online sem precisar se preocupar com a reposição ou a renovação.
  • Exclusividade: os clientes têm acesso a produtos ou serviços personalizados, diferenciados ou limitados.

Para criar uma campanha de assinaturas para a Black Friday, você pode:

  • Oferecer um desconto na primeira mensalidade ou anuidade do plano.
  • Oferecer um brinde ou um bônus na primeira entrega ou no primeiro acesso do plano.
  • Oferecer um período de teste grátis ou uma garantia de satisfação do plano.
  • Oferecer um plano especial ou temático para a Black Friday.

Você deve divulgar os benefícios e as vantagens dos seus planos de assinatura nas suas redes sociais, no seu site e no seu e-mail marketing. É importante também facilitar o processo de assinatura e de cancelamento dos planos, oferecendo diferentes formas de pagamento e de contato.

Ofertas Relâmpago

As ofertas relâmpago são ofertas que duram por um tempo muito curto, geralmente algumas horas ou minutos. Elas são uma forma de gerar mais interesse nos produtos da sua loja virtual e de aumentar as vendas na Black Friday. Funcionam como um estímulo à compra por impulso, pois criam um senso de escassez e de oportunidade única.

Para usar ofertas relâmpago na sua loja virtual, você pode:

  • Escolher alguns produtos que tenham uma alta demanda e uma boa margem de lucro.
  • Definir um horário específico para iniciar e terminar
  • Oferecer descontos progressivos, por exemplo: você pode dar 50% de desconto nas primeiras duas horas, 40% nas próximas quatro horas e assim por diante.

Para anunciar as promoções e descontos e garantir o melhor funcionamento da sua loja virtual, conte com a Guia-se, que é a maior rede de agências digitais do Brasil e possui mais de 160 especialistas experientes para ajudar empresas a venderem mais na Black Friday e durante todo o ano!

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