19 mar 2018

Sua loja virtual utiliza estratégias de marketing digital para vender?

Planejamento Estratégico








Não basta sua loja virtual estar na internet, é preciso estratégias bem definidas para que seu negócio seja realmente visto

O e-commerce é um dos setores que mais cresce no Brasil, reflexo do fascínio da população pela internet. Em média os brasileiros passam até 3h43 conectados, estando atrás apenas dos filipinos em acessos à internet. São horas em busca de entretenimento, informação e por compras em loja virtual. Nunca na história do setor o cenário foi tão positivo para quem possui loja virtual ou qualquer negócio na internet. Crescer 12% e faturar R$ 59,9 bilhões em faturamento não é para qualquer setor. Principalmente num país que ainda busca soluções diante de uma crise econômica. Mas esse o foi crescimento das vendas online no comparativo de 2017 com 2016, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

A expectativa para os próximos anos é ainda mais promissora para quem atua com loja virtual ou site de vendas. A mesma ABComm estima que, para este ano, as vendas onlines devem crescer até 15% a mais que 2017. Em valores, significa faturamento de R$ 69 bilhões. Mas para que seu negócio siga os mesmos passos do setor, é preciso ir além do que apenas “estar na internet”.

Lembre-se que no começo você é apenas um entre tantos no mundo virtual. Por isso, é preciso definir quais estratégias de marketing digital serão mais eficientes para seu negócio deslanchar de vez. Seja para melhorar o relacionamento com o cliente, aumentar o tráfego para seu site, ou então elevar as taxas de conversão de sua loja virtual. Para cada objetivo há um técnica específica de marketing digital. Veja abaixo quais estratégias se encaixam melhor ao perfil de sua empresa e comece a faturar já em 2018.

1 – Inbound marketing: uma estratégia inovadora

O Inbound Marketing é uma ferramenta inovadora, que pode revolucionar o marketing digital de sua loja virtual. A ideia é produzir conteúdos de interesse de determinado público-alvo e não simplesmente empurrar o produto para o cliente, sem ao menos conceder algo em troca. O foco é compreender o comportamento do consumidor, criando-se uma relação de confiança e consequentemente de fidelidade com o cliente.

2 – Mais informação ao cliente com Marketing de Conteúdo

Ao acessar o site de sua loja virtual, o consumidor online busca não apenas por preços, mas também por conteúdo. É aí que entra o Marketing de Conteúdo. Considerada uma estratégia de eficiência além do esperado, tem por objetivo proporcionar conhecimento aos clientes. É criar conteúdo relevante ao consumidor, seja com informações sobre produtos, serviços e/ou comportamento do mercado. Esse tipo de estratégia é utilizado por 71% das empresas, segundo pesquisa da Content Trends 2017. Outras 68,9% dizem que logo passarão a usar. E a sua loja virtual, já utiliza?

Conteúdo produzido com técnicas de SEO permite que sua marca se destaque nos sites de busca

3 – Seu site de vendas aparece em qual posição nas buscas?

O site de sua loja virtual aparece na terceira ou quarta página dos sites busca? Se a resposta for sim, saiba que poucas pessoas estão vendo sua marca na internet. Para não correr esse risco, que pode ocasionar até mesmo em prejuízo financeiro, é bom apostar em técnicas de SEO (Search Engine Optimization). A ideia é otimizar seu site para que seja encontrado com mais facilidade nas buscas pela internet, se possível logo na primeira página. Mas, para isso, é preciso identificar quais as palavras-chaves de maior interesse dos clientes em potencial e adicioná-las o máximo possível nos textos e demais conteúdos produzidos em seu site.

4 – Sua loja virtual está nas Redes Sociais?

A maioria aqui sabe do poder comunicação e alcance que as redes sociais possuem. Atualmente, segundo o Social Media Trends 2017, 92,1% das empresas possuem páginas e fazem negócios nas mídias sociais para mais de 100 milhões de pessoas, somente no Brasil. Nas redes sociais, a empresa tem informações privilegiadas sobre seu cliente. Tais como o seu perfil, que horas costuma estar conetado, quais são seus interesses e muitas outras. Dessa forma, fica bem mais fácil atender às necessidades do consumidor, não é mesmo? O que falta para criar a fanpage de sua empresa?

5 – Aumente suas conversões com Links Patrocinados

Se o objetivo é aumentar suas conversões, entenda que os links patrocinados são essenciais para o marketing digital de seu negócio. Com baixíssimo investimento financeiro, é possível que sua marca, serviço ou produto apareçam  com destaque tanto nas buscas do Google quanto nos anúncios em redes sociais. A ferramenta permite ainda anunciar em redes de display em sites e blogs da plataforma do Google, como Gmail e Yahoo, por exemplo.

6 – Crie novos leads e engaje seus clientes

Muitos podem dizer que e-mail é coisa do passado, mas no marketing digital não é! O e-mail marketing, por exemplo, é ideal para criar novos leads e engajar seus clientes. Ao produzir um conteúdo personalizado, é possível enviá-lo para um grupo de pessoas que realmente se mostraram interessadas e permitiram recebê-lo. As campanhas de e-mail marketing permitem ainda um feedback para seu negócio na internet. É possível saber informações como, por exemplo, quantas pessoas receberam seu e-mail e quantas realmente leram o conteúdo. Conquiste agora mesmo um imensa lista de e-mails com uma página de captura em seu site de vendas.

7 – Sua marca em Mídias Display

Diferente dos realizados no Google, os anúncios de display costumam ser encontrados em sites que possuem relação com o produtos/serviços ofertados. Um dos diferenciais dessa ferramenta é que seus links vão além de intenção de buscas ou compras. Seja pelo Google AdWords ou em outra plataforma, é possível contratar os links patrocinados na rede de display pelo custo por clique ou então por custo de aquisição.

8 – Ser autoridade no assunto faz toda a diferença

Ter credibilidade frente aos usuários é uma excelente estratégia de marketing digital e a oportunidade única de fazer com que seu negócio torne-se “autoridade” no assunto. Para isso, uma das ações utilizadas para divulgação é o Guest Post. A ferramenta nada mais é que convidar profissionais, especialistas em determinado assunto, para “falar” diretamente com o público. De que forma? Produzindo artigos para seu site ou blog.

9 – Crie conteúdo publicitário sem ser ignorado

A Native Advertising (anúncios nativos) é uma estratégia ideal para o início de plano de marketing digital. Ela permite que sua postagem em sites e redes sociais, mesmo sendo publicitária, se misture entre os demais conteúdos orgânicos. Dessa forma, tende a deixar de ser ser ignorada pelos internautas, já que a maioria não costuma clicar em links patrocinados e banners. Essa pode ser a estratégia que sua loja virtual esperava para se comunicar com os cliente, oferecendo conteúdo de qualidade, sem ser invasivo.

10 –  Remarkting pode aumentar suas chances de venda

Por fim, gere resultados com seu site com ações de remarketing. A ferramenta de Google AdWords marca e identifica os internautas que acessaram sua loja virtual. A partir daí, passa a exibir anúncios com mais frequência na rede de display do Google acessada pelo usuário. Em outras plataformas, a ação de marketing digital também pode ser localizada como Retargeting.  Ambas são bastante utilizadas no comércio eletrônico pois quanto mais vezes o produto aparecer na tela para consumidor, mais aguçará sua vontade de compra.






Escrito por: Equipe Guia-se









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