Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais




Santa Luzia

Veja as oportunidades de Marketing Digital em Santa Luzia



Fundada em 1692, Santa Luzia é um município do interior do estado de Minas Gerais, situada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cidade está localizada a 18 km da capital mineira, Belo Horizonte, e possui uma área territorial de 235,076 km². Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016 a população estimada da cidade é de 217.610 habitantes, sendo assim a 13ª cidade mais populosa do estado de Minas Gerais e a 134ª cidade mais populosa do país. Entre 2000 e 2010, a população da cidade cresceu a uma taxa anual de 0,94% e apresenta uma taxa de urbanização municipal de 99,72%.

Segundo pesquisas do IBGE de 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Luzia era de 3,16 milhões, o que a classifica como a 244ª cidade mais rica do país e a 24ª do estado de Minas Gerais. Quando dividimos a riqueza da cidade pelo seu número de habitantes, encontramos que a renda per capita do município é de R$ 14.813,24 por habitante. A renda mensal média do município cresceu aproximadamente 97,23% nas últimas duas décadas, passando de R$ 386,67 em 2000 para R$ 557,62 em 2010, demonstrando taxa de crescimento médio anual de 3,64%.


Guia-se Marketing Digital em Santa Luzia - Empresas Ativas


Santa Luzia atualmente endereça 14.461 empresas em atividade, e nos mais diversos ramos, destacando-se os segmentos de reparação de veículos automotores e motocicletas, indústrias de transformação, alojamento e alimentação, construção, atividades administrativas, cargas e transportes, educação, saúde, entre outros. A taxa de atividade da população de 18 anos ou mais, ou seja, o percentual da população economicamente ativa era de 69,12% em 2010, e a taxa de desocupação (que é o percentual da população economicamente ativa a qual estava desocupada ou desempregada) caiu mais de 6,1% nos últimos dez anos.

Guia-se Marketing Digital em Santa Luzia - Ocupação


Dessas pessoas economicamente ativas, que estão trabalhando a partir da faixa etária de 18 anos, 1,42% trabalham no setor agropecuário; 0,31% na indústria extrativa; 11,94% na indústria de transformação; 10,19% no setor de construção; 0,78% nos setores de utilidade pública; 15,40% no comércio; e 51,60% no setor de serviços. Existem três setores primários de economia – Agropecuária, Indústria e Serviços —, e Santa Luzia possui a prestação de serviços como setor mais rentável entre os três, com 51,5% de representatividade na renda municipal, enquanto o setor industrial gera 48,3% da economia, e a agropecuária suscita 0,20% apenas.


Guia-se Marketing Digital em Santa Luzia - Economia


A expansão econômica de Santa Luzia teve início graças ao ciclo do ouro, artigo facilmente achado na região durante os primeiros 100 anos da cidade. Assim que essa fase terminou, a economia municipal voltou-se à agricultura e à pecuária, novas estradas foram feitas ligando a cidade com a capital, com o intuito de desenvolver o crescimento industrial e populacional das cidades vizinhas. E, mais tarde, houve a construção do maior frigorífico da América Latina – o Frimisa. Os dois fatores trouxeram novos investidores e mão de obra qualificada à cidade. Dentro do município há quatro distritos industriais que englobam um número considerável de empresas.
Santa Luzia é um município que com apresenta escolas e universidades as quais priorizam e disponibilizam uma infraestrutura adequada e moderna aos alunos. Segundo dados do IBGE, o município conta com mais de 40 mil matrículas nas escolas de rede pública e privada, de sorte que são distribuídas em 42 escolas com nível pré-escolar, 59 escolas com nível de ensino fundamental e 25 escolas com nível de ensino médio. Há um total de 2.129 docentes, além de educadores, conselheiros, psicólogos e outras profissões que ajudam no bom aprendizado dos alunos.


Guia-se Marketing Digital em Santa Luzia - Escolaridade


Em prol de aumentar a qualidade na educação do município, a prefeitura constantemente busca a implementação de projetos de alfabetização e de inclusão social nas escolas, como o Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Participação Cidadã (PROJOVEM), que procura promover a reintegração de jovens entre 18 e 29 anos ao âmbito escolar. A cidade também possui escolas técnicas e profissionalizantes, e algumas instituições de ensino superior, como o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); a Faculdade Santa Luzia (FACSAL); a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); o Centro Universitário Internacional UNINTER; entre outros.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Santa Luzia é de 0,715 e, segundo pesquisas de 2010 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), isso classifica a cidade como um município de faixa de desenvolvimento humano alto, contando índices de renda, longevidade e educação. Esse índice teve um aumento de 17,60% nos últimos 10 anos, sendo que o apontador que mais cresceu foi o da Longevidade, diretamente conectado à qualidade de vida dos habitantes do município.


Guia-se Marketing Digital em Santa Luzia - IDHM


Com localização privilegiada e propícia para a logística, ficando a menos de 20 km da capital mineira, Santa Luzia constantemente está se desenvolvendo e se mostra aberta às mudanças, criando na cidade um ambiente empreendedor — seja na agricultura, indústria ou serviços.
A Guia-se disponibiliza seus serviços nos vários segmentos de marketing digital para todos os mineiros da região, por meio da sua unidade localizada em Santa Luzia.


continue lendo



Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital
Fale com um de nossos consultores