21 nov 2016

Tenha sucesso nas mídias sociais e atinja o seu público-alvo

Mídias Sociais




Tenha sucesso nas mídias sociais e atinja o seu público-alvo
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Estar em uma mídia social é muito mais do que simplesmente postar propagandas de uma marca, é construir uma imagem através do conteúdo, interação e métricas

Marketing digital – Nenhuma empresa quer ser apenas mais uma marca nas mídias sociais. Ter destaque é determinante quando a ideia é impactar pessoas para gerar leads e vendas. A influência das mídias sociais sobre o público-alvo da maioria das empresas é indiscutível, mas cada segmentos merece um cuidado específico. Reconhecer o nicho de mercado em que um marca está inserida ajudará o profissional de marketing digital a definir um planejamento estratégico digital mais certeiro.

Muitas pessoas se perguntam: qual o segredo para ter sucesso com as redes sociais? A resposta é simples: trabalho, conteúdo inédito e de qualidade, interação e publicidade na medida certa.

Identificar e planejar

O primeiro passo para investir em marketing digital nas mídias sociais é identificar em qual rede a sua empresa tem mais chances de obter o sucesso desejado. A ideia é identificar qual a mídia mais utilizada pelo público-alvo. Neste momento não importa qual seja sua rede social preferida, quem definirá isso é o consumidor em potencial. Poucas marcas perceberam que o planejamento é determinante para o sucesso nas mídias sociais. Por isso, se você tiver uma estratégia já estará em vantagem.

Por exemplo: você sabia que mais da metade dos internautas acessa o Facebook diariamente? Sabia que no Facebook há mais mulheres do que homens? Sabia que os jovens dominam redes como Twitter e Instagram? E que oitenta por cento dos usuários do Pinterest são mulheres?

A personalidade e estilo de vida do seu público-alvo irá ajudá-lo a definir quais são as melhores mídias sociais para eles.

DICA EXTRA: Trace um objetivo para a marca nas redes sociais. Por exemplo: criar um relacionamento mais próximo com o público-alvo, gerar mais leads, divulgar a marca, tornar-se referência naquele segmento.

Conteúdo não é tudo, mas é quase tudo

É impossível se destacar nas mídias sociais só replicando conteúdo alheio. Você precisa oferecer algo novo e relevante se quer fazer a diferença nas redes. Lembre-se, o conteúdo precisa atender as dores e desejos do seus público-alvo. Conteúdo de qualidade engaja, é compartilhado nas plataformas e desperta interesse dos futuros clientes.

Você quer saber como fazer um conteúdo de qualidade? Primeiro, ele precisa ser informativo, ou seja, trazer uma informação, uma novidade, algo que vá mudar a vida das pessoas. Ele também precisa ser compartilhável – os virais nascem neste ponto – e relevante para o público-alvo. Por exemplo: não adianta falar de Copa do Mundo, quando o assunto é Olimpíadas. Você vai estar por fora!

DICA EXTRA: Crie um persona. Hoje já existem plataformas que auxiliam o profissional na construção dessa cliente ideal fictício. Dê um nome, uma profissão, características físicas, hábitos e hobbies ao persona. Toda vez que postar algo nas mídias sociais, pense como esse persona irá se sentir. Isso vai ajudar a marca a se aproximar de quem realmente está interessado no seu negócio.

Seja simpático, interaja!

Além de alimentar as mídias sociais com conteúdo de qualidade e periodicidade, você precisa estar atento ao seu público. Responder, comentar e dar atenção a quem lhe deu atenção é a melhor forma de dizer ao usuário: você faz diferença no meu negócio, obrigado! Criar perfis em mídias sociais só por criar não vai ajudá-lo a obter o sucesso esperado. Se a marca não se comunica efetivamente com o seu público, logo será esquecida.

Consumidores e fãs de uma marca postam comentários e esperam reciprocidade nas redes. A equipe de marketing digital de algumas marcas como Microsoft e o Xbox se tornaram exemplos de como utilizar as redes sociais – nos dois casos citados acima, o Twitter – para se relacionar com o público-alvo. Não basta criar uma resposta automática. A certeza de que um ser humano está interagindo com você é a melhor forma de demonstrar como aquele cliente é importante para a marca.

Mensure, analise e mude o que precisar

Acompanhamento e atenção são fundamentais nas mídias sociais. O profissional de marketing digital precisa saber quando o público daquela marca está conectado, quando consome mais conteúdo e quando está propenso à compra – no caso de uma loja virtual.

Ter essas informações ajudará a empresa a se destacar das demais, pois permitirá à marca oferecer conteúdo quando o usuário está disponível para ler ou assistir vídeos, além de oferecer promoções e descontos quando ele realmente está a fim de realizar uma compra. A mensuração de resultados e a análise deles é a melhor forma de saber se o caminho escolhido é o correto ou se está na hora de mudar o rumo.

Há muitas plataformas no mercado que já ajudam o profissional a medir os resultados nas redes sociais – algumas delas gratuitas. Mesmo assim, poucas empresas desenvolvem estratégias de mensuração. Confira algumas métricas que o profissional deve ter:

– Compartilhamentos
– Cliques
– Taxas de conversão
– Tráfego de canais sociais para o site

Esses dados já são capazes de gerar insights poderosos para o sucesso na mídias sociais.

Publicidade inteligente

O tempo em que as pessoas estavam disponíveis para receber anúncios o tempo todo já acabou. Ninguém mais quer que uma promoção ou desconto seja empurrado goela abaixo. O profissional de marketing digital precisa ser mais articuloso para ser sútil e ao mesmo tempo eficiente.

A maioria das mídias sociais oferece opções de patrocínio de postagens. Isso é ótimo para quem quer, por exemplo, acelerar o processo de divulgação de uma empresa ou marca. O mesmo acontece com produtos ou serviços que podem ser oferecido através de um link patrocinado para pessoas que nunca ouviram falar sobre aquele negócio.

Uma dica importante para a publicidade é investir em boas imagens. Afinal, o ditado já diz: uma imagem vale mais do que mil palavras. Ser visual é extremamente importante nas mídias sociais. Uma pesquisa feita em Harvard mostrou que cerca de 70% das atividades no Facebook giram em torno de imagens. Na rede social mais acessada do mundo, 44% dos usuários estão mais suscetíveis a interagir com marcas se estas postarem imagens. Outras mídias como Vine, Pinterest, Tumblr e Instagram são “provas” de que o profissional de  social media precisa estar atento aos vídeos e imagens mais do que nunca.

DICA EXTRA: Use fotos reais. Evite ao máximo os bancos de imagens. Produza imagens autorais. Se não tiver orçamento disponível para contratar um profissional, escolha um bom equipamento e faça fotos bonitas – a internet está cheia de dicas. Outra opções é replicar imagens de seus clientes. Peça a autorização e utilize. A empatia criada por imagens reais vão render um resultado inesperado.






Escrito por: Equipe Guia-se







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