24 out 2018

Matriz OFPPS

Planejamento Estratégico








Você pode até pesquisar essa metodologia no Google, mas não vai achar. Essa é uma metodologia quase que exclusiva a ser desenvolvida em 2019 por um dos parceiros da Guia-se para o mercado, mas para você, nesse blog, estamos contando em primeiríssima mão, para que você já vá se adaptando a ela. Ela não é uma metodologia para revolucionar o mercado, muito menos é uma mágica para o seu negócio digital alavancar, muito pelo o contrário, é uma metodologia que, no mínimo, vai ajudar a organizar as coisas para que você consiga fazer um trabalho mais planejado e estratégico para seus negócios digitais. Em resumo, ao invés de sair fazendo tudo que o digital permite, saiba o por que está fazendo.

Toda a metodologia de trabalho ajuda, ou deveria ajudar, os profissionais de marketing digital no desenvolvimento dos seus negócios. O mundo está cada dia mais digital, por isso, pensar em alguma ação de marketing que não envolva o digital é um grande erro para qualquer marca. Há marcas, ainda, que estão no mundo offline, mas por fazer post em Rede Social, acham que estão no auge do digital, porém, desculpem a sinceridade desse blog, mas avaliar o digital como mídia é como você comprar uma Ferrari e se valorizar do banco em couro. O motor, real diferencial da Ferrari, você nào está muito preocupado. O digital, pode ser o motor da sua marca, ou não, mas estará sempre, entre os principais fatores que farão a sua marca ter o crescimento necessário.

Metodologias servem, a princípio, para organizar as informações dentro das mentes dos estrategistas digitais. Metodologias que prometem fazer uma marca crescer alguns dígitos em pouco tempo, desconfie, elas não são tão poderosas, ou, muita gente estaria milionária aplicando metodologias e o diferencial, que nada mais é que o pensamento do estrategista, seria descartado em pouco tempo. Haverá um dia em que máquinas farão 100% do trabalho do ser humano, no campo do marketing, mas esse, sempre mais esperto deverá se reinventar. Como sempre o faz.

Metodologia não vem de Guru.

Um dos mais respeitados filósofos e estudiosos de comportamento da atualidade, Clóvis de Barros Filho, tem uma teoria emblemática sobre Guru. Para o professor de ética da USP, “é importante que o Guru venha de longe, pois se ele está muito perto, você sabe que ele não é nenhum guru, ele é igual você. Ele tem resposta para tudo sobre a vida, mas que aplica nunca se dá bem. Depois ele inventa outras teorias e mais outras…” o que nunca dá certo, mas seguir a fórmula do sucesso, para muitos, tem lógica, é a forma de se manter em sua “casinha” e caso dê tudo errado, há quem culpar, a metodologia, a fórmula, o método. Nunca você, o ser humano tem essa ideia de ficar na mesma, com medo de ousar e mudar, porém, uma coisa é fato.

Quem saiu da mesmice e ousou a mudar, a quebrar o sistema, criou a Apple, Nike, Nubank, Netflix, Uber, Itaú, Casio, Chevrolet, Puma, Montblanc, Dolce e Gabbana, McDonald’s, KFC e por ai vai. Quem ficou na mesma, em milhares de casos, trabalhou para essas marcas. Mas uma coisa é fato: qual delas usou uma metodologia de sucesso para crescer? Mas a pergunta é: qual delas usou uma metodologia para organizar as ideias e cresceu mais pelo intelecto da equipe e não por uma mágica? Todas!

Ser feliz, se tivesse fórmula, ningúem seria triste

Se toda essa teoria fosse verdade, não haveria ninguém triste! Com o marketing digital é a mesma coisa, se houvesse uma fórmula, uma metodologia, um único caminho, o marketing perderia toda a graça, todos fariam a mesma coisa, com o mesmo apelo de comunicação, com o mesmo passo a passo. E pasmem, consumidores de mágica fazem isso, para o mesmo público, ou seja, jamais daria certo! Fórmulas, metodologias, métodos ineficazes são uma mentira. Tudo só dá certo se tiver muito trabalho, inteligência e pesquisa, em resumo, ou se rala muito, ou nada se consegue.

O que não fazer?

O nosso consultor Felipe Morais, em recente encontro da Guia-se, contou uma breve história para mostrar o que não ser feito, mas que ilustra muito bem aqui como as fórmulas e metodologias são aplicadas de forma padronizada, sem a inteligência do estrategista sendo aplicada.

