13 dez 2016

Como usar as mídias sociais para se aproximar de seus clientes neste final de ano

Mídias Sociais








Ainda dá tempo de aproveitar as mídias sociais no Natal para impactar os usuários e transformá-los em clientes

Empresários do ramo do varejo, em lojas físicas ou online, sabem que o fim do ano é um momento importante para o negócios. Entretanto, poucos sabem é que as compras de final de ano podem representar até 20% das vendas anuais para alguns segmentos. O ideal é se planejar e preparar tudo com antecedência. Mas se você não teve tempo ou não conseguiu se programar, é fundamental ficar atento a alguns fatores que podem ajudá-lo a maximizar o sucesso com a ajuda das mídias sociais no Natal.

Não é novidade que as pessoas utilizam cada vez mais recursos digitais, especialmente dispositivos móveis, como tablets e smatphones, para se conectar. O novo consumidor, também conhecido como consumidor Omnichannel, também utiliza este tipo de aparelho para fazer compras. Este hábito de consumo já foi percebido por muitos empresários que estão colocando em práticas estratégias em marketing digital que fazem a diferença na hora de impactar usuários de mídias sociais.

Confira algumas ideias que podem ajudá-lo a gerar leads, que podem se transformar em clientes através das mídias sociais no Natal:

Crie promoções para as redondezas

O Facebook permite que as páginas de negócios criem campanhas promocionais voltadas para alcançar os compradores na vizinhança. Essa pode ser uma boa ideia se você abriu a sua loja a pouco tempo e precisa divulgar os seus produtos.

Atualmente, as pessoas não tem tempo para andar pelo bairro e conhecer as novidades. Muitos dos seus clientes em potencial provavelmente nem sabem que você existe. Uma campanha direcionada para a redondeza pode ser uma ótima forma de divulgar o seu negócio no bairro nesta época do ano. Afinal, ninguém quer enfrentar trânsito e estacionamentos lotados para comprar presentes de Natal para a família e amigos.

Faça um oferta especial

No final do ano, as pessoas estão mais propensas a comprar, mas uma boa oferta ou um bom brinde pode fazer com que o consumidor escolha a sua loja no lugar da concorrente. Panetone, bombons, enfeites, miniaturas de produtos são alguns dos mimos que fazem sucesso nesta época do ano. Mas são os descontos que, realmente, fazem a diferença no bolso do consumidor.

Uma boa ideia é criar um cupom de desconto para seus clientes e divulgá-lo nas mídias sociais no Natal. Muitas marcas já se renderam a essa estratégia e tem aumentado significativo seu faturamento em datas comemorativas.

Dê ideias de presentes aos usuários

O Facebook, Instagram e Youtube são  fontes frequentes de inspirações para as novas gerações. Esses novos compradores também utilizam as mídias sociais e sites de busca para pesquisar preços e inspirações para o presente ideal de Natal. Ao invés de oferecer um produto da sua loja, procure mostrar para o usuário porque a sua loja tem tudo o que ele precisa neste final de ano. Diga porque tal objeto é o presente que ele procurava para uma familiar ou amigo.

A ideia é falar sobre as características e especificações do produto, sem necessariamente oferecer o produto em um anúncio tradicional. Mostra que ele é útil, belo e funcional. Será um “review“, um conteúdo de qualidade e gratuito, para encantar o seu futuro cliente.

Faça remarketing

Você sabia que é possível criar um anúncio no Facebook para um público personalizado dos visitantes do seu site?

Essa é uma boa saída de remarketing se você quer atingir os seus clientes mais valiosos no fim de ano. Você pode exibir anúncios de produtos nos quais esses clientes estejam interessados ou que remeta para o seu site, para uma landing page com cupom de desconto ou ainda que gere instalações de aplicativo móvel, se o seu negócio possuir um App.

Confira se você está realmente pronto para vender mais no final do ano:

– Certifique-se que seu site funciona em todos os tipos de telas. Inclusive e principalmente no celular.

– Identifique seu público-alvo e o comportamento de compra do consumidor nesta época do ano. Seu cliente é do tipo de deixa tudo para última hora? Saiba como aproveitar isso!

– Invista em presença nas mídias sociais (quem está fora delas não existe).

– Reveja suas campanhas e aposte no marketing de proximidade.

– Crie um meio de mensurar os seus resultados.

– Calcule seu orçamento e mude o que não está dando retorno.

 






Escrito por: Equipe Guia-se









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