Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais




Fortaleza

Veja as oportunidades de Marketing Digital em Fortaleza



Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2015, a população de Fortaleza, capital e cidade mais importante do Ceará, era de 2.591.188 habitantes (3.985.297 se contarmos toda sua área metropolitana), colocando-a então como a quinta cidade mais populosa do país. Fortaleza ainda fica classificada como a sexta região metropolitana mais populosa do Brasil, possuindo a terceira maior rede urbana do país.

Fortaleza é uma capital muito rica em cultura, com importantes manifestações religiosas, folclore, música, danças, museus, literatura e gastronomia. A capital teve a primeira academia de letras do país, fundada em 1887 e a cultura folclórica mais importante do país, como o bumba-meu-boi, maracatu e os violeiros e emboladores, ritmo musical comum no nordeste. Na gastronomia típica cearense encontra-se o baião de dois (com carne de sol), frutos do mar, fáceis de encontrar devido à localização da cidade e a tapioca, prato traedicional nordestino.
Além de ser um dos centros financeiros de maior destaque no nordeste e no restante do país, vale destacar que Fortaleza é a nona cidade mais rica do país, tendo em 2013 um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 49,7 bilhões. O IBGE ainda a classifica como a vigésima capital mais abastada do Brasil, com um PIB per capita de R$ 19.848,40 por habitante. A economia em evidência e crescente desenvolvimento refletem no poder de compra da população – o oitavo maior poder de compra do país.


Guia-se Marketing Digital em Fortaleza - PIB


Com o desenvolvimento da área urbana, o setor agropecuário foi ao longo dos anos perdendo sua importância no sentido que, se antes a agricultura era a principal fonte de renda da cidade, hoje ela não exprime tamanha responsabilidade na economia da cidade. Por conta disso vários agricultores locomoveram-se para cidades vizinhas, localizadas na região metropolitana. Mas a Indústria é um setor importantíssimo na cidade, que é dividida em três polos industriais e conta com mais de cem grandes empresas localizadas na capital, que emprega mais de 16 mil colaboradores.


Guia-se Marketing Digital em Fortaleza - Principais Atividades


A Petrobrás, por exemplo, apresenta a sua maior refinaria – a LUBNOR – localizada na cidade. Fortaleza ainda é sede para empresas de diversos setores do conglomerado Grupo Edson Queiroz, M. Dias Branco – maior empresa da América Latina no segmento de massas, Ypióca, Café Santa Clara, Indaiá, INACE – uma das maiores fabricantes de iates do luxo, Solar – uma das dez maiores fabricantes de Coca-Cola do mundo, entra outras. Dentre as inúmeras empresas que começaram suas atividades em Fortaleza, destacam-se o Grupo Jereissati – dono da rede de shoppings Iguatemi e acionista da Oi Telecomunicações e o Grupo Severiano Ribeiro, maior rede cinemas brasileira.
O maior captador da economia de Fortaleza é o ramo de serviços e comércio. A cidade possui dois dos dez maiores shopping centers do país, o RioMar Shopping (com 385 lojas, 10 salas de cinema, teatro para quase 1000 pessoas, academia de ginástica e parque de diversões) e o Iguatemi Fortaleza, além de outros doze centros comerciais, além das diversas lojas localizadas no centro da cidade. Atualmente a capital conta com mais de 230 mil empresas ativas, em diversos segmentos de mercado, representando 1,4% do número total de empresas brasileiras.


Guia-se Marketing Digital em Fortaleza - Empresas Ativas


Outro fator de suma importância na econômica da capital cearense é o turismo. Segundo estudos do Ministério do Turismo, Fortaleza é o segundo destino turístico mais desejado do país (ficando atrás somente de Fernando de Noronha) e a quarta cidade que mais recebe turistas brasileiros – total de 2,1% de todos os turistas brasileiros. Os destinos mais procurados são, em primeiro lugar, São Paulo (5,5%), Rio de Janeiro (3,6%) e Salvador (2,2%). De acordo com o mesmo estudo, mais de 10% dos brasileiros revelaram que desejam visitar Fortaleza como turistas e sites com grandes números de visitação, como o TripAdvisor, apontam a capital como um dos destinos mais visados pela população.
Além de incentivar o movimento do dinheiro local com novos visitantes, o turismo ajuda a fortalecer a indústria hoteleira e as opções de lazer e entretenimento. Fortaleza é conhecida pelos diversos parques e atividades que dispõe. O Beach Park, que começou na capital com uma barraquinha na praia Porto de Dunas, hoje é considerado o maior parque aquático da América Latina e recebe cerca de 1,3 milhões de visitantes todos os anos e conta com quatro hotéis, restaurantes e mais de 30 km² de extensão de parque.
A capital ainda está se desenvolvendo em relação ao turismo de negócios e eventos, com opulentos centros para hospedar feiras, congressos, conferências, encontros nacionais e internacionais, como o Centro de Convenções de Fortaleza e o Centro de Eventos do Ceará, segundo maior do Brasil e da América Latina, inaugurado em 2012, em um evento para 200 mil pessoas. Além de turismo para lazer e eventos, a cidade tem uma famosa agenda de festas, como o carnaval, micaretas, festas junina, festivais de música, entre outras opções.


Guia-se Marketing Digital em Fortaleza - Estabelecimentos


Segundo o IBGE, Fortaleza conta com 531 estabelecimentos de saúde, entre hospitais, prontos-socorros e outros – 426 desses estabelecimentos de caráter privado e 105 deles de caráter público (5 federais, 18 estaduais e 82 municipais). Alguns hospitais de destaque no município são a Santa Casa de Misericórdia, o Instituto Doutor José Frota, o Hospital Geral de Fortaleza, o Hospital Regional Unimed de Fortaleza, o Hospital Antônio Prudente, o Hospital Monte Klinikum e o Hospital São Mateus. A capital possui diversos cursos de medicina que também dão suporte através de seus hospitais universitários, sendo o mais importante e tradicional o da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
Cerca de 54 instituições de ensino superior estão localizadas em Fortaleza. Entre as mais reconhecidas e bem classificadas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), estão a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará e a Universidade de Fortaleza.
Fortaleza é uma capital que merece destaque, repleta de cultura e manifestações tradicionais do Ceará, com uma economia que cresce anualmente devido as grandes empresas que ali se instalaram e ao turismo, que encanta milhões de visitantes todos os anos.
A Guia-se Marketing Digital conta com duas unidades em Fortaleza para assessorar e atender bem os empreendedores que desejam fazer negócios digitais no Ceará.


continue lendo



Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?


Please leave this field empty.