Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais




Uruguaiana

Veja as oportunidades de Marketing Digital em Uruguaiana



Uruguaiana é uma cidade no estado do Rio Grande do Sul. Fundada em 1843, pelo governo farrapo. Seu nome, Uruguaiana, é justamente pelo fato de que a cidade faz divisa com a Argentina e é muito próxima do Paraguai e Uruguai. Inclusive, até meados de 1990, a cidade fazia divisa com o município uruguaio “Bella Unión”, mas o distrito que a ligava com a cidade uruguaio foi emancipado, fazendo com que perdesse o contato com o país próximo.
Essa é a maior cidade do oeste do estado e a terceira maior de todo o estado. Sua importância comercial e econômica chega a patamar internacional, devido à localização quase equidistante de Porto Alegre, Montevidéu, Asunción e Buenos Aires (as três últimas, respectivamente, as capitais do Uruguai, Paraguai e Argentina). Além disso, a produção de arroz na cidade é destaque na Agropecuária Nacional. Todos esses aspectos contribuem para que a região seja cada vez mais valorizada e bem vista por centenas a milhares de empreendedores.
Depois de ter passado por diversas incursões militares, Uruguaiana passou a ser vista como uma peça fundamental no cenário militar da América Latina. A cidade faz parte da rota de cargas e possui uma relevante atividade turística. Hoje em dia, ostenta o título de maior porto seco da América Latina — e chega a ser o terceiro maior do mundo.
A partir de dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a estimativa da população de Uruguaiana era de 125.507 habitantes, apresentando Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,788, o que é considerado um alto nível de crescimento. Tudo isso distribuído em uma extensão territorial de 5.715,782 km². A cidade tem como principais vias a Avenida Presidente Getúlio Vargas, a Rua Sete de Setembro, a Rua Prado Lima, a Rua Santana e a Rua Joel de Lima e Silva, todas no Centro da cidade.
Atualmente, Uruguaiana exibe uma grande quantidade de empresas em atividade. Para dar continuidade ao processo de desenvolvimento local, diversos setores têm se destacado, como o comércio varejista, o comércio alimentício, o transporte de cargas, o transporte rodoviário, o comércio de acessórios para automóveis, a informação, a comunicação, entre outros.


Marketing Digital em Uruguaiana - Ocupação da População


Considerando-se o volume de pessoas economicamente ativas, ou seja, aquelas que estavam trabalhando a partir da faixa etária de 18 anos, 10,72% atuavam no setor agropecuário, 0,13% na indústria extrativa, 4,70% na indústria de transformação, 6,66% no setor de construção, 1,05% nos setores de utilidade pública, 16,86% no comércio e 51,68% no setor de serviços. Impossível não notar a presença marcante de todos os setores primários da economia dentro da cidade — Agropecuária, Indústria e Serviços.


Marketing Digital em Uruguaiana - Principais Atividades


Percebe-se, a partir do quadro acima, que a Agropecuária e a Indústria não são tão influentes quando os serviços. No entanto, apesar de ser um número considerado baixo, a agricultura e a pecuária apresentam total relevância, visto que o município de Uruguaiana é a maior porta de entrada para os turistas do estado, registrando mais de 100.000 turistas chilenos, paraguaios e dos demais países da américa do Sul. Rodeada por uma pampa privilegiada, onde a tendência é desenvolver o turismo rural, e com ampla rede hoteleira, a economia da cidade é bastante sólida e crescente.
O Museu Histórico e Artístico de Uruguaiana é um dos principais pontos turísticos da cidade. O local conta com exposições permanente, temporárias e itinerantes, além das visitas guiadas para quem quiser conhecer o acervo do museu. Agora, para quem gosta de lazer, diversão e gastronomia, o Shopping da Baixada Uruguaiana, situado na Rua Duque de Caxias, no Centro da cidade, é o local ideal.
Segundo os dados do IBGE, a rede de ensino em Uruguaiana é composta por três tipos de classificação, sendo municipais, estaduais e privadas. A rede municipal apresenta 7 creches e 27 escolas, sendo 10 urbanas e 17 rurais, para atender a população da melhor forma possível. Como resultado, são, ao todo, 6.707 alunos e 567 professores.
Por outro lado, a rede estadual traz 33 escolas, 20.457 alunos e 1.064 professores. Enquanto isso, na rede particular, existem 4 escolas, 3.056 alunos e 194 professores, atuando para levar conhecimentos para aquele corpo discente. Além disso, o campus da PUC-RS de Uruguaiana se destaca por oferecer o melhor curso de Zootecnia do Brasil, tornando-se uma referência para aqueles que querem seguir esta profissão.


Marketing Digital em Uruguaiana - Educação


O Índice de Desenvolvimento Humano de Uruguaiana, no interior do Rio Grande do Sul, é de 0,744, em 2010, o que situa esse município na faixa de Desenvolvimento Humano Alto. A dimensão que mais contribui para o IDHM do município é a Longevidade, com índice de 0,863, seguida de Renda, com índice de 0,722, e de Educação, com índice de 0,661.


Marketing Digital em Uruguaiana - IDHM


Em Uruguaiana é possível encontrar excelentes centros educacionais, gastronomia típica da região, comércios, áreas de lazer, centros culturais, igrejas, capelas, redes de supermercados e muito mais. A Guia-se sabe do destaque agropecuário e comercial que a cidade traz ao país e, pensando nisso, proporciona uma unidade nessa região gaúcha, com o intuito de fortalecer o marketing digital em Uruguaiana e no Rio Grande do Sul.


continue lendo



Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital
Fale com um de nossos consultores