19 fev 2015

Marketing de conteúdo: 6 dicas de sucesso

Planejamento Estratégico




Marketing de conteúdo: 6 dicas de sucesso
Dê uma nota!




guiase-marketing-de-conteudo

Especialista Rafael Rez de Oliveira revela estratégicas de marketing de conteúdo

Ter uma estratégia de marketing de conteúdo é mais do que elaborar postagens e sair publicando em redes sociais. Este tipo de divulgação requer planejamento e definição de objetivos. É o que ensina o especialista Rafael Rez de Oliveira, do site Marketing de Conteúdo e fundador da Web Estratégica. Rez participou em outubro de 2014 da Convenção de Franqueados da Guia-se Negócios pela Internet.

Confira as seis dicas do especialista para ter sucesso com marketing de conteúdo:

1 – Ter uma estratégia documentada:

É preciso definir personas, onde você pretende chegar com o planejamento e quais métricas terão que ser usadas para definir se o conteúdo está funcionando ou não. Todos esses fatores geraram uma documentação, uma estratégia que será aplicada todos os dias.

2 – Ter alguém comandando a estratégia de conteúdo:

É preciso ter alguém executando o conteúdo de fato. É preciso alguém que esteja preocupado com suas estratégias, para fazer com que o conteúdo chegue até as pessoas, para que elas assinem o conteúdo. Também é preciso definir qual conteúdo deve ser publicado. Depois, como se relacionar com o público, operar métricas, gerar resultados, interagir com equipe de vendas e converter os potenciais clientes (leads) em clientes de fato da empresa.

3 – Publicar consistentemente conteúdo de qualidade:

Não adianta desenvolver um post aqui, outro ali se você não tiver um objetivo a ser cumprido. Sem objetivo, você está só publicando conteúdo grátis, o que nunca ajudou ninguém a vender mais.

4 – Mapear conteúdo para a jornada do consumidor:

Na década de 90, quando o Google tornou-se onipresente, mudou a forma como o consumidor compra bens e serviços. Atualmente, as pessoas pesquisam informações na internet, querem saber se o produto realmente é bom, se o suporte vai funcionar, como a marca vai te atender. Todo mundo pede informações para amigos em redes sociais ou busca informações no Google.  Por isso, é preciso entender a “jornada do consumidor”, que é todo o processo que leva entre descobrir alguma coisa, pesquisar, avaliar as informações até decidir onde vai comprar. Este é o funil de vendas. Para que tenha conteúdo eficiente, tem que publicar conteúdo para cada uma das fases da jornada. Existem processo e métodos para utilizar e facilitar o desenvolvimento de conteúdo e conversar com a audiência de igual para igual, para que ela decida pela sua empresa na hora do compra e não pelos concorrentes.

5 – Disseminar conteúdo:

Para isso, existem três canais: primeiro os canais proprietários (site e lista de e-mails), pois você determina o que chega ao consumidor. Em segundo, existem os canais ganhos, que são aqueles que trazem audiência organicamente no Google ou nas redes sociais – as pessoas curtem, comentam, mas esses canais não são seus. Há ainda os canais pagos, em que você faz anúncios no Facebook, no Google para que mais pessoas vejam o seu conteúdo.

6 – Mensurar o retorno de investimentos sobre o marketing de conteúdo:

É preciso usar ferramentas de automação de marketing para medir os resultados da estratégia de marketing de conteúdo. Se você usar só o Google Analytics, não conseguirá medir de onde vieram as visitas, quantas vezes o cliente visitou a sua página e quando ele comprou. Esses dados são fundamentais para mostrar o retorno sobre o investimento em marketing de conteúdo para o cliente.

 

 






Escrito por: Equipe Guia-se







Marketing de conteúdo: 6 dicas de sucesso
Dê uma nota!


Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?