27 jun 2014

O marketing online vertical e horizontal

Planejamento Estratégico




O marketing online vertical e horizontal
5 (100%) 1 vote




Marketing vertical e horizontal

Guia-se Marketing

Em estratégia de marketing digital, é essencial conhecer os canais de publicidade e suas características, e assim garantir bons resultados aos negócios

Ao planejar estratégias de marketing digital, é fundamental ter conhecimento sobre os formatos, as características dos canais de comunicação online disponíveis. Esta atitude vai impactar diretamente nos resultados, pois os investimentos em publicidade serão aplicados nas mídias de acordo com o perfil do público-alvo. Quando falamos na divulgação de marcas em portais e mídias sociais, por exemplo, consideramos basicamente duas formatações: vertical e horizontal. Vamos entender isso melhor.

Como as ações de marketing digital são planejadas para conectar uma marca ao seu público, e assim criar fidelização e gerar negócios, a escolha do canal precisa ser pautada na identificação desse público. A partir daí, é feita a análise das estruturas dos canais e enquadrá-los no projeto.

Conforme abordado em outro post, os principais canais de publicidade online são os sites, portais e as mídias sociais. Cabe informar aqui a diferença entre site e portal: de acordo com o Google, site é qualquer rede individual que constitui a internet; portal, por sua vez, é um site que atua como distribuidor de tráfego para vários outros sites. Normalmente, o portal é o site de um provedor da internet (Globo, Universo Online e outros).

Voltando ao tema central, os produtos do marketing digital possuem características, que podem ser verticais ou horizontais – então, vamos a elas:

Verticais

As redes sociais verticais possuem o perfil de segmentação, ou seja, agrupam pessoas com interesses em comum. Essas redes são criadas para o debate sobre assuntos específicos, e reúne público com perfil uniforme. O padrão vertical pode ser considerado como uma versão mais aprimorada dos fóruns de discussão.

Uma das principais características das redes sociais verticais é o fator exclusão, pois exige afinidade de foco, o que restringe a participação de grupos muito extensos. O LinkedIn é um exemplo de mídia social vertical que congrega pessoas com interesse em desenvolvimento de carreira e mercado profissional.

No âmbito do marketing digital, as redes sociais verticais representam terreno fértil onde as marcas utilizam os espaços para divulgar conteúdo de interesse exclusivo ao seu público – as empresas anunciantes possuem produtos ou serviços diretamente ligados aos temas discutidos na rede.

No caso dos portais verticais, o esquema é o mesmo, já que eles também oferecem conteúdos específicos a determinados tipos de usuários. As buscas são efetuadas com base em palavras-chave utilizadas especialmente para aquele grupo, e a linguagem possui termos exclusivos e conhecidos dos membros. Os portais verticais, em sua maioria, possuem registro de usuários.

Horizontais

O perfil das redes sociais horizontais é genérico, pois se constitui em um espaço onde as pessoas se comunicam e compartilham conteúdo diversificado – como o Facebook e o Google+. O modelo horizontal oferece um ambiente de encontro social virtual, possibilitando aos membros acesso ilimitado às postagens dos demais integrantes.

O tipo horizontal permite a participação de extenso número de pessoas, pois os lucros da modalidade ocorre em função da quantidade de page views. A estratégia do marketing digital, neste caso, é mais abrangente e focada na expansão dos negócios. Os principais canais de anúncios são o Google AdWords, Facebook Ads, entre outros.

Os portais horizontais são sites públicos com objetivo de ser a página inicial dos usuários, através de serviços e funções disponíveis. São divididos por categorias e não possuem conteúdo restrito, afinal, seu interesse está na abrangência cada vez maior de público.

Apesar dos conceitos e particularidades de cada tipo, em muitos casos é possível vermos agregados os dois perfis em um único canal, o que não interfere no objetivo. O mais importante é realizar o planejamento de marketing digital para assim identificar a mídia alinhada aos interesses da empresa.

 

 

 






Escrito por: Equipe Guia-se







O marketing online vertical e horizontal
5 (100%) 1 vote


Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?