05 abr 2016

Segurança: mensagens no WhatsApp são criptografadas

Mídias Sociais




Segurança: mensagens no WhatsApp são criptografadas
Dê uma nota!




WhatsApp criptografado

Além das mensagens, chamadas através do app também serão criptografadas

A partir de hoje, WhatsApp está criptografado e mensagens e ligações protegidas

O WhatsApp divulgou hoje que codificará todas as mensagens enviadas ou recebidas no aplicativo, inclusive nos grupos, por meio da criptografia de ponta a ponta a partir de agora. As mensagens criptografadas só poderão ser lidas pelos destinatários e estarão seguras de interceptações de terceiros e cibercriminosos. Segundo o app, com a criptografia, a troca de mensagens e chamadas por meio do WhatsApp serão tão seguras quanto ter uma conversa presencial.

Em nota ao portal Exame.com, o WhatsApp afirmou que está orgulhoso em anunciar que concluiu um desenvolvimento tecnológico que faz do app um líder na proteção da comunicação privada: criptografia completa de ponta a ponta (End-to-end Encryption). “De agora em diante, quando você e seus contatos usarem a versão mais recente do aplicativo, cada ligação que você faz, e cada mensagem, foto, vídeo, arquivo ou mensagem de voz que você envia, são criptografadas de ponta a ponta por padrão, incluindo as conversas em grupo”, disse na nota divulgada pelo portal.

criptografadas

A proteção vale para todas as plataformas: Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry ou até mesmo um celular mais antigo. Para avisar os usuários, 0 aplicativo já enviou uma mensagem que comunica a nova proteção das conversas: “As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta”. Uma mensagem também foi divulgada no site da companhia.

Antes da mudança, o WhatsApp já criptografava alguns formatos de comunicação, mas as ligações, por exemplo, não eram criptografadas. O app usa o protocolo de segurança chamado TextSecure, desenvolvido pela Open Whisper Systems. É importante lembrar que para a codificação funcionar todos os usuários da conversa precisam estar com o aplicativo atualizado. Se a versão antiga do aplicativo estiver rodando em um dos dispositivos, a criptografia não funcionará e os outros usuários serão notificados, e saberão quem deixou a conversa desprotegida.

A defesa da privacidade dos usuários no WhatsApp levou ao bloqueio judicial sofrido pelo app no Brasil no final do ano passado e a prisão de um executivo do Facebook, após não compartilhar dados de conversas de um suspeito ligado a uma organização criminosa.  Entretanto, a criptografia é indispensável para garantir a segurança do conteúdo das mensagens, evitar o cibercrime e a espionagem ilegal.

 

 






Escrito por: Equipe Guia-se







Segurança: mensagens no WhatsApp são criptografadas
Dê uma nota!


Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?


Please leave this field empty.