Centro/Sul

Felipe Bernardi

Mais informações


Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais




Belo Horizonte

Veja as oportunidades de Marketing Digital em Belo Horizonte



Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, localizada na região sudeste do Brasil, com cerca de 1.433.000 habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisas de 2010.

Em 2010, Belo Horizonte gerou 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, e em 2013 tinha o quarto maior PIB entre os municípios brasileiros, sendo responsável por 1,53% do total das riquezas produzidas no Brasil. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é a classificação da revista América Economia, na qual, já em 2009, Belo Horizonte aparecia como uma das dez melhores cidades para fazer negócios da América Latina, ocupando a segunda posição no Brasil, e à frente de cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.


Guia-se - Marketing Digital em Belo Horizonte - PIB


Belo Horizonte é a quarta cidade mais rica do Brasil hoje em dia, com 1,54% do PIB nacional, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Segundo pesquisas, em fevereiro de 2014, a capital possuía 350.156 empresas abertas, das quais 332.619 são matrizes e 17.537 são filiais, configurando o terceiro município com maior número de empresas em atividade no país. Sua região metropolitana teve o um PIB calculado em R$ 188,54 bilhões em 2013, o que corresponde a 38,7% de todo o PIB mineiro. Segundo dados do IBGE, a rede urbana de influência exercida pela cidade no resto do país abrange 9,1% da população e 7,5% do PIB brasileiro.
Sua região metropolitana possui um PIB de aproximadamente R$ 74,16 bilhões, o que corresponde a 34,5% de todo o PIB mineiro em 2006. Ainda segundo o IBGE, a rede urbana de influência exercida pela cidade no resto do país abrange 9,1% da população e 7,5% do PIB brasileiro. A influência é percebida em 698 cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e de Minas Gerais. A Região Metropolitana de Belo Horizonte possui o quinto maior parque produtivo da América do Sul, com destaque para a indústria automobilística e de autopeças, siderurgia, eletrônica e construção civil.
Um dos maiores centros financeiros do Brasil, Belo Horizonte é caracterizada pela predominância do setor terciário em sua economia. Mais de 80% da economia do município se concentra nos serviços, com destaque para o comércio, serviços financeiros, atividades imobiliárias e administração pública.
O município está entre os sete municípios com a melhor infraestrutura do país. Posicionado em um eixo logístico do Brasil e servido por uma malha viária e ferroviária que o conecta aos principais centros e portos do país. A cidade recebe voos nacionais e internacionais através do Aeroporto de Confins e voos nacionais e regionais através do Aeroporto da Pampulha.
Com um diversificado setor de comércio e da prestação de serviços, contando ainda com uma desenvolvida rede de hotéis, restaurantes e agências bancárias, Belo Horizonte é um dos principais polos de turismo de negócios do país, de sorte a sediar importantes eventos nacionais e internacionais. É também o portão de entrada para cidades históricas mineiras — como Ouro Preto, Mariana, Sabará, Caeté, Santa Luzia, Congonhas, Diamantina, São João del-Rei e Tiradentes.



Polo de atração de investimentos industriais no passado, a cidade assumiu novas vocações e se define perfil de centro propício às atividades de prestação de serviços. A predominância do setor de serviços no município, perceptível nas estatísticas mais recentes, é um processo característico do próprio desenvolvimento da economia da cidade ao longo do século XX, em contraponto à concentração industrial nos municípios do entorno, que formam o Eixo Industrial da Região Metropolitana (Betim e Contagem).

A região Centro-Sul de Belo Horizonte, seguida pela região Noroeste, concentra o segmento dinâmico do setor de serviços, ou seja, aquelas atividades auxiliares do setor industrial que envolvem os serviços profissionais e de negócios, setor financeiro e de seguros, serviços imobiliários e de leasing, de engenharia, design, científicos, além das atividades de locação e de transportes. As atividades mais tradicionais do setor terciário estão distribuídas de forma mais homogênea entre as outras regiões do município.
O município é reconhecido por abrigar instituições de excelência técnica e conhecimento científico, e recebe permanentemente recursos públicos e privados que o credencia como polo de grande diversificação econômica. Destacam-se os setores de informática e biotecnologia, que asseguram expansão, com a integração com instituições produtoras de conhecimento, entre universidades e institutos de pesquisa, e por meio das incubadoras tecnológicas, como a Fumsoft e Biominas, apoiadas pela Prefeitura de Belo Horizonte.


Guia-se - Marketing Digital em Belo Horizonte - Atividade Econômica


Recentemente, o município tem se destacado por sua capacidade de desenvolver duas modalidades de turismo: o turismo de eventos e o turismo cultural. Essa delineação do desenvolvimento do setor terciário da economia com o incremento do setor turístico integra a política de estímulo desse setor, que ganha reforços também no sucesso que a cidade vem experimentando na área artística-cultural.

A cidade tem realizado congressos, convenções, feiras, eventos técnico-científicos e exposições, causando uma grande movimentação na economia, aumentando os níveis de ocupação da rede hoteleira e do consumo dos serviços de bares, restaurantes e transportes. A cidade já foi sede de importantes eventos internacionais, como a 47ª Reunião Anual do BID, a Ecolatina, o Encontro das Américas e o Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

Desde a sua construção, Belo Horizonte foi caminho e ponto de tropeiros e vendedores. No início do século XX, a cidade se destacou como centro de comércio de gado e de redistribuição de mercadorias, beneficiada pela localização estratégica como passagem dos caminhos do comércio viajante e pelo posicionamento equidistante dos grandes polos consumidores do país e principais capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O diferencial de posicionamento permite que diversos tipos de eventos sejam captados para a capital mineira.


Guia-se - Marketing Digital em Belo Horizonte - Faturamento


Outro fator importante deve-se à presença de um setor de serviços bastante significativo e com infraestrutura capaz de atender aos seus habitantes e visitantes. Tal fator é fundamental para o desenvolvimento do turismo, principalmente do turismo de negócios e eventos, que exige excelência na qualidade dos serviços ofertados e uma infraestrutura sofisticada. A rede hoteleira tem observado um crescimento considerável. No ano de 2003, ainda em meio a uma crise, a ocupação média dos hotéis obteve índices de 40%. Como exemplo, o parque hoteleiro apresentou crescimento de 40,15% no número total de unidades habitacionais entre 1998 e 2005, e um incremento no número de apart-hotéis. Operam em Belo Horizonte cerca de 150 estabelecimentos, incluindo grandes redes internacionais, como o Grupo Accor.

Segundo dados do Sebrae, em 1999 havia 61 espaços específicos para eventos em Belo Horizonte, nos quais foram realizados aproximadamente 2.500 eventos, gerando cerca de R$ 276 mil de recursos e 21 mil empregos diretos e indiretos. Em 2007, uma pesquisa direta junto ao setor turístico, realizada pelo Convention Bureau, indicou a existência de aproximadamente 150 espaços de eventos na cidade, com condições de atender, ao mesmo tempo, 50 mil participantes, ou seja, um crescimento no número de espaços voltados para eventos de 150% em sete anos. Grande parte desses espaços de eventos é de pequeno e médio porte. Mesmo com essa diversidade de locais para a realização de eventos, a cidade é carente de espaços para a consumação de acontecimentos de grande porte, sendo o Expominas o único e dileto representante. O governo estadual recentemente ampliou e modernizou o local, que ganhou dois novos pavilhões, além da implantação de infraestrutura complementar para expositores e visitantes.

Guia-se - Marketing Digital em Belo Horizonte - Empresas Ativas

continue lendo



Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?


Please leave this field empty.