Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais




Bauru

Veja as oportunidades de Marketing Digital em Bauru



Fundado em 1896, Bauru é um município do interior do estado de São Paulo, localizado a 326 km da capital paulista, e o município mais populoso da região Centro-Oeste do estado. Bauru tem área territorial de 673.488 km². Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015 a cidade tinha uma população estimada de 366.992 habitantes, sendo assim a 18ª cidade mais populosa do estado e 65ª cidade mais populosa do país. Entre 2000 e 2010, a população da cidade cresceu a uma taxa anual de 0,85% (para comparação, a taxa anual do Brasil foi de 1,17%).
O Produto Interno Bruto (PIB) de Bauru é de R$ 10,49 bilhões, o que a classifica como a 71ª cidade mais rica do país e a 21ª do estado de São Paulo. Quando dividimos a riqueza da cidade pelo seu número de habitantes, encontramos renda per capita municipal de R$ 18.906,42 por habitante. A renda per capita média do município cresceu 57,3% nas recentes décadas, de sorte que passou de R$ 987,70 em 2000 para R$ 1.163,86 em 2010, demonstrando uma taxa de crescimento médio anual de 2,41%.


Guia-se Marketing Digital em Bauru - Empresas Ativas


Atualmente, Bauru traz mais de 44 mil empresas em atividade, e presença nos diversos ramos, destacando-se o comércio varejista de vestuário, o comércio de alimentos (de restaurantes e lanchonetes a casas de chás, cafés, sucos e similares), transporte de cargas, minimercados, cabeleireiros, comércio de peças e acessórios para automóveis, informática, entre outros. A taxa de atividade da população de 18 anos ou mais, ou seja, o percentual da população ativa economicamente, era de 69% em 2010; e, ao mesmo tempo, a taxa de desocupação (ou seja, o percentual da população economicamente ativa que estava desocupada ou desempregada) caiu mais de 8% nos últimos dez anos.


Guia-se Marketing Digital em Bauru - Ocupação da População


Dessas pessoas economicamente ativas, que estão trabalhando a partir da faixa etária de 18 anos, vale dizer que 1,40% trabalham no setor agropecuário; 0,14% na indústria extrativa; 12,17% na indústria de transformação; 7,56% no setor de construção; 1,29% nos setores de utilidade pública; 18,59% no comércio; e 53,81% no setor de serviços. Dos chamados três setores primários de economia, agropecuária, indústria e serviços, o último é o setor que mais gera renda ao município. O comércio se concentra no Centro da cidade ou nos shoppings que encontram-se espalhados pela área, como o Shopping Bauru. A indústria paulista é destaque pela grande base tecnológica e por um mercado com mão de obra qualificada, com mercado aberto para novos negócios e investimentos. Bauru é, desse modo, considerada como a capital logística – tem localização privilegiada, com alternativas de transporte, rodovias e ferrovias – e educacional de São Paulo, com elevados parâmetros socioeconômicos.


Guia-se Marketing Digital em Bauru - Principais Atividades


Apesar de ter um número baixo comparado a indústrias e serviços, a agricultura e a pecuária foram muito importantes no último ano para o município, segundo os dados levantados pela Fundação Seade, que mostraram que os 39 municípios que fazem parte da denominada Região Administrativa de Bauru tiveram uma alta de 2,7% em seus PIBs, nesse primeiro trimestre de 2016 – comparando ao último trimestre de 2015. De acordo com o Sindicato Rural de Bauru, esse índice de crescimento foi puxado principalmente pelo eucalipto, espécie que começou a ser plantada na região há cerca de 4 ou 5 anos. Segundo o presidente do sindicato, Maurício Guimarães, o preço da carne bovina também subiu e ajudou a aumentar a produtividade e rentabilidade do setor agropecuário, setor que o município tem ampliado em boa quantidade. Ele ainda prevê que outras culturas de grãos deverão ganhar espaço nos próximos anos, como o plantio de soja.
O aeroporto de Bauru já é considerado o maior receptor de cargas do estado de São Paulo, o que gerou a elaboração de projetos para a criação, juntamente com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), de uma zona de processamento de exportações.
A cidade, especialmente se for comparada a outros municípios do estado, investe pesado em programas de gestão e capacitação de seus habitantes. A mão de obra bauruense apresenta ótimos níveis de qualificação, em parte graças ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que com seus cursos já qualificou vários profissionais da cidade. Segundo dados do IBGE, o município conta com mais de 66 mil matrículas nas escolas de rede pública e particular da cidade. Os mesmos referenciais ainda são importantes para evidenciar o desenvolvimento educacional da cidade entre a população: o índice de alfabetização em pessoas com 15 anos ou mais é de 99,2%; e a proporção de crianças de 5 e 6 anos na escola é de 95,7%. A cidade também possui escolas técnicas e profissionalizantes, como o SENAI, o Serviço Social da Indústria (SESI), o Colégio Técnico Industrial (CTI) e a Escola Técnica Estadual Rodrigues de Abreu (ETEC); três universidades públicas – uma unidade da Universidade de São Paulo (USP), uma unidade da Universidade Estadual Paulista (UNESP), que tem o mais amplo campus no município, e a Faculdade de Tecnologia de Bauru (FATEC). Conta com várias universidades de caráter privado, como um campus da Universidade Paulista (UNIP), a Instituição Toledo de Ensino (ITE), a Universidade Sagrado Coração (USC) e as Faculdades Integradas de Bauru (FIB).


Guia-se Marketing Digital em Bauru - Educação


Há destaque nos setores de serviços, agropecuária e indústria – afinal, o município conta com três distritos industriais, com mais de 130 empresas instaladas e principais responsáveis pela urbanização e crescimento da cidade, gerando renda para mais de 20 mil trabalhadores. Bauru é um município que mostra estar bastante propício ao crescimento e aberto a receber grandes investimentos, seja por sua mão de obra qualificada ou por sua localização estratégica para o estado de São Paulo e para o restante do país.
A Guia-Se proporciona também seus serviços em marketing digital em sua unidade em Bauru.


continue lendo



Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital
Fale com um de nossos consultores