“Certa vez, eu recebi uma mensagem no Linkedin que uma pessoa tinha visto meu perfil. Em pouco tempo, ela pediu para fazer parte da minha rede. Eu adicionei, em pouquíssimo tempo, ela me envia uma mensagem pelo Linkedin me oferecendo cursos. O começo do email afirmava que ela tinha visto o meu perfil e identificado que eu queria os seus cursos. Continuei a ler e vi que dos 5 cursos que ela me oferecia, apenas um tinha uma leve ligação com marketing, o que no meu perfil do Linkedin está mais do que claro que sou profissional dessa área. Em segundos ela não avaliou em nada meu perfil e simplesmente mandou um email padrão, algo como jogar a rede e ver o que pesca. Às vezes, dá certo, mas o padrão é não dar…”

O que aprender com a história acima? Simples, todas as tendências do marketing apontam para o dados como o novo Santo Graal do marketing, se isso se faz presente, é esse blog acredita ser uma grande verdade, lançar uma rede para ver o que se pesca, sem dados, está cada dia mais dar tiro de canhão para matar uma mosca. Trazendo isso para a realidade, é torrar um bom dinheiro simplesmente para ter resultado quase nulo.

Metodologia não faz nada sozinho

Entendido isso, podemos dar início ao ponto central desse artigo. Como entender, estudar e aplicar essa metodologia no seu dia a dia de trabalho? Não apenas de nomes bonitos se faz o marketing, essa é uma disciplina do mundo dos negócios muito importante, é ela quem gera o desejo nas pessoas de consumir a marca, A, B ou C. E para que o marketing dê certo, ele precisa de uma ferramenta fundamental: cérebro!

MATRIZ OFPPS

Objetivo, Promessa, Foco, Proposta de Valor, Problema e Solução. Esses são 6 pilares que constroem a sigla que estamos conversando aqui nesse post. Ela tem como meta ajudar a organizar todas as informações dentro de um mesmo caminho, talvez, um pensamento estratégico. Ela nao tem aqui uma forma de definir o público-alvo, a persona, mas isso, como sempre debatemos nesse blog está inserido no dia a dia das marcas. Se você não sabe com quem vai falar, vai falar o que para quem?

Pense nessa frase: A maioria das pessoas ignora a publicidade porque a maioria das propagandas ignora as pessoas, Bob Levenson, antes de qualquer metodologia que você avalie, pense que as pessoas são o mais importante, depois, você pensa no resto.

Essa matriz, como dito acima, não é para reinventar a roda, mas para que você possa organizar as suas informações, seus caminhos e sua forma de montar a estratégia de acordo com o que você tem em mãos, por isso, ela serve para você que trabalha em uma multinacional bilionária, como também serve para você que atende um cliente pequeno do seu bairro.

Assim como os 4Ps – longe desse blog comparer a importância das duas, mas nesse caso se faz importante – revolucionaram o marketing, mas pode ser usado em qualquer empresa, essa matriz não tem o objetivo de mudar o mundo do marketing, mas tem como um dos seus pilares poder ser usada por qualquer marca, não importa o tamanho, o que importa é saber o que essa marca deseja para a sua vida no mercado.

Marcas que são lançadas no mercado simplesmente porque tem uma necessidade não tem uma grande chance de sucesso. Está mais do que provado. Toda a marca, um dia foi um sonho, no dia seguinte ela foi pequena e demorou anos, e muito dinheiro e esforço, para se tornar grande. Precisou de mentes brilhantes para chegar lá, é verdade, mas também é preciso entender que sem metodologias de organização e de execução, poucas lá chegaram!

MATRIZ OFPPS: OBJETIVO

Atribui-se a Lewis Carroll a frase “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” o que não deixa de ser uma grande verdade. Portanto, ter um objetivo claro e incansável não é um grande segredo, mas uma obrigação. Um cliente não pode acordar e decidir crescer 30% no mercado, em meio a uma crise ou se não tem demanda. Ele decidiu, porque ele acha o número 30 bonito? Não! Ele precisa ter um objetivo claro para propor esse crescimento, do contrário, será algo irreal e não atingível.

Nenhuma empresa começa o dia sem objetivos. Com certeza, vender é o principal deles, mas há pequenos objetivos a serem conquistados diariamente para que esse objetivo maior seja executado. Por exemplo, organizar as campanhas de Redes Sociais para que elas tenham mais periodicidade, é um pequeno objetivo para auxiliar na conquista de mais pessoas, no relacionamento e consequentemente nas vendas.

Porém, para a metodologia dar resultado, no sentido de organizar as informações para o seu pensamento estratégico, vamos aqui focar no objetivo principal e primordial para o sucesso, que são as vendas. O que precisa ser feito para que as vendas aumentem e para que a marca cresça em participação de mercado? Essa resposta é que vai direcionar o seu objetivo.

MATRIZ OFPPS: PROMESSA

Uma promessa de marca está mais valorizada hoje do que o próprio produto. Estamos vendo a cada dia que passa, as pessoas mais exigentes no sentido de querer entender mais o que a marca pode e deve fazer por ela. A era das pessoas comprarem o produto, passou, há tempos, as pessoas compram experiências que resolvam seus problemas. Se uma caneta promete ser mais macia para escrever e por isso, custa 50 vezes mais que a Bic, ou ela cumpre, ou o consumidor nunca mais a usa, voltando para a Bic, que cumpre o mesmo papel de uma Montblanc, escrever, mas talvez não com a mesma maciez e elegância. Essa maciez e elegância é a experiência esperada, em resumo, é a promessa que a marca faz e que o consumidor que compra, espera que seja cumprida.

Para qualquer relação é preciso que promessas sejam cumpridas. O negócio é simples como isso. Promessas são feitas todos os dias, quem as cumpre tem uma relação, quem não, perde-se a credibilidade muito fácil. No atual momento do mercado, perder credibilidade não é algo tão interessante, uma vez, que produtos são commodities, logo, se uma pessoa deseja comprar um carro, mas esse não cumpre o que promete, ele tem inúmeras opções. Faça uma pesquisa simples, quantos carros, modelo sedã, entre 2012 e 2014, na cor preta, no valor de 40 a 45 mil reais tem disponíveis no mercado? Quantas lojas oferecem uma venda? Pois bem, se o seu sedã não cumpre o que promete, há diversos outros que, na visão do consumidor, o fazem.

MATRIZ OFPPS: FOCO

Um dos grandes erros de marca é que querer fazer tudo agora, nesse momento. A coisa não é tão simples quanto parece. Querer fazer tudo é não ter foco e com isso, muitas das coisas não saem direito. Os grandes executivos do mundo, atribuem aos rituais seus sucesso, ou seja, durante todo o dia eles tem pequenos momentos de foco e com isso conseguem fazer tudo de forma rápida, eficaz e com qualidade.

Uma marca precisa ter o mesmo pensamento que os seus gestores. É necessário, mesmo, fazer tudo o que a marca faz? Precisa mesmo ter um blog, sendo que se cria post apenas uma vez ao mês? Precisa mesmo ter um Instagram apenas para fazer posts iguais ao Facebook? Precisa mesmo ter uma conta no Twitter para responder a cada 15 dias? Precisa mesmo ter uma ação de newsletter para enviar uma a cada 3 meses? Precisa mesmo ter um e-commerce para vender 5 produtos por mês? Tudo isso tira o foco da marca em se dedicar a outros pontos mais importantes e que trariam mais resultados.

MATRIZ OFPPS: PROPOSTA DE VALOR

Essa fase é preciso mostrar ao consumidor o que ele realmente vai ter ao comprar determinado produto ou marca. A Apple vende seus notebooks por um preço 3 vezes mais caro que um Dell, que é uma excelente marca, mas a Apple tem uma proposta de valor e uma promessa tão fortes, que as pessoas compram mesmo assim. Por mais que o vendedor diga que o Dell é tão bom quanto a Apple, e de fato o é, a maioria das pessoas tem uma percepção de marca tão forte que acabam achando que o vendedor é desqualificado. Conquiste isso para a sua marca, as pessoas não se importam em pagar mais por aquilo que elas enxergam como valor, senão, quem pagaria 50 mil reais em um relógio, da Rolex, sendo que o Casio, de 500 reais, faz a mesma função?

MATRIZ OFPPS: PROBLEMA

O mais importante, nesse momento da matriz, é apresentar o problema ao cliente. Nem sempre o cliente sabe exatamente o que ele tem de problema. Normalmente, ele sugere o problema como queda de vendas, ou, às vezes as vendas estão crescendo, mas não está de forma satisfatória. O grande problema aqui é que, em muitos casos, as vendas não ocorrem e o problema não é apenas a comunicação.

Muitas agências, por exemplo, ao verem que as vendas não estão de acordo com as metas estabelecidas, focam seus esforços em aumentar verba de mídia ou focar em campanhas novas, focando apenas em mídia, quando na verdade, o problema pode estar no preço, produto ou entrega. Os famosos 4Ps, não são apenas um velho conceito usado pelo genial Philip Kotler, é um conceito a ser pensado no todo, e não apenas no P de promoção.

Para identificar o problema, os estrategistas precisam ficar de olho em tudo o que acontece na marca, de ponta a ponta. Hoje, os estrategistas de comunicação, precisam entrar cada vez mais no negócio do cliente. Em e-commerce, por exemplo, achar uma empresa de frete que consiga reduzir em 40% o frete aplicado pode ser um ponto de mudança no crescimento de vendas, uma vez que o brasileiro é muito sensível a frete.

MATRIZ OFPPS: SOLUÇÃO

Não há nada mais revoltante para um cliente do que uma empresa levantar um monte de problemas e não chegar com nenhuma solução. Agências, quando não batem metas, podem dar desculpas até do clima da cidade para não ter feito vendas, isso para um cliente é o fim. Ele paga uma agência, consultoria ou até mesmo a sua equipe para resolver problemas. Isso é o dia a dia de qualquer gestor. Resolver problemas. Só levantar, nada adianta, é preciso chegar com a solução. Do contrário, você mais atrapalhou do que ajudou!






Escrito por: Equipe Guia-se









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