09 jul 2016

Vender na crise: 5 dicas para investir em um negócio digital

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Vender na crise: 5 dicas para investir em um negócio digital
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vender na crise

Migre seu negócio para o ambiente digital  e descubra que é possível vender na crise

Ser empreendedor com foco no digital pode ser a solução para quem quer expandir o próprio negócio e ainda vender na crise

A crise econômica que o Brasil enfrenta fez muitos futuros empreendedores abrirem mão do sonho do negócio próprio. Outros deixaram de investir na própria empresa e adiaram os planos expansão. Mas isso é um erro quando se deseja migrar ou ampliar os negócios para o ambiente digital. Na internet, é possível vender bem mesmo na crise. Ser você pretende transformar o seu comércio em uma loja virtual, basta saber aproveitar as oportunidades, pois são nos momentos mais turbulentos que surgem nichos de mercado que não seriam possíveis em cenários de estabilidade econômica.

Inicialmente, o empreendedor se sentirá remando contra a maré e pode até pensar em desistir na primeira dificuldade. Por isso, é importante tomar algumas decisões e analisar tudo com calma e responsabilidade. Para que esse processo seja mais claro para o futuro empreendedor digital, a Guia-se Negócios pela Internet enumerou cinco dicas valiosas para quem quer embarcar no mundo virtual e garantir um negócio capaz de vender na crise.

Fique atento as oportunidades e conheça o mercado

Quem está disposto a expandir seu negócio físico para o meio digital, mesmo em tempos estáveis, precisa de perseverança e boa vontade. Na crise, isso deve ser multiplicado e acrescido de paciência e resiliência. Nem tudo sairá como o planejado, mas não é por isso que você está livre de fazer um bom planejamento. Prepare-se para trabalhar muito e até sentir vontade de desistir.

Quando você elabora um bom plano de negócio as chances de fracasso são menores porque há menos riscos. Conheça a fundo o mercado escolhido e o seu público-alvo. Não esqueça de pesquisar como a sua concorrência vende na internet e os costumes do ambiente no qual o negócio será inserido. Mesmo lojas digitais, que podem vender para o mundo todo, devem aproveitar as peculiaridades de uma determinada região. Lembre-se de estar preparado para o pior. Faça reservas, minimize os gastos, cresça com segurança.

Seja realista, mas não tenha medo

Você já deve imaginar que em tempos de crise problemas surgiram e serão mais frequentes do que você deseja. Isso é fato e não deveria surpreendê-lo. Se você está apostando em migrar o seu negócio para o digital porque imagina que tudo será perfeito, não é bem por aí. Entretanto, ser realista não pode ser confundido com ser pessimista. Se o caos na economia brasileira não é novidade para você, o que o impede de pensar possibilidades reais para o seu negócio?

Não tenha medo de olhar o mercado de frente. Encarre-o como uma desafio e encontre as brechas. O problema de alguém pode ser a solução do seu negócio, basta que você tenha como solucionar aquele problema. Pense quais são as necessidades do mercado em que a sua empresa está inserida para planejar suas estratégias virtuais. Não adianta entrar em um negócio na crise pensando nos resultados do períodos de estabilidade econômica. Novos problemas, novas necessidades.

Comece com o que você tem

Você pode até confiar nas previsões dos especialistas em economia e mercado, mas você não terá a certeza de quando essa crise vai passar. Por tanto, ao invés de esperar o momento ideal, torne o presente no melhor momento para investir em um negócio digital e expandir a sua marca para o ambiente virtual. Quando você acredita que é capaz de vender na crise, você já tem meio caminho andado.

Atualmente, o conceito de Lean Startups está muito difundido. São empresas com estrutura enxuta e lançamento rápido de produtos. Essa pode ser a solução para quem quer transformar um negócio tradicional em uma empresa virtual. É mais seguro evitar dívidas e começar com pouco na crise. A internet é dinâmica e enquanto você espera pelo momento ideal outra pessoa está aproveitando as oportunidades. Uma expansão é sempre arriscada, por isso a ideia é crescer com responsabilidade.

Faça o que ninguém faz

As grandes empresas não tem o costume de inovar em tempos de crise. Essa pode ser a sua oportunidade para fazer o que outras empresas e concorrentes não fazem. Uma loja virtual precisa ser inovadora. Aproveite o ambiente digital para criar conteúdo sobre o seus segmento para o seu público, faça vídeos com tutoriais, estabeleça uma “relação” com a sua clientela. Com menos dinheiro para gastar, o consumidor não quer mais do mesmo. Procure lacunas, problemas não resolvidos ou um público segmentado e bem específico. A crise pode ser a chance que você esperava para consolidar o seu empreendimento digital e garantir a sua marca de sucesso.

Não esqueça da divulgação

Se você apostou em um negócio digital, vai precisar ter presença on-line. Procure uma boa consultoria de marketing digital e elabore a estratégia mais adequada para a sua empresa, porque na internet você precisa ser visto. Para enfrentar tempos difíceis e vender na crise, escolha pessoas criativas, pro-ativas e leais para estar ao seu lado. Só com o melhor desempenho sua marca vai se destacar no meio digital.

A internet dá infinitas possibilidades que vão desde links patrocinados em buscadores e redes sociais até o marketing de conteúdo que é capaz de conquistar novos clientes. A Guia-se é especialista em marketing digital para negócios digitais. Nossos consultores podem ajudá-lo a desenvolver a sua loja virtual e a melhor estratégia de marketing digital. Fale com a gente.

 






Escrito por: Equipe Guia-se







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2 comentários

  1. Leonaldorufinodesousa 13 de dezembro de 2016 at 22:16 - Reply

    Gostei muito dos conteúdos desta matéria pois pretendo iniciar no mercado digital mas não tem experiência preciso de ajuda

  2. Leonaldorufinodesousa 13 de dezembro de 2016 at 22:18 - Reply

    Obrigado pela matéria

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