12 ago 2016

Facebook vai bloquear caça-clique e aplicativos que restrigem anúncios

Planejamento Estratégico




Facebook vai bloquear caça-clique e aplicativos que restrigem anúncios
5 (100%) 2 votes




marketing digital

A rede social quer que as marcas usem outras estratégias de marketing digital para gerar tráfego pela plataforma

O Facebook está cada vez mais exigente com as postagens de seus usuários, principalmente com o conteúdo das páginas de empresas. A rede social anunciou este mês, em um comunicado oficial, que está tomando medidas drásticas para combater uma estratégia em marketing digital muito utilizada pelas marcas: os títulos caça-cliques. Várias fanpages os utilizam para gerar mais tráfego para um site por meio do Facebook. Funciona, pois instiga a curiosidade dos usuários, que acabam clicando no link para entender do que se trata a postagem.

O Facebook nunca gostou dessa estratégia e, em 2014, começou a diminuir o alcance desse tipo links no feed de notícias. Segundo a rede, essas publicações omitem informações ou enganam as pessoas, forçando-as a clicarem no link. Isso vai contra os valores da empresa, que quer criar uma comunicação autêntica na rede social.

Como o Facebook vai impedir os caça-cliques?

Como a rede já tinha filtros para impedir os títulos caça-cliques, a saída foi aprimorá-los.  Agora, o Facebook tem um sistema que identifica frases que são comuns em títulos desse tipo. Foram identificadas muitas manchetes levando em consideração dois pontos: títulos que omitem informações necessárias para a compreensão do conteúdo; e títulos forçados e que exageram na dose.

Exemplos:

Você não vai acreditar no que aconteceu na cerimônia do Oscar…

Alerta! Laranja pode matar

O sistema do Facebook irá  identificar o post caça-cliques e também quais fanpages e quais domínios os utilizam. Dessa forma, tudo o que for postado por essas páginas terá um alcance orgânico menor. Inicialmente, a fórmula só funcionará para páginas em inglês, mas tudo indica que, em breve, será adaptada para outros idiomas.

E a minha página, como fica?

O Facebook afirmou que a maioria das páginas não serão impactadas pela mudança. Porém, se a sua marca utiliza essa estratégia de marketing digital para atrair clientes, aí sim ela sofrerá uma queda no alcance. Esse é um bom momento para procurar um profissional para ajudar a página da sua empresa a manter as visualizações. Os franqueados Guia-se, por exemplo, são especialistas em gerenciamento de mídias sociais e sabem indicar as melhores ações em cada rede.

Esse tipo de estratégia de marketing digital pode funcionar bem no começo, mas não se sustenta pois gera uma péssima experiência ao usuário. O ideal é apostar em títulos que informem. Eles podem gerar expectativa, desde que o conteúdo “por trás” do link corresponda. Se sua página vai compartilhar algo que não é conteúdo próprio, escolha notícias claras e precisas.

Facebook  também dá adeus aos bloqueadores de anúncios

A rede social também anunciou que os softwares que bloqueiam anúncios não funcionarão em seu site na versão para computadores e notebooks. Eles já não funcionam no aplicativo para smartphones e tablets.  De acordo com o Facebook, as ferramentas de preferências de anúncios também foram atualizadas. Isso vai permitir que os usuários mudem sua experiência de maneira mais simples, até ocultando determinadas marcas.

A ideia é encontrar um meio termo para que os usuários tenham contato com anúncios, mas possam controlar de preferências, e assim não precisem bloqueá-los. Vale lembrar que isso não quer dizer que as pessoas vão ver menos anúncios. A diferença é que serão exibidos os anúncios mais relevantes para cada usuário. Esse é uma dado importante para os social media, como os franqueados Guia-se. A segmentação dos anúncios será muito importante para que eles cheguem aos interessados a partir de agora.






Escrito por: Equipe Guia-se







Facebook vai bloquear caça-clique e aplicativos que restrigem anúncios
5 (100%) 2 votes


Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?