22 out 2018

Sua empresa utiliza vídeos para vender mais?

Planejamento Estratégico








Saiba como utilizar marketing em vídeos para o seu negócio atrair mais clientes na internet

Sua empresa utiliza marketing em vídeos para vender mais através da internet? Se ainda não, saiba que provavelmente o seu negócio está deixando de lucrar e ser referência no empreendedorismo. Conteúdos em vídeo são atualmente os mais vistos pelos internautas. Seja em plataformas, como Youtube e Vimeo, ou nas principais redes sociais como Facebook e Instagram. Isso porque, esse tipo de material é mais interessante, didático, e bem mais simples de compreender que outros formatos de conteúdo. Assim, fica mais fácil atrair audiência, engajá-la e, consequentemente, atrair clientes.

Ao contrário do que a maioria imagina, produzir marketing em vídeos não é caro, tampouco é considerado um gasto. E, com um tempinho para aprender pelo menos o básico, é possível produzir bons vídeos, sem grandes gastos e com grande probabilidade de retorno financeiro para o seu negócio. Mas, assim como um vendedor “mais ou menos” não vende tão bem, um vídeo “meia boca” também não costuma trazer bons resultados. Por isso é preciso estratégia e planejamento para produzir conteúdo relevante, que “cure dores” e traga experiências positivas ao cliente, além de boas vendas para sua empresa.

Quer saber como? Então continue lendo o texto abaixo e saiba como seu negócio pode se destacar com marketing em vídeos.

Para qual público vou produzir meu vídeo?

Se a busca é por sucesso no marketing em vídeos, antes de sair produzindo, é preciso identificar quem será o consumidor deste conteúdo. Por isso questione-se: quero falar com quem? Quem são as pessoas que vão assistir ao vídeo e de que forma irão encontrá-los? Assim, identifique seu público e saiba onde ele está conectado (Facebook, Instagram, WhatsApp e outros). Enfim, existe atualmente uma série de locais onde seu vídeo pode ser postado, mas ele não precisa estar em todos no mesmo momento e formato. Identifique onde seu cliente está e faça um conteúdo relevante para ele.

Lembre-se que o vídeo tem tudo a ver com negócios, assim, pense em criar um vídeo com conteúdo ativo de venda. Tem que ser algo atrativo, que desperte atenção do consumidor. Não precisa ser algo apenas com foco comercial. Entenda quais são as reais necessidades do seu público-alvo e crie bons vídeos que atendam a essa demanda, tornando, assim, esses mesmos expectadores em clientes em potencial de seu negócio. Um bom vídeo é como um bom vendedor, trabalhando para a sua empresa 24 horas por dia, on-line. Mas, o resultado dependerá de você identificar se conteúdo é realmente relevante para o público-alvo de seu negócio.

No marketing em vídeos, comece a produzir conteúdo de forma simples e eficaz

Marketing em vídeos: por onde começar?

Em busca de se destacar com marketing em vídeos, talvez essa seja a maior dúvida de quem nunca produziu conteúdo para o seu negócio: por onde começar? Mas a dica é sempre pensar grande e começar pequeno. Dessa forma, de início, aposte em algo mais simples. No Instagram Stories, por exemplo, você pode publicar vídeos gravados com seu próprio celular. Dado o primeiro passo, você utilizar outras formas, como uma live na mídia social de sua empresa. Neste caso, já é necessário pensar em uma boa iluminação, além de estar preparado para responder qualquer tipo de questionamento ao vivo. Nas transmissões ao vivo, é possível gerar grande interação e, consequentemente, boas vendas.

Com o passar tempo, e aumentando conhecimento e experiência, é possível criar vídeos mais criativos e com estrutura ainda mais profissional, para divulgar seus produtos serviços. Mas independente se é um simples Storie ou um vídeo mais produzido, é fundamental fazer um roteiro antes de filmar. Além de lhe garantir mais segurança, permitirá que saiba exatamente o que irá falar no começo, meio e fim do filme.

Quais tipos de vídeo posso fazer

Já pensou que tipo de vídeo irá fazer para o seu negócio ter mais lucro? A notícia positiva é que há diversas possibilidades no marketing em vídeos. Confira algumas abaixo:

Tutorial – Se o seu objetivo é ensinar algo e auxiliar as pessoas com certas necessidades, os tutoriais são excelentes opções. Normalmente, quando se quer aprender algo, a internet é o primeiro local de busca das pessoas. Quem nunca pesquisou “como fazer” ou “faça você mesmo”? Como resultado, você transformará fãs em clientes.

Vídeos de demonstração – É bem parecido com os tutoriais e também está focado em ensinar, mas neste caso o vídeo tem objetivo mostrar a funcionalidade de um produto ou serviço.

Cases – Você já deve ter visto na internet e também é uma excelente opção. Que tal contar histórias que sua empresa ou marca proporcionou para o sucesso de outras pessoas. São experiências positivas que podem render novos clientes.

Vídeos para relacionamento – Esses podem ser utilizados como forma de aproximar seu negócio de potenciais clientes. Assim, vai permitir que as pessoas sintam-se mais seguras e confortáveis para comprar no negócio. São vídeos que podem ser produzidos em diversas ocasiões, como oferecendo desconto ou até mesmo no aniversário para dar os parabéns.

Antes de gravar qualquer tipo de conteúdo é fundamental fazer um roteiro

Jamais esqueça do roteiro

Independente da forma que irá gravar esse vídeo, ter um roteiro antes iniciar os trabalhos é indispensável para que consiga produzir um conteúdo interessante, dinâmico e que converta em vendas. Se você simplesmente liga a câmera e sai falando o que vem na cabeça, saiba que está fazendo isso errado. É preciso planejar o que transmitirá e, para isso, nada melhor que “velho” e bom roteiro. Por isso, para utilizar o marketing em vídeos de forma adequada, terá que reservar um tempinho para preparar o roteiro.

Entretanto, criar um roteiro não está relacionado apenas escrever o que irá falar. Para começar, é preciso compreender o que o seu público deseja consumir, assim, saberá que assunto irá abordar no tema. Essa ideia de conteúdo você pode tirar de observações do dia a dia, dos pedidos de leitores do seu blog/site ou por meio de palavras-chave relacionadas ao seu negócio e que mais geram buscas na internet. Na dúvida, opte por um tema que tenha mais conhecimento e domínio.

Foque na linguagem do seu cliente

Na hora de escrever, procure utilizar a linguagem mais usada pelos seus clientes, de maneira simples. Assim, haverá mais entendimento sobre o que está falando. Quando for gravar o vídeo, procure acrescentar dinamismo. Você pode filmar cenas em locais diferentes, utilizar duas ou mais câmeras, ou então alternar o vídeo entre você falando e animações, fotos e outros artifícios. A cada mudança de cenário, figurino, tempo ou assunto deve ser considerada uma nova cena. Neste momento crie um cabeçalho para cada cena, com informações sobre o que será gravado, em qual local será a gravação (área interna ou externa, por exemplo) e se ocorre durante o dia, à noite, se estará claro ou escuro. Você não precisa escrever as cenas na sequência, assim terá mais flexibilidade montagem final do vídeo.

Produzir vídeo é um campo criativo, mas como dica final deste texto, faça o que for mais confortável e natural para você!






Escrito por: Equipe Guia-se









Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital
Fale com um de nossos consultores