31 jan 2018

Por que o Instagram é indispensável no marketing da minha loja virtual?

Loja Virtual








Rede social com 800 milhões de usuários ativos no mundo é fundamental para o sucesso de seu negócio

Com certeza você já ouviu falar no Instagram. Provavelmente deve até possuir um perfil em que diariamente costuma compartilhar fotos e vídeos de sua rotina. Mas o que talvez ainda não tenha noção é que esta ferramenta poderosa pode ser utilizada também para divulgar sua loja virtual ou qualquer outro tipo de negócio. É isso mesmo: o Instagram é muito mais do que simplesmente postar vídeos e fotos do seu cotidiano. Ele engaja pessoas, identifica consumidores, divulga produtos e serviços, traz conversões e o principal:  ajuda a aumentar suas vendas. O que está esperando para criar agora mesmo o perfil de sua empresa?

Saiba que há motivos de sobra para sua loja virtual estar nesta que é a segunda rede social mais utilizada pelos brasileiros. Atualmente, são 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões diariamente no mundo. Em número de seguidores, está atrás apenas do Faceboook que, coincidentemente, é detentor do Instagram. Ser visto por milhares de pessoas é a realidade perfeita para sua loja virtual vender mais. É por isso que o Instagram é visto atualmente como o cenário ideal para alcançar mais visibilidade aos seus produtos e serviços.

Como me tornar um entre os milhões de usuários

Ter um perfil para você ou para sua loja virtual é super fácil. O primeiro passo é baixar o aplicativo no celular. O acesso à rede social deve ser feito com base no seu perfil do Facebook. Ao escolher um nome de usuário, busque por algo simples e de fácil entendimento, principalmente para seu público. A foto do perfil pode ser a imagem que as pessoas terão sobre seu negócio. No caso de empresas, para não correr riscos desnecessários, o ideal é usar o logo e seguir sua identidade visual. Capriche na beleza da imagem: utilize fotos com boa qualidade e com tamanho de 110 x 110 pixels.

O segundo passo é acessar as configurações e alternar o perfil para perfil comercial na seção “conta”. Dessa forma, você poderá vincular sua página no Facebook ao perfil comercial. Se você já tem um perfil no Instagram, deve apenas alterar para o perfil comercial, não é preciso começar todo o processo desde o início. O Instagram é um aplicativo destinado para tablets e smartphones (iOS, Android e Windows), mas pode ser utilizado também no seu computador. Entretanto, basta acessá-lo no PC para notar uma versão diferente e com algumas limitações. Fazer foto, por exemplo, nem pensar. 

Rede social também pode ser utilizada no computador, porém com algumas restrições

Um perfil feito para o tamanho de sua loja virtual

Tenha mais visibilidade com seu site de vendas apostando no Instagram para negócios. Se o objetivo é ter mais engajamento e aumentar as conversões, que tal abrir um perfil específico para sua empresa? Isso mesmo, desde 2016 a rede social passou a permitir que “contas” específicas para empresas fossem criadas. Nelas, é possível incluir contatos de sua loja virtual ou qualquer outro negócio. Você pode optar por adicionar o e-mail de sua empresa, os telefones, bem como o endereço, caso possua um espaço físico.

Mas talvez a função mais importante para o marketing digital de sua empresa seja a seção “Insights”. Com ela, é possível identificar informações e gráficos sobre a audiência de suas publicações. Também pode ser localizado o número de contas exclusivas que visualizaram sua postagem e total de seguidores que clicaram no link do site. O sistema permite ainda reconhecer os horários com mais acessos à rede social e qual foi a interação das pessoas com o conteúdo. No perfil para empresas, você pode também fazer um post patrocinado para alcançar mais seguidores. E que tal ter na “palma da mão” gênero, idade e a localização de seus seguidores?

Como postar conteúdos no perfil da minha empresa

Agora chegou um dos momentos mais esperados: postar fotos e vídeos de sua loja virtual ou de qualquer tipo de negócio que possua. Mas, calma, é mais simples do que você imagina. Primeiro abra o aplicativo no celular, clique no ícone câmera fotográfica. Nela, você escolhe entre fazer uma nova foto ou inserir uma imagem já pronta e existente na galeria. Também é possível fazer vídeos. Basta segurar pressionado o mesmo botão que “bate” foto, pelo tempo que julgar necessário. Você pode ainda fazer edições, bem como adicionar filtros, realizar correções na iluminação, acrescentar legenda e compartilhar a postagem também no Facebook.

Outro passo passo importante, fundamental para a fácil localização de seu post e ainda ter sua marca reconhecida, é o uso das hashtags. Elas são de suma importância para que seu post viralize e alcance o maior número de usuários. O simbolo das hashtags (#) transforma-se em um hiperlink na internet, deixando-o indexável pelos mecanismos de busca. O uso dessas palavras-chave possibilita que as postagens alcancem não apenas seus seguidores, mas todos que se interessam pelo assunto. Para ter sucesso com seus posts e retorno para sua marca, evite hashtags muito grandes, populares demais ou representadas por apenas uma palavra. É bom ficar atento ainda com a ortografia, acentos e pontuação. E lembre-se: cries hashtags de acordo com a proposta de seu negócio.

No Instagram Stories é possível fazer vídeos e fotos de serviços e produtos comercializados no seu negócio

As novidades e sucesso do Instagram Stories

Desde que foi comprado pelo Facebook, o Instagram não mede esforços para inovar. Uma das mudanças mais comentadas e utilizadas pelos usuários é o Instagram Stories (ou Histórias do Instagram). A nova ferramenta permite que os usuários criem fotos e vídeos curtos, que posteriormente desaparecem após 24 horas da publicações. Excelente oportunidade para fazer, por exemplo, pequenos vídeos dos produtos disponíveis em sua loja virtual.  Para fazer as imagens, basta clicar no ícone “+” localizado no canto esquerdo da tela. Mantenha o botão de obturador digital pressionado para gravar vídeo ou faça fotos apenas tocando no mesmo botão. Você pode ainda dar um toque especial, adicionando a sua história desenhos, emojis, caixas de texto e stickers.

E as mudanças no aplicativo são inúmeras. Recentemente, o Instagram anunciou que vai permitir que as postagens sejam agendadas. Antes, esta função era realizada por meio de métodos não oficiais. A novidade está disponível, por enquanto, para perfis de empresas. Outras mudanças foram anunciadas, como ferramentas para gerenciar a presença orgânica das marcas na rede; bem como a visualização de publicações nas quais a página foi mencionada ou visitação a outras páginas de empresas.






Escrito por: Equipe Guia-se









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