26 maio 2016

Não crie estratégias digitais. Crie estratégias para um mundo digital

Planejamento Estratégico




Não crie estratégias digitais. Crie estratégias para um mundo digital
Dê uma nota!




Guia-se Estratégias Digitais

Genial!

Eu li, recentemente essa frase no meu mural do Facebook. Fiquei com ela na cabeça alguns dias, não consegui achar o autor, pesquisei no Google e não consegui achar, uma pena, pois queria dar os meus sinceros parabéns a quem disse isso! Genial, repito!

Quando, no inicio do ano passado tive o prazer de ler o livro Comunicação e Marketing na Era Pós Digital, do brilhante Walter Longo, parece que caiu a ficha de vivemos, ou deveríamos viver, uma outra era do marketing
digital, uma era onde “fazer um site” já não é mais um projeto e sim uma obrigação das marcas. E não digo fazer por fazer, mas fazer bem feito! Hoje, as marcas ainda acreditam na grande estratégia sendo o Facebook, já foi, as pessoas estão interagindo de outras formas nas Redes Sociais, como por exemplo, o uso altíssimo do mobile e as marcas ainda estudando esse mercado. Não!! Deveríamos estar além e acredito que a frase do título mostra bem como e onde deveríamos estar. No discurso, falamos de uma comunicação única, on e off juntos, mas na prática…

As grandes agências tem o departamento de on e off. Os clientes também. Até veículos tem esse departamento, ou seja, por mais que discursamos que o on e off estão unidos, na prática, não estão. E ao meu ver, ainda vai
demorar muito para isso realmente estar. Quando falamos de Omnichannel, podemos enxergar com mais clareza que o mundo é único, a comunicação é única e o consumidor – quem realmente importa – é único. As ações, no online, podem até nos diferenciar da vida real, em alguns casos – exemplo de que no Facebook todo mundo é feliz – mas os desejos, anseios e vontades é do ser humano único, pensar como indivíduo que somos.

E como pensar em estratégias para um mundo digital? Primeiro passo tenha em mente o que Walter Susini (Ex-Unilever) disse no evento de planejamento de 2015: as estratégias já foram todas feitas, pense na execução. E eu iria um pouco além dizendo: pense antes no consumidor e depois nas ideias. De praxe, no mercado, é pensar no hotsite, no banner, no aplicativo para depois ver quem é o consumidor, sua jornada e seus desejos. Então entenda que o mundo está conectado e que isso não gira apenas no PC ou smartphone. Vai além. Volto a falar: olhe o Omnichannel. Olhe como as marcas vendem na loja física usando o celular. Olhe como iBeacons podem dar um desconto para uma pessoa que passa em frente a uma loja. Pense em como o site pode ter uma experiência de compra sensacional, que o consumidor não queria outro lugar. O chat, se bem feito, pode ajudar muito, afinal, o que mais ouço de experiência de marca é: “nossa fui muito bem atendido naquela loja, eu voltaria…” atendimento tem se tornado um diferencial, seja ele físico ou digital.

No fundo, o mundo está cada vez mais digital e as marcas precisam se adaptar a essa realidade, ou, não sei se terão um brilhante futuro pela frente…






Escrito por: Equipe Guia-se







Não crie estratégias digitais. Crie estratégias para um mundo digital
Dê uma nota!


Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?


Please leave this field empty